sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ADMINISTRANDO TEMPO E TALENTOS



ADMINISTRANDO TEMPO E TALENTOS
Ec 3.1-6
Introdução: O nosso tempo é, Volátil, ele se perde com facilidade, o tempo perdido, jamais será achado, o tempo desperdiçado jamais será recuperado, portanto é fundamental aproveitarmos o nosso tempo ao máximo, somos mordomos do tempo que Deus nos tem dado, pois também iremos prestar contas do tempo que Deus nos deu. O dia tem 24 horas, sendo 8 horas para trabalhar, 8 para descansar, e 8 horas sob a nossa administração, tirando o dizimo das horas (estar no culto a Deus), resta-nos 5h20m., que podemos usar com sabedoria.

I TEMPO
1-Reflexões (Sl 90.12)
Ø  Perceber que a vida é curta nos ajuda a usar o pouco  tempo que temos  mais sabiamente e para o bem  eterno.
Ø  Reservar um momento para contar seus dias e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer?
Ø  Que pequeno passo tem dado em direção a tal propósito hoje?
Ø  Tempo perdido, nunca será achado, tempo desperdiçado jamais será recuperado.

2- De vida (Ec. 3.2; Êx. 20.12; Pv. 10.27).
Ø  O tempo é importante, todas as experiências listadas nesse versículo são apropriadas em certas épocas.
Ø  O segredo para ter paz com Deus é descobrir, aceitar e aprender o tempo perfeito de Deus.
Ø  O perigo está em dividir ou ressentir-se em relação ao momento do Senhor, isso pode levar ao desespero, à rebelião ou seguir em frente sem a consulta dEle.
Ø  Este é o primeiro mandamento que vem acompanhado de uma promessa.
Ø  Para viver em paz por muitas gerações na Terra Prometida, os israelitas precisavam respeitar a autoridade e construir famílias fortes.
Ø  Mas o que significa “honrar” os pais? Em parte, é falar bem deles e trata-los de forma atenciosas, é mostrar-lhes cortesias e respeito (desobedecê-los significava desobedecer a Deus).
Ø  Também é seguir o seu ensino e exemplo de pôr Deus em primeiro lugar.
Ø  Os Pais tem um lugar especial na visão de Deus.
Ø  Mesmos os filhos com problemas de relacionamentos com seus pais são exortados a honrá-los.
Ø  Quando temos temor a Deus nossos dias de existências aumentam, porém quando agimos com impiedade, nossos anos de vida diminuem.

II PLANEJAMENTO
1-Preparação Ef. 5.16)
Ø  Ao se referir a esses dias “maus”, Paulo está comunicando seu senso de urgência por causa do poder de influência do pecado.
Ø  Precisamos desse mesmo senso de urgência porque nossos dias também são difíceis.
Ø  Devemos manter nossos padrões morais elevados, agir com prudência e fazer o bem sempre que possível.
Ø  O Insensato não possui nenhuma estratégia para a vida e perde as oportunidades de viver para Deus num ambiente mau.

2-Programação (Ec. 3. 1)
Ø  O principal foco de Salomão, nesta passagem é que Deus tem um plano para todas as pessoas.
Ø  Ele estabeleceu ciclos de vida, em cada um deles há trabalho que devemos realizar.
Ø  Apesar de enfrentarmos muitos problemas que parecem contradizer os planos de Deus, estes não devem ser barreiras para crermos nEle, antes, devem ser  vistos como oportunidades para  descobrirmos  que, sem Deus, os problemas  da vida  não têm soluções permanentes.

3-Comprometimento (Gl. 4.4)
Ø  Se optarmos por seguir a Jesus, logo, disseminar a palavra é uma consequência. Será parte da obra. Somos o fiel retrato do que é a nossa igreja. Não é de nosso interesse simplesmente passar pela igreja.
Ø  Se o que pregamos são os ensinamentos de Jesus através da Bíblia Sagrada, devemos fazê-lo com lisura. Será durante esse caminho por percorrer que surgirão provações.
Ø   Adversidades surgirão como praga, mas uma a uma serão postergadas, em nome de Jesus! Eis então que a proposta será consumada.
Ø   O Cristão, imagem de sua igreja, imagem de Deus! Parte de um resultado adquirido com Comprometimento.
Ø  Jesus honrará com as promessas. E você? Cumprirá com teu oficio? Permanecer firme nos propósitos com Deus e comprometido com a Igreja, é benção.

III TALENTOS
1-Descobrindo (Ec. 9.10)
Ø  Habilidades, talentos e dons são presentes dados por Deus a fim de que possamos usá-los para a honra e glória dEle.
Ø  Primeiramente, tenho que colocar no meu coração o desejo de usá-los, independente de vergonha, coragem (que por acaso possa existir) ou tempo. Tenho que prometer ao Senhor que vou usá-los da melhor maneira possível.
Ø  Neste momento de medo, de falta de coragem, de incertezas, de pensar que não sei fazer bem determinadas coisas que Deus quer que eu faça, devo então "orar, orar e orar!" Somente o Senhor é que nos capacita e acalma o nosso coração se Ele vir que estamos, realmente, desejosas de louvá-Lo e glorificá-Lo.
Ø  Devo fazer uma lista de todas as minhas habilidades:
Cozinho bem? Gosto de receber visitas? Gosto de ajudar o necessitado? Aconselho os que estão aflitos? Gosto de cantar? Gosto de ensinar? Gosto de falar do meu Senhor e Salvador? Gosto de conversar com os idosos? Gosto de crianças?
Ø  Na verdade, posso usar qualquer uma dessas minhas habilidades para falar do plano de salvação às pessoas e dirigi-las na direção de Jesus Cristo.
Ø  Deus conhece os nossos corações e sabe quando estamos usando o nosso dom ou os nossos dons única e exclusivamente para a honra e glória dEle.
Eu posso estar limpando os bancos do templo da igreja, cantarolando hinos de louvor ao nosso Deus e estar fazendo de todo o coração, com toda a sinceridade.
Ø  Outra pessoa pode estar cantando um hino cuja mensagem é belíssima e profunda (sua voz também é muito bonita), mas as palavras que ela está proferindo estão saindo da boca para fora e não de dentro do coração.
Não creio que algumas habilidades são mais importantes do que outras, porque Deus olha para o coração e sabe se há ou não sinceridade naquilo que estamos fazendo "para Ele”.

2-Desenvolvendo (Mt 25.28)
Ø  Não devemos inventar desculpas para deixar de fazer aquilo que Deus nos chamou para fazer.
Ø  Se ele é realmente nosso mestre devemos obedecer-lhe voluntariamente, com toda a disposição.
Ø  Em primeiro lugar, nosso tempo, nossa capacidade e nosso dinheiro não nos pertence.
Ø  Precisamos amar a obra de Deus, desejar, e buscar o nosso envolvimento no serviço do Senhor. “... procurai, com zelo, os melhores dons..." I Coríntios 12:31.
Ø  Sabendo, porém, que não devemos realizar a obra do Senhor de qualquer jeito, despreparadamente... Temos que ser zelosos! "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente..."! Jeremias 48:10.
Ø  Deus dá dons e talentos a todos, e quer o envolvimento de todos; como diz a letra de um belo hino tradicional: "Há trabalho certo, para ti cristão, que demanda toda a tua devoção..." Não nos omitamos, antes, disponhamo-nos a servir ao Senhor, como bem o fez Isaías, dizendo: "Eis-me aqui, envia-me a mim" - Isaías 6:8.

3-Consagrando (Êx. 31.1-11)
Ø  Consagrando: devotando; sagrando. Consagrar: Dedicar a Deus: consagrar uma pessoa, uma igreja, a consagração do pão e do vinho, consagrar seu tempo ao estudo, dedicar-se, empregar todo o tempo a consagrar-se a uma obra  meritória.
Ø  Ainda de acordo com as escrituras, Samuel crescia em graça diante de Deus e dos homens, por causa de sua santidade e da separação diante de Deus.
Ø  Neste exemplo, está subentendido que a consagração de uma vida é feita como ato de amor, onde em momento algum é mencionada a palavra “obrigação”.
Ø  O ato de consagração não se restringe aos casos em que uma vida que foi dedicada a Deus como exercício de sacerdócio ou vocação religiosa.
Ø  O casamento feito na igreja é um dos exemplos de consagração, onde não somente perante a lei de homens (o ato civil), mas que perante a Deus, o casal (e todas as suas particularidades, profissões seculares, etc) coloca a vida sentimental deles, a união deles sob a vontade e direção de Deus.
Ø  Deus considera todas as habilidades de seu povo, não apenas as teológicas, ou ministeriais, todas as que possamos fazer em prol de sua obra, é uma tendência nossa reconhecer somente as pessoas que possuem cargos de liderança.
Ø  Façamos a obra do mestre, com disposição, coragem, amor e dedicação total, pois ele já fez o melhor por nós, nos deu seu FILHO AMADO.
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário