domingo, 25 de agosto de 2013

O HOMEM, MORDOMO DE DEUS



O HOMEM,MORDOMO DE DEUS
Mt. 25.20,21,24,25

Introdução: É proposito de Deus, que invistamos no bem estar dos outros (Pv.3.27,28 :1 Pe.4.19), as próprias palavras de Jesus....de graça recebestes, de graça dai(Mt.10.8).Não somos tão pobre assim que não possamos ajudar, se não podemos com bens financeiros, podemos ajudar com esforço físico(ajuda braçal), com palavras de conforto(aconselhamento), ou então na área espiritual(oração, consagração e jejum),portanto somos mordomos de Deus, e como tal devemos investir o que Deus deixa ou deixou em nossas mãos em favor do nosso próximo.

I  MORDOMO CRISTÃO
1-Conceito(Gn.24.2)   
·         Mordomo, é um empregado(servo) de confiança, que o seu Senhor deposita nele toda a sua confiança.
·         Ele é o gestor dos serviços e patrimônio do seu Senhor, inclusive a criadagem e nada é dele, porém ele tem a grande responsabilidade de prestar contas com o seu Senhor.
·         Ele não pode fazer o que quer, mas, sim o que o seu Senhor quer, dai a responsabilidade e humildade do mordomo de estar sempre junto de seu Senhor, para obter as instruções necessárias para o seu desempenho.
·         Ser um servo fiel, é uma questão de hombridade, responsabilidade, obediência, caráter, diligência, respeito, dedicação, lealdade e acima de tudo, reconhecer o seu SENHORIO.

2-No Antigo Testamento(Gn.2.15-17)
·         Deus conferiu a Adão a responsabilidade de cuidar do jardim, e ordenou  que ele não comesse o fruto  da árvore do conhecimento do bem e do mal .
·         Deus não tomou nenhuma providência no sentido de coibir o acesso de Adão ao fruto proibido.
·         Porém Deus deu ao homem o livre arbítrio que é o direito de escolher, a escolha do homem é uma semente, o fruto dessa semente, depende da escolha do homem.
·         Deus continua a nos dar chances, e nós  ainda costumamos a fazer as coisas erradas.
·         Tais erros podem nos causar sérios prejuízos, físicos, financeiros e espirituais.

3-No Novo Testamento(Mt.21.33-43).
·         Ao tentar alcançar-nos com seu amor, Deus  finalmente enviou seu Filho. A vida exemplar de  Jesus, suas  palavras verdadeiras e seu  sacrifício de amor  têm  o propósito de nos fazer ouvi-lo e segui-lo como Senhor.
·         Se ignorarmos seu Filho, suas bondosas dadivas, estaremos  rejeitando o próprio Deus.
·         Jesus usou a metáfora da pedra de esquina, que Ele é o ponto de referência qualquer  obra ou edificação que não o tiver como pedra de esquina, essas obra  está fora do nível, e poderá ruir a qualquer momento.

II  JESUS, MODELO DE MORDOMO
1-Administador(Lc. 2.49)  
·         Jesus é o modelo maior de um verdadeiro mordomo, pois ele nos deu inúmeros  exemplo de como ser um mordomo fiel ao seu Senhor.
·         Jesus jamais fez alguma coisa de sua inteira vontade, tudo ele  submetia a orientação do Pai.
·         As bodas de Caná é um forte exemplo, Jesus não fez nem a sua vontade nem a vontade de Maria sua mãe, mas a vontade de seu Pai.
·         Se Jesus foi obediente aos seus pais humanos, quanto mais ao Pai Celestial, e nós também estamos sendo obediente ao nosso Pai Celestial?
·         Não podemos usar o nosso compromisso com a obra de Deus para negligenciar a família, nem o compromisso com a família para negligenciar a obra de Deus.- Devemos buscar o equilíbrio.

2-Servo(Mc 10.45).
·         Tiago e João, almejavam as posições mais elevadas do Reino de Jesus. Mas o Senhor (Jesus) lhes disse: que a verdadeira grandeza  consiste  em servir aos outros...
·         No contexto humano/secular, empresas e instituições  modernas medem a grandeza de alguém  por meios das conquistas pessoais, no Reino de Cristo, entretanto, é pelo servir ao próximo, servir é uma maneira de progredir.
·         O desejo de alcançar o topo da fama, riquezas, e prestígios pessoais  são muitas vezes pedras de tropeço na vida de muitas pessoas.
·         Em vez de satisfazer as suas necessidades pessoais (muitas vezes egoístas), procure  formas de ajudar e suprir as necessidades de seus semelhantes, acumule riquezas no céu, e não na terra.
·         Esse texto  revela não apenas as razões  do ministério de Jesus, mas também a base de nossa salvação.
·         O resgate era o preço pago para libertar um escravo, Jesus pagou um alto preço para resgatar-nos, porque nós não tínhamos condições de pagá-lo.

3-Obreiro(Jo. 17.4)
·         Jesus veio ao mundo para realizar a obra que Deus lhe confiara. Nós também estamos neste mundo para realizar a obra que Jesus nos confiou.
·         Ser obreiro(a), não é um titulo de acomodação, mas, de trabalho e responsabilidade, diante de Deus, da igreja e do mundo.
·         Ser obreiro, requer uma vida de obediência, responsabilidade, propósito e abnegação. 
·         Obreiro que não honra seu chamado (convocação), é desobediente e pode ser considerado rebelde, dependendo da missão(veja o caso de Jonas), o preço é muito caro.

III REQUISITOS
1-Fidelidade(1 Co.4.1,2
·         Paulo exortou os coríntios a pensarem  sobre ele, Pedro e Apolo como meros servos  de Cristo a quem foram confiados  os ministérios de Deus.
·         Um servo faz o que seu Senhor ordena (obediência), devemos nos manter integro aos ensinamentos da Escrituras Sagradas(fidelidade) e leais a Cristo(lealdade).
·         A cada dia Deus faz com que nos deparemos com diferentes  necessidades e oportunidade que nos desafiam a fazer o que sabemos ser correto.

2-Integridade(Tt 1.7)
·         A integridade é na verdade uma conduta de caráter, que a pessoa deve ter nos seus negócios e atitude.
·         Paulo exortou a Timóteo com um conjunto de atitudes, dentre elas estava a integridade, um crente que não tem integridade, ele compromete a reputação da igreja e dos demais crentes.
·         O estilo de vida e os relacionamentos de uma pessoa demonstram seu caráter.
·         É muito importante que tenhamos líderes que possam pregar eficazmente a Palavra de Deus, mas, é ainda mais importante que eles sejam íntegros e vivam a Palavra de Deus, que eles sejam exemplos vivos.

3-Sabedoria(Tg 1.5)
·         Ao mencionar a “sabedoria”, Tiago está se referindo não somente ao conhecimento, mas também à habilidade de tomar decisões sábias em circunstâncias difíceis.
·         Sempre que precisarmos de sabedoria, devemos orar a Deus pedindo, pois ele é generoso e sábio para nos dar a sabedoria adequada para aquele momento.
·         Não devemos andar no “escuro” das duvidas, e sim pedir a sabedoria de Deus, que é mais adequada para dirigir as nossas escolhas.

IV  RESPONSABILIDADE
1-Seguir orientações( 1 Co 9.17)
·         A responsabilidade da mordomia é muito grande. O que é melhor para a igreja? O que é melhor para os outros crentes?
·         Paulo sempre se preocupou com essa situação, ele queria o melhor para a igreja e para os crentes, porém ele buscou a legitimidade, o que era realmente justo fazer sob a orientação do Espirito Santo.
·         Como nós estamos agindo assim com relação a obra de Deus? Estamos escutando a voz do Espirito santo? Ou estamos fazendo do nosso jeito?
·         A igreja de Corinto agia dessa maneira, busca o que era melhor no aspecto material em detrimento do espiritual.
·         Seus membros buscavam seus próprios bens e não se preocupavam com os demais.

 2-Pedir orientação(At 16.6-10)
·         É prioritário que o mordomo busque a orientação do seu Senhor.
·         As instruções recebidas devem ser aplicadas corretamente, para propósitos específicos.
·         Todos os negócios efetuados, deve ser prestados contas, até mesmo os prejuízos.
·         O mordomo sincero, não esconde nada de seu Senhor, isto é fidelidade, lealdade e obediência.
·          No Éden, antes da queda, Deus vinha no virar do dia, saber da situação e o homem prestava contas com Deus.
·         Paulo e Davi foram homens que sempre esperaram no Senhor, antes de tomar qualquer decisão.
·         Davi, no caso de Bate Seba, não pediu orientação a Deus, cometeu muitos pecados.

3-Fazer investimentos(Mt. 25.20,22)
·         Deus deu a cada um de nós, talentos, e devemos investir esses talentos na obra do Mestre.
·         Temos o talento da oração, aconselhamento, canto, pregação, ensino, não desenvolver os talentos é ser um servo infiel.
·         A omissão não é bem vista aos olhos de Deus, mas, pode ser uma arma que nosso  adversário poderá usar contra nós, para sermos improdutivo na obra de Deus.
·         Também devemos investir no conhecimento, buscando aprender mais sobre a Palavra de Deus e cursos de Teologia.

4-Prestar contas(1 Co.3.13)   
·         Todos os que estão a frente de um trabalho, devem prestar contar a quem é subordinado, direta ou indiretamente.
·         A prestação de conta faz parte da obediência e submissão.
·         Quando prestamos conta, estamos mostrando honestidade, integridade e respeito, as ordens que nos foram dadas.
·         Os departamentos da igreja, e suas lideranças devem prestar contas ao pastor, tanto no âmbito financeiro como material e espiritual.
·         Ninguém é pastor(ra) em seu departamento, haverá sempre alguém acima de nós. Assim como  o pastor presta contas a seus superiores, os líderes no geral prestam contas a Deus que é o dono da Obra.

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário