sábado, 21 de junho de 2014

A SEGUNDA VOLTA DE JESUS



At 1.8-11
Introdução: O fato da segunda vinda de Jesus é mencionado mais de 300 vezes no Novo Testamento. Paulo refere-se ao evento mais de cinquenta (50). Alguém já disse que a segunda vinda e mencionada oito(8)vezes mais do que a primeira Epístola inteira(1 e 2 Tess) e capítulos inteiro(Mt. 24,Mc 13) são dedicados ao assunto. Sem dúvida, é uma das doutrinas mais importantes do Novo Testamento.

I O ARREBATAMENTO
1-A Esperança (I Ts. 4.17).
·         Quando Jesus prometeu aos Seus discípulos: “Eu voltarei” (João 14:3), Ele criou uma esperança que têm ardido no coração de quase todos os cristãos por 2.000 anos.
·         E, raras vezes desde o primeiro século d.C tem esta esperança queimada mais intensamente nos corações dos cristãos do que hoje.
·         Esta esperança é escurecida, no entanto, por uma sombra. Segundo a Bíblia, um momento terrível de angústia, muitas vezes chamado de “tribulação” – terá lugar na Terra pouco antes da segunda vinda de Cristo. 
·         Depois que os mortos tiverem ressuscitados de seus túmulos, os crentes que estiverem vivos, serão arrebatados com eles nas nuvens, a encontrarem o Senhor Jesus nos ares.
·         Os dois grupos desfrutarão juntos da volta de Cristo.
·         Há 3 tipos de correntes de pensamentos sobre o arrebatamento:
1-OS PRÉ-TRIBULACIONISTAS – Eles creem que Jesus virá antes da sua vinda, vira para levar sua igreja, antes da grande tribulação.
Os crentes já estarão no céu enquanto a terra passará pela tribulação.
2-TRIBULACIONISTAS- dizem que o arrebatamento irá acontecer na metade da grande tribulação, os crentes estarão na terra durante a primeira metade da grande tribulação, mas então serão arrebatados e escaparão da segunda metade, que será uma época de intenso sofrimento.
3-OS PÓS- TRIBULACIONISTAS- Acreditam que os crentes permanecerão na terra durante o período de tribulação, anteriormente à segunda vinda de Cristo, então, quando Cristo retornar nas nuvens, os crentes serão arrebatados para estar com ele.
·         Embora os cristãos passem a discordar a respeito do arrebatamento, todos acreditam que ele irá acontecer e que será uma alegre reunião de todos os crentes, vivos e mortos.
2-Corpo glorioso (I Ts 4.13
·         Os tessalonicenses estavam se perguntando por que muitos de seus companheiros crentes haviam morrido e o que lhes aconteceria quando Cristo retornasse.
·         Paulo queria que eles soubessem que a morte não é o fim da história.
·         Quando Cristo voltar, todos os crentes – mortos e vivos- serão reunidos para nunca mais sofrer ou morrer.
·         Alguns crentes estarão vivos na ocasião do retorno de Cristo. Eles não precisarão morrer para que tenham os seus corpos ressuscitados.
·         Eles serão transformados (modificados espiritualmente) imediatamente e receberão novos corpos, essa mudança ocorrerá instantaneamente para todos os verdadeiros cristãos, quer sejam vivos ou mortos, todos serão preparados para partir com Cristo.
3-Galardão (Mt. 16.27)
·         Jesus tem autoridade para julgar a todos (Rm 14.9-11).
·         Embora esse julgamento já esteja operando em nossas vidas, existe um julgamento (juízo final).
·         Ele virá novamente, mas nessa ocasião Ele estará na sua condição exaltada de Rei e juiz.
·         O julgamento mencionado aqui e positivo, e envolve a aceitação amorosa dos verdadeiros discípulos por parte do Filho do Homem.
·         Embora Jesus tenha convocado os seus seguidores a renunciarem a si mesmo, tomando suas cruzes e o seguindo, Ele também prometeu grande recompensa.
·         Essa recompensa viria no futuro e glorioso Reino de Deus (a vida eterna).
4-Celebração (Ap 19.7)´
·         Uma grande festa celestial inicia um coro de louvor a Deus por sua grande vitória.
·         A multidão cantava, alegrava-se, exultava, e dava glória a Deus, em uma ocasião de celebração como nada jamais visto, pois esta será a celebração das Bodas do Cordeiro.
·         Cristo compara a chegada de seu Reino a uma cerimonia de casamento, para a qual todos deveram estar preparados.
·         Os crentes não devem realizar boas obras para serem salvos, mas, devem realizar boas obras por já estarem salvos.

II A GRANDE TRIBULAÇÃO
1-Sofrimento e dor
·         Após o arrebatamento da Igreja terá início um período de grande sofrimento, angústia, dor, desespero e perseguição sem paralelo em toda a história da humanidade.
·          Esse período corresponde à septuagésima semana de Daniel, ou seja, à última das setenta semanas preditas em Daniel 9.24-27. 
·         Serão dias de grande agitação, caos, sofrimentos, opressão econômica e perseguições religiosas.
·         Parte disse será provocado por guerras entre os homens, haverá ocorrências sem precedente na natureza, que talvez inclua até mesmo a mudança dos polos terrestres; o mar bramira descontrolado, deixando os homens inteiramente perplexos.
·         As pragas, as enfermidades, a morte levarão a maior parte da população da terra.
·         Todas essas coisas visarão dizer aos homens que o caminho pecaminoso deles atingiu seu ponto critico, e, tal como nos dias do Dilúvio, essa condição não poderá continuar sem os mais horrendos castigos.
·         Já tivemos ocasião de estudar parte dessas tribulações nos selos de numero 3 a seis em Apocalipse cap. 6.
·         Nos capítulos oitavo a décimo nono de Apocalipse, a parte final das tribulações, que envolverá os juízos das trombetas, das taças e das sete condenações, será mais critica e envolverá poder destruidor mais potente.
2-Governo Satânico (Dn 9.27; Ap 13.1-4).
·         É com essa linguagem figurada, que a palavra revela o surgimento de um governante a nível mundial que é o anticristo.
·          Ele é a encarnação do que há de pior entre as nações. Encabeçará uma federação de dez reinos, provavelmente países da aliança europeia, tendo a sua sede em Roma a cidade de sete montes.
·         Fará oposição a tudo que se refere a Deus, operará milagres e perseguirá a todos que professarem a fé cristã. É um emissário do Satanás e estará sob o comando do próprio, tendo poder, ou seja, autoridade sobre todas as nações, e será o último governante da terra, antes que Cristo o derrote e assuma o governo total da terra.
·         Ele, o anticristo, tem poder para fazer todo tipo de milagres inclusive físicos e já tem os seus precursores em algumas igrejas. Fará também prodígios sobrenaturais, mas, sempre com o intuito de enganar a muitos e aumentar o seu prestígio, assim como alguns que atuam em nossos tempos, levando muitos a acreditar nos seus falsos milagres.
·         O cenário será horrendo para quem não quer Cristo, ou aquele pensa que tem Cristo, mas, Cristo não vive nele.  
3-Armagedom (Zc 14.1,2; Dn 11.40-45).
·         Os ímpios, por outro lado, não se arrependeram, mas blasfemaram contra Deus. Pessoas castigadas deveriam desistir, mas estes apoiaram o esforço do diabo para retaliar quando enviou três espíritos imundos semelhantes a rãs para reunir tropas para a batalha do Armagedom.
·         A imagem de rãs convocando o exército é para provocar riso; ela simboliza a impotência das forças do mal.
·         Uma estreita passagem entre montanhas, Megido serviu como uma localização ideal para emboscadas. Débora, Saul e Josias lutaram ali em tempos críticos na história de Israel; portanto, Armagedom (a montanha de Megido) tornou-se um símbolo de batalhas decisivas.
·         Quando o exército do Senhor enfrenta o de Satanás em Megido o suspense é grande, na expectativa de ataque e contra-ataque, de estratégia e táticas, de montes de mortos e feridos, finalmente um lado emergindo como vitorioso de uma batalha sangrenta.
·         Mas o texto não descreve nenhuma ação militar. Logo que os exércitos se reúnem, o anjo anuncia "Feito está!" (16:17). O que aconteceu com a batalha? Quando Deus e o diabo se encontram para uma demonstração, o Senhor vence sem luta.
·          A batalha termina antes de começar. A terra treme e o céu deixa cair pedras de granizo de 35 quilos. Mas nenhum julgamento jamais muda os corações dos ímpios incorrigíveis; apesar do granizo, eles continuam blasfemando contra Deus.  




III A REVELAÇÃO DE JESUS
1-As Condições
·         A iniquidade dos homens tomara tal proporção que Deus em sua infinita misericórdia, se sentirá movido por sua justiça, a não mais permitir que a humanidade continue em sua pecaminosidade, então dará inicio a colheita separará o joio do trigo.
·         O joio será queimado e o trigo será recolhido, o pecado será por fim destronado das vidas, e os promotores do pecado, será aniquilado, dando lugar ao restabelecimento do Milênio.
2-Eventos
·         Haverá grandes eventos marcantes, Jesus se apresentará como o Rei dos Reis perante o povo de Israel, na primeira vez Ele era o Filho do Homem, porém agora após derrotar seu inimigo e nosso inimigo, Ele chegará como o Rei da Glória.
·         A milícia celestial está visível aos olhos humanos, pois participarão do grande confronto entre nosso Senhor e as forças do mal (Iníquo Ap 19.14).
·         A tão falada guerra do Armagedom terá seu fim, e a paz será restabelecida (Ap 19.15-18).
·         A nação de Israel, que ao longo dos séculos, foi aviltada e perseguida, agora encontrará sua salvação do extermínio, sofrerá uma transformação espiritual através do avivamento, e voltará a amar a Lei do Senhor (Zc 12.8; Ez 36.26,27).
·         As lideranças satânicas, derrotadas na guerra do Armagedom serão lançadas no lago de fogo (Ap.19.20,21).
·         Por fim Satanás será preso por mil anos no abismo (Ap 20.1-3).

3-Julgamento
·         A primeira coisa a entender sobre o juízo final é que não pode ser evitado. Independentemente de como interpretemos a profecia sobre o fim dos tempos, a Bíblia nos diz que "como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo" (Hebreus 9:27).
·          Todos nós temos um compromisso divino com o nosso Criador. O apóstolo João registrou alguns detalhes do julgamento final:
·         Ap 20.11-15, essa passagem notável nos apresenta o julgamento final – o fim da história humana e o início do estado eterno. Podemos ter certeza disto: nenhum erro será feito em nossas audiências porque seremos julgados por um Deus perfeito (Mateus 5:48, 1 João 1:5). Isto irá se manifestar em muitas provas inegáveis. Primeiro Deus será perfeitamente justo e imparcial (Atos 10:34, Gálatas 3:28). Em segundo lugar, Deus não pode ser enganado (Gálatas 6:7). Em terceiro lugar, Deus não pode ser influenciado por quaisquer preconceitos, desculpas ou mentiras (Lucas 14:16-24).
·         Como Deus Filho, Jesus Cristo será o juiz (João 5:22). Todos os incrédulos serão julgados por Cristo no "grande trono branco" e serão punidos de acordo com as obras que fizeram.
·         A Bíblia deixa bem claro que os incrédulos estão acumulando ira contra si mesma (Romanos 2:5) e que Deus vai "retribuirá a cada um segundo as suas obras" (Romanos 2:6).
·          Os crentes também serão julgados em um julgamento diferente chamado de "tribunal de Cristo" (Romanos 14:10), mas já que a justiça de Cristo nos foi imputada e nossos nomes estão escritos no Livro da Vida, seremos recompensados, não punidos, de acordo com as nossas ações.
·          No juízo final o destino dos perdidos estará nas mãos do Deus onisciente que julgará cada um segundo a condição de sua alma.
 Pr. Carlos Borges(CABB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário