domingo, 29 de setembro de 2013

MORDOMIA CRISTÃ



O SERVIÇO INTEGRAL DO CRISTÃO
Ef. 5.22,23, 25,31
Introdução: A família é um projeto de Deus, e Ele deixou normativa para instituição da família. Porém infelizmente nos dias atuais, os padrões Bíblicos estão sendo substituído por modismos humanos, divorciados dos padrões divinos, o resultado é a desintegração da família.


I FAMÍLIA
1-Presença de Deus (Gen.1.26-31
*  Em que sentido foi feito à imagem de Deus?
*  É obvio que Deus não nos criou exatamente como Ele, se assim fosse nós seriamos sua Xerox ou clone.
*  Mas essa imagem não é física, mas espiritual, pois Deus é espírito e espírito não tem corpo.
*  Somos reflexos da sua glória, há aqueles que acham que, nossa razão, criatividade, discursos ou autodeterminação são a imagem de Deus.
*  Nunca seremos totalmente como Deus, pois é o Criador Supremo, porém temos a capacidade de refletir seu caráter através do amor, perdão, paciência bondade e felicidade. Saber que fomos criados à imagem de Deus é compartilhar muitas das suas características provê uma base sólida para imagem própria. (nossa).
*  O autovalor do homem não está baseado em posses, conquistas, atrativos físicos ou aclamação pública.
*  Criticar ou depreciar o que o somos é criticar o que Deus fez e as habilidades que Ele nos tem dado.

2-Deveres (I Co 7.3-5)
*  A igreja coríntia estava em desordem por causa da imoralidade existente na cultura que a cercava.
*  O casamento é uma maneira de consolidar o lar, através comunhão entre duas pessoas, marido e mulher, que nesse relacionamento surge à família, com o nascimento dos filhos.
*  Há deveres para ambos, que também repassam esses deveres para os filhos, através da educação (normas e condutas éticas).
*  Na união conjugal, há o simbolismo de fusão, ambos se tornam um só corpo (isto significa que os pensamentos devem ser compartilhados, analisados e resultar em bem comum).
*  Os filhos devem ser educados, no sentido de estarem aptos a constituírem nova família quando chegar o momento,
*  Família é comunhão, cooperação, respeito, propósitos, e acima de tudo continuação da espécie física e espiritual (crescei e multiplicai). 
*  Família criada sem amor, respeito e temor de Deus, não terá vida longa, e não atenderá os propósitos de Deus.

3-Abrigo (Hb 13.2)
*  Não devemos nos esquecer de sermos hospedeiro, pois não sabemos quando estaremos hospedando um anjo (os).
*  A Bíblia nos relata que três personagens bíblico, hospedaram anjos, sem o saberem: Abraão(Gen 181); Gideão(Jz 6.11); Manoá(Jz 13.2).
*  Algumas pessoas dizem que não são hospedeiras porque suas casas não são  suficientemente grandes ou adequadas.
*  Ainda que não tenha mais do que uma mesa e duas cadeiras, existem pessoas que ficariam agradecidas por algum tempo em sua casa.
*  Há visitante,em sua igreja, com quem você poderia compartilhar uma refeição.
*  Já avaliou a possibilidade de abrigar em sua casa um missionário em visita a sua cidade ou igreja?
*  A hospitalidade significa simplesmente fazer outras pessoas se sentirem confortáveis em sua casa.
II IGREJA
1-Ensino (Mt. 10.7,8).
*  A mensagem de Deus sobre salvação é dirigida a todas as pessoas, sem distinção de etnias, nacionalidade, sexo e classe social.
*  Jesus estabeleceu uma diretriz para guiar seus discípulos quando fossem pregar as Boas Novas, “de graça recebeste, de graça dai”.
*  Por Deus nos ter coberto de bênçãos, devemos conceder generosamente uma parte de nosso tempo, de nosso amor e de nossas posses aos semelhantes.
*  Paulo que era um perseguidor dos cristãos, após o encontro com Jesus, tornou-se um grande pregados das Boas Novas, ensinou, fundou igrejas, doutrinou, foi um instrumento que Deus usou para expandir seu Evangelho.
*  Paulo quando esteve preso, não pediu aos efésios que orassem para  que ele fosse libertado, mas, para que os efésios continuassem a falar destemidamente e com ousadia a respeito de Cristo.
2-Exercendo os dons (Mc 16.17)
*  A igreja é a responsável pela pregação do Evangelho através de seus membros, e Deus proporciona os meios para que ela cumpra o seu ministério.
*  Deus também concedeu os dons spirituais para que sua igreja desempenhe bem o seu papel.
*  Deus nos deu um ou mais dons espirituais por alguma razão... Há, portanto, um trabalho que Ele quer que você e eu façamos, que  cumpramos no Corpo de Cristo, uma tarefa específica para a qual Ele nos capacitou. 
*  Deus sabe se nós estamos levando a sério o trabalho para o Reino de Deus. Assim, se você estiver disposto a usar seu dom espiritual, visando à glória de Deus, visando o bem-estar do Corpo de Cristo, o Senhor haverá de ajudá-lo a descobrir e a usar o seu dom.

3-Evangelizando (Mc16. 15)
*  O poder que motiva os missionários a irem a todas as partes do mundo e coloca a igreja de Cristo em movimento é a fé fundamental na ressurreição de Jesus Cristo.
*  Jesus disse aos seus discípulos que contassem ao mundo que ele pagou o preço pelos pecados de todos, e que aqueles que cressem Nele serão perdoado  e viverão eternamente com Deus.

4-Estrutura Financeira (2 Co 8.1-4).
*  Paulo, escrevendo da Macedônia, esperava que as novas das generosidades destas igrejas encorajassem os crentes coríntios a resolverem seus problemas e a se unirem em comunhão.
*  Há um grande problema no quesito, contribuição, muitas denominação tem algumas dificuldades em se manterem por falta de recursos financeiros.
*  Hoje existe um problema sério entre igrejas (denominações), aonde os recursos aferidos, não chegam para as necessidades da mesma.
*  Por outro lado também tem o problema da desconfiança entre congregados, por não haver uma transparência na administração dos recursos financeiros, isto gera uma mal estar muito grande.
*  Dízimos são para manutenção da igreja, no que diz respeito ao pagamento de luz e água, como também as necessidades de manutenção do prédio (reparos na conservação) e ajuda no caso social se for necessário.






III SOCIEDADE
1-Deveres cívicos (Rm 13.1-6)
*  Existem condições que devemos desobedecer ao governo? Sim, quando o governo nos obriga a desobedecer a Deus.
*  Jesus e seus apóstolos nunca desobedeceram ao governo por razões pessoais, somente o fizeram para seguir os padrões morais de Deus.
*  Essa desobediência custou muito caro, foram ameaçados, agredidos, presos, submetidos a torturas e executados por sua fé.
*  De igual modo, nós também devemos seguir seus exemplos, se formos obrigados a desobedecer ao governo, se ele nos obrigar a desobedecer a Deus.
*  O cristão deve saber quais são seus deveres cívicos, com relação à Pátria, não podemos ser omisso quanto aos conhecimentos e deveres cívicos nacionais.

2-Ação social (Pv. 31.8). 
*  É dever da igreja e membros da igreja, terem o cuidado social com seus membros que estão sem condições de manterem a si mesmo.
*  Jesus, nunca negligenciou o social com os seus seguidores, ninguém passou fome junto de Jesus.
*  Ele se preocupava com as multidões, nos seus sermões, alimento quantos estavam presente, e as sobras mandou guardarem em cestos.
*  Muitas vezes, somos falhos, no que diz respeito ao social, não tomamos conhecimento das necessidades de nossos irmãos, fazemos vista grossa a necessidade do outro.
*  Um dos maiores pecados é a omissão, se nós não assistirmos nossos irmãos necessitados, o amor ao próximo não está em nós, e muito menos o amor a Deus.

­3-Testemunho cristão (Fp 2.15) 
*  Nossa vida cristã deve se caracterizar pela pureza moral, paciência e serenidade para que possamos “resplandecer como astro no mundo” em um mundo pervertido e corrupto.
*  Uma vida transformada representa um efetivo testemunho da Palavra de Deus.
*  Será que a nossa vida está brilhando com esplendor ou está obscurecida por murmurações e contendas?
*  Devemos brilhar para o  mundo para que este possa ver Cristo em nossa vida.
 Ev.Carlos Alberto(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário