sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O Ambiente Religioso

O judaísmo era a religião dos judeus, e eles alicerçavam sua fé nos escritos da Lei Moisaica e dos profetas.
O credo fundamental do povo de Deus no Antigo Testamento  era Dt 6.4" Ouve Israel, o Senhor,nosso Deus  é o único Senhor", na verdade era uma fé exclusiva.
Não havia  lugar para assimilações ou alianças com outras religiões.Havia  uma situação,quando os judeus se desviavam do seu credo sofriam as consequências  por sua rebeldia,porém, quando se arrependiam,o Senhor  livrava-os dos seus opressores.
Enquanto cultuavam Deus como Senhor e Rei,gozavam dos seus cuidados e benefícios.O judaísmo,com os seus ritos,cerimônias,sacrifícios e holocaustos,ainda predominavam quando Jesus chegou ao mundo, constando como a religião nacional dos judeus.
O ambiente religioso dos judeus foi estabelecido nas Sinagogas, que  surgiram no cativeiro babilônico e estavam presente nos dias de Jesus.
O templo estava em plena atividade nos dias de Jesus,as Sinagogas eram o centro de culto a Deus e educação religiosa,as reuniões eram aos sábados.
No período da semana(fora  ao sábado),o local era usado para fins administrativos sociais,  como processo da Lei, cultos funerais ou para educação de jovens judeus.
Os escribas,eram  copistas e interpretes da Lei Moisaica,os rabinos,eram os mestres,esses dois(escribas e rabinos), foram se tornando pessoas de destaque  quanto à religião  prática dos judeus.
No passado,os mais conceituados, eram os sacerdotes,eram eles que  presidiam os ritos  e cerimônias dos sacrifícios e holocaustos nos Templos.
Com o surgimento das Sinagogas,povo começou a estimar mais  os escribas e os rabinos ao invés dos sacerdotes.No seu ministério Jesus, frequentava tanto o Templo como a Sinagoga(Mt 21.12-16;Mc 11.15-18; Lc 4.14-30;Lc 19.45-48).
As mensagens e os ensinamentos no geral nas Sinagogas se baseavam na Lei Moisaica e nos escritos proféticos do Antigo Testamento.Porém as suas interpretações não faziam justiça às verdades e princípios contidos nela.
Jesus frequentava  os cultos nas Sinagogas e era convidado a ensinar(Lc 4.14-32), porém por ensinar a verdade, chocou-se com os vários grupos políticos e religiosos do seu tempo.
Naquela ocasião havia os zelotes,fariseus, saduceus e até sacerdotes e anciãos.A causa  dos choques era o legalismo religiosos muito fechado,que era isento da graça e amor..
Os ensinamentos sobre o Reino de Deus,incomodaram e ameaçaram os "credos" e os "fins" dessas pessoas, pois  eles esperavam um Messias político e legalista, e não um Messias misericordioso, que amava e perdoava, esse grupo sentiu-se  incomodado e não  aceitava os ensinos de Jesus.
Parece que hoje,não mudou muito, saiu os escribas e mestres, entrou os líderes religiosos e outros titulos eclesiasticos,saiu o Templo e Sinagoga, entrou as denominações, saiu o legalismo religioso, entrou o legalismo social, o choque  é evidente, Jesus,continua  em cena, saiu o sacerdote individual e entrou a geração sacerdotal.
Deus não mudou,e sua palavra também  não  mudou, no Antigo Testamento Deus usava as nações vizinhas para corrigir o seu povo(Israel) e levá-los ao verdadeiro arrependimento e a uma postura de verdadeiro adorador, na atualidade Deus  tem usado a propria natureza(climatica e física),para advertir a humanidade e o seu povo(os que aceitaram e aceitam a Jesus ) a praticarem a verdadeira adoração e aguardarem a volta de Jesus, os dias estão se abreviando.
Desperta igreja ,o teu Senhor  está voltando para te buscar.

Ev. Carlos Borges(CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário