segunda-feira, 12 de agosto de 2013

OS EFEITOS DO PECADO COMO EVIDÊNCIA DA QUEDA

O pecado  dos primeiros  representantes da raça humana trouxe  consequências  nefasta para toda a humanidade.Assim a percepção e o relacionamento que o homem tinha com Deus  foi afetado.

AUTO PERCEPÇÃO DO PECADO
No momento exato em que  o homem cometeu o pecado em seu  pensamento e imaginação, em seu desejo e em sua vontade, uma  tremenda mudança  ocorreu nele. Isso se torna  evidente pelo fato de que,imediatamente depois  do pecado,Adão e Eva tentaram esconder-se de Deus  e um do outro.
Os olhos  de ambos se abriram, e eles  perceberam  que estavam nus(Gn 3.7). Repentinamente, em um  instante, eles estavam  mantendo um relacionamento diferente do que  vinham mantendo até então. Eles se viram como nunca tinham se visto antes. Eles não se atreveram e não puderam sem reservas  olhar um para o outro. Eles sentiram-se culpados e impuros, e coseram folhas de figueira para ocultarem-se  um do outro.
Eles compartilharam dessa situação e sentiram medo e necessidade de se esconderem da face de Deus no meio das árvores do jardim.
As folhas de figueira serviram para esconder parcialmente sua vergonha e desgraça, mas eram inadequadas para a confrontação face a face com Deus,por isso eles fugiram, fugiram  para as densas profundezas da folhagem do jardim. A vergonha e o temor tinham se apoderado deles, pois  após pecarem haviam perdido a comunhão com o Criador e sentiram-se  culpados e impuros em Sua presença.

A UNIVERSALIDADE DO PECADO
Essa é sempre  a consequência do pecado.Com relação a Deus, com relação a nós mesmos e com relação aos demais humanos, é perdida a espontaneidade espiritual e a liberdade interna, pois  essas são realidades que somente  a consciência isenta de culpa pode excitar em nosso coração.Mas a gravidade do primeiro pecado é exibida com mais vivacidade no fato de que  sua influência se espalha do primeiro casal para todo a humanidade. O primeiro passo  na direção errada foi tomado, e todos os descendentes de Adão  e Eva seguem suas pegadas.
A universalidade do pecado  é um fato estabelecido tanto pelas evidências da experiências quanto pelas Sagradas Escrituras. Não seria difícil  obter testemunho da universalidade do pecado em todos os tempos e lugares. A pessoa mais simples  e a mais culta concordam com isso. Ninguém, eles diriam, nasce  sem pecado. Todos possuem suas fraquezas e defeitos.
O obscurecimento do entendimento toma  seu lugar entre as doenças mortais do homem, e através dele tomam seu lugar  também não apenas  a inevitabilidade do erro, mas também o amor ao erro.Ninguém é livre em sua consciência. A consciência é o traidor de todos nós. A carga mais pesada  da humanidade é a carga  da culpa. Esses são os sons que vêm aos nossos ouvidos por todos os lados na história da  humanidade.
Embora  o princípio fundamental seguido pela pessoa simples e pela pessoa culta seja a bondade natural do homem, elas serão levadas, ao fim de sua investigação, a reconhecer que as  sementes de todos os pecados e delitos estão escondidas no coração de todos os homens.
Compilado do Livro EVIDÊNCIA CRISTÃ(Doris Lemos -IBAD).
Ev. CArlos Borges(CABB)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário