sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MORDOMIA INTELECTUAL E EMOCIONAL



MORDOMIA INTELECTUAL E EMOCIONAL
Hb. 5.12-14
Introdução: Infelizmente, parece que nosso povo (brasileiro) tem ojeriza por leitura, conhecimento e especificamente estudo, poucos sabem do valor da instrução, o saber não ocupa espaço, mas, abre espaço, na vida cristã não é diferente, são poucos crentes que se lançam na faina de aprender as Escrituras, e Jesus citando as Escritura diz o meu povo erra por não conhecer as Escrituras. Quando não tomamos conhecimento das promessas de Deus nas Escrituras, nos fragilizamos diante do nosso adversário, e quando oramos ficamos sem saber como pedir ajuda de Deus.

I INTELECTO
1-Ocupando a mente (Pv. 23.7).
*  De que nossa mente está cheia? Preocupações, ansiedades, medo, desejos ou algo que é contrário à vontade de Deus?
*  Provérbio nos adverte que não devemos invejar o estilo de vida daqueles que adquirem riquezas pela avareza nem recebemos seus favores por meio da bajulação.
*  A amizade deles é falsa, só a usarão em beneficio próprio.
*  Deus nos deu a mente, não para uso improprio, mas, para ajudar as pessoas que por ventura precisarem de nossa ajuda.
*  Devemos ocupar nossa mente, com coisas boas e produtiva, principalmente no que diz respeito a gloria de Deus.
*  Usar a mente para coisas escusas ou delitos ou obter vantagem pessoal é aviltar o Criador.

2-Alimentando a mente (Fp. 4.8).
*  Aquilo que colocamos em nossa mente determina o que falamos e fazemos.
*  Paulo nos aconselha a programar nossa mente com pensamentos que sejam verdadeiros, honestos, justos, puros, amáveis, de boa fama, virtuoso e louvável.
*  Examinemos o que estamos colocando em nossa mente por meio da televisão, dos livros, revistas, jornais, conversas, filmes.
*  Devemos substituir toda informação perniciosa, por material de valor.
*  Acima de tudo devemos nos aplicar a leitura da Palavra de Deus e orar a Deus pedindo que seu Santo Espírito nos ilumine no aprendizado da Palavra.
*  Peçamos a Deus que direcione nossa mente para algo muito proveitoso, tanto para nós como para seu Reino.

3-Disciplinando a mente (2 Co. 10.5).
*  O cristão deve escolher qual método usar – o de Deus ou do mundo.
*  Paulo nos assegura que as armas de Deus – a oração, a fé, a esperança, o amor, a palavra de Deus e o Espírito Santo – são poderosos efetivamente. (Ef.6.13-18).
*  Essas armas podem vencer os argumentos humanos orgulhosos contra Deus e as paredes que Satanás constrói para impedir que as pessoas se encontrem com o Senhor.
*  Quando lidamos com argumentos orgulhosos que afastam as pessoas de um relacionamento com Cristo, podemos nos sentir tentados a usar nosso próprio método.
*  Nossos pensamentos devem ser submetidos ao controle de Deus à medida que vivemos para Ele.

II VONTADE
1-Obedecer a Deus (1 Sm 15.22)
*  A Palavra de Deus nos diz: “..... Obedecer é melhor do que sacrificar”, quantas pessoas pagaram um grande preço, por não obedecerem a Deus (Saul, Sansão).
*  A obediência nos aproxima de Deus, e quando buscamos obedecer a Deus, suas benção sobre nós se transformarão em prosperidade materiais e espirituais.
*  Nosso trabalho na obra de Deus poderá ser infrutífero, se não aliarmos a esse trabalho a obediência a Deus e a sua instrução da sua Palavra.
*  Portanto devemos impregnar nossa mente das coisas do alto, pois as coisas deste mundo nos afastam de Deus, segundo as Escrituras, quem se tornar amigo do mundo, será inimigo de Deus.
*  O sacrifício era um ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus, mas, se o coração da pessoa não estivesse verdadeiramente arrependido ou se ela não amasse ao Senhor de verdade, o sacrifício era uma cerimônia VAZIA.
*  Cerimônias religiosas ou rituais são vazias a menos que sejam apresentados com atitudes de amor e obediências.
*  “Ser religioso” (ir à igreja, trabalhar em um departamento, fazer doações à assistência social etc..), não é suficiente se não agirmos com devoção e obediência a Deus.

2-Escolhas corretas (Rm 7.19)
*  “Agora já não sou eu quem faz isto, mas o pecado que habita em mim” (Rm 17.17), isto parece uma boa desculpa para pecar, porém somos responsáveis pelos nossos atos, Deus não tem ninguém por inocente.
*  Não podemos nem devemos usar o poder do pecado ou de Satanás como desculpas, porque são inimigos já derrotados.
*  Sem a ajuda de Cristo, o pecado se torna mais forte do que nós e, às vezes ficamos incapacitados de defender-nos contra seus ataques, por isso, nunca devemos enfrenta-los sozinhos.
*  Jesus Cristo, já venceu o pecado de uma vez  por todas e prometeu  lutar ao nosso lado.
*  Se buscarmos sua ajuda, não precisamos ceder ao pecado.

3-Fazer o bem (Gl 6.10)
*  E desanimador continuar a praticar o bem e não receber nenhuma palavra de agradecimento ou não ter nenhum resultado tangível.
*  Paulo em seus ensinamentos aos gálatas, e também a nós, nos desafiou a praticar o bem e a confiar em Deus quanto aos resultados.
*  O bem que praticamos, é como umas sementes, que semeamos nos corações, em seu devido tempo, colheremos os frutos (benção e reconhecimento), e Deus será glorificado na nossa vida.
*  Semeei, espere em Deus, faça sua parte, ame o próximo, glorifique a Deus no seu viver, seja apenas servo, não queira ser Senhor.

III EMOÇÕES
1-Adoração a Deus (Mt. 22.37).
*  Jesus disse que, se realmente amassemos a Deus e ao próximo, naturalmente estaremos obedecendo aos Mandamentos, esse é uma forma de olharmos positivamente para as Leis de Deus.
*  Não devemos nos preocupar com o que não devemos fazer, mas, devemos nos concentrar-nos em tudo aquilo que podemos e precisamos fazer para demonstrar o nosso amor a Deus e ao próximo.
*  A vida cristã não é feita de emoções, nem histerismos, ela é feita de amor e respeito ao próximo, temor e tremor a Deus, vida consagrada.
*  Muitas vezes nos cultos confundimos emoções com espiritualidades, ou santidade, ser santo somente durante um culto ou movimento espiritual, não é sinal de comunhão com Deus.
*  Jesus disse: em seus ensinamentos, que o povo o louvava com seus lábios, porém o coração estava muito distante dele.

2-Crescendo espiritualmente (2 Pe. 3.18)
*  Pedro exortou seus leitores a crescerem na graça e conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
*  Devemos procurar a conhecer cada vez mais, pois quanto mais o conhecemos, melhor podemos servi-lo.
*  Quanto mais conhecemos uma pessoa, mais a podemos entender, e evitar desapontá-la, ou entristece-la.
*  Ainda precisamos crescer muito, pois o mundo estará sempre a nos desafiar, a nossa fé será provada, seremos escarnecidos, se formos só emoção, como iremos superar as deficiências espirituais.
*  Precisamos nos aproximar mais de Jesus, para estarmos preparado para sustentar a verdade em qualquer e todas as circunstâncias.

3-O fruto do espirito (gl 5.22,23).
*  O fruto do espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós. O Espírito produz certos traços de caráter que são encontrados na natureza de Cristo.
*  São os subprodutos de seu controle sobre a nossa vida, - não conseguiremos obtê-los se tentarmos alcança-los sem a sua ajuda.
*  Se quisermos que o fruto do espírito cresça em nós, devemos unir nossa vida à dEle (Jo. 15.4,5).
*  Devemos conhecê-lo, amá-lo, lembrá-lo e imitá-lo, como resultado, cumpriremos o propósito da lei-Amar a Deus e ao nosso semelhante.
*  Façamos a nós mesmos uma pergunta. Qual dessas qualidades gostaria que o Espírito Santo produzisse em nós?


Elaborada por Ev. Carlos Borges(CABB) em 06/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário