quarta-feira, 18 de junho de 2014

AVIVAMENTO

O que vem ser avivamento? Muitos falam em avivamento, porém bem poucos sabem realmente o que é um AVIVAMENTO.
Hoje a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belém do Pará, completa 103 anos de fundação(18 de Junho de 1911), e o tema para esse ano foi AVIVAMENTO MISSIONÁRIO, todas as comemorações aconteceram no Centenário(Centro Convenção da Assembleia de Deus).
 No dicionário Aurélio, avivamento é definido como o ato ou efeito de avivar tornar mais vivo, mais nítido, cobrar ânimo, ficar intenso.Mas o que avivamento significa dentro do contexto que vivemos - a igreja de Jesus?
Primeiramente o avivamento nos fala de "Retornar"!
No Salmo 85:6 lemos: "Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?" Este texto nos indica a idéia da necessidade de uma recuperação. Nos fala de sairmos de um estado de apatia e inércia, para uma vida de alegria e significado. Trás a idéia de um retorno a uma vida que só é experimentada na lembrança do passado
distante da realidade presente. Esta vida é possível mas foi perdida em algum lugar da existência da fé.
 Em segundo lugar nos fala de "Restaurar"!
Salmo 126:4
O avivamento restaura verdades. Restaura aquilo que um dia cremos (nossa doutrina), e vivemos (nossa prática), mas que por alguma razão abandonamos ao total desapreço. Portanto o avivamento é uma recuperação daquilo que está esquecido, obscurecido. O avivamento repara o altar da nossa vida. Restaura o nosso fervor, nosso ânimo e nossa paixão pelo Senhor do Reino e pelas coisas do Reino.
Em terceiro lugar avivamento nos fala de "Restituir"!
Salmo 51:12
É a restituição de um entusiasmo rejuvenescido; de um andar em santidade. O avivamento é a volta de uma vida de credibilidade! Isto é mais que grandes concentrações, mais que "êxtase pentecostal", mais que uma experiência com o sobrenatural, mais ainda do que milhares de pessoas se agregando às Igrejas evangélicas. É mais que o testemunhar das mudanças sociais que ocorrem
novos apartamentos, novos carros, novos empregos e novas empresas. "Avivamento é uma operação do Espírito de Deus, entre seu povo". É Deus agindo em sua Igreja. É a volta do culto verdadeiro, da adoração genuína, da contrição de coração. É mais que um ensinar teórico. É a prática a vida. É o povo pregando o que na vida já fazem! 

É esta vida que o avivamento pode restituir!
Que Deus nos ajude a sairmos da "vida morta", e restaure em nós seu altar, restituindo-nos um estilo de vida coerente com o caráter Dele!
o avivamento é o ascender dessa chama de amor, estimular o amor, apressar a vida em outras pessoas, o que na realidade não tem acontecido com grande ênfase nas igrejas, por isso, me preocupo sempre que escuto que o avivamento está chegando, que tem acontecido focos de avivamento, veja bem, não aqui dizendo que não existe avivamento em lugar algum, o que quero expressar é a verdade do avivamento que em tantos pontos estão sendo expressados de uma maneira errada e desfocalizada, muitas pessoas dizem que 2 ou 3 pessoas sendo batizadas com fogo em um culto é porque existe ali avivamento, nessas pessoas é verdade. mas o avivamento que elas receberam será usado para que? No serviço do avivamento geral, o que temos vistos é o enfraquecimento geral de igrejas porque pessoas vivem o seu eu sobre a vontade de Deus, eu tenho poder, eu sou o líder, eu tenho a decisão, isso tudo é frieza e não avivamento. Pessoas buscam a presença de Deus para que ela receba algo, para que a sua família receba o que lhe convém, tudo gira em torno da resposta de Deus, como que se Deus se deixasse ser persuadido pelas nossas atitudes, no mover da Sua vontade!
O avivamento real, só existirá, quando a igreja aprender a ser totalmente dependente do Senhor, quando vivermos o amor incondicional, sem colocar opções para Deus, fazermos tudo o possível as nossas forças simplesmente pelo prazer de que o nosso Deus seja louvado. precisamos abrir mão das nossas vontades para que a vontade de Deus possa ser realizada em nós.
Vamos nos colocar como dependentes de Deus e realizar avivamentos como o que gerou Neemias quando reconstruiu os muros em Jerusalém , o avivamento gerado por Moisés quando tirou seu povo do egito, gerando libertação para todo seu povo, Josué quando enfrentou a cidade mais estruturada para guerra que era Jericó, fazendo com que a cidade fosse destruída, e assim, dando passagem para todo o povo entrar na terra prometida, Jesus quando por onde ele passava levava libertação, curas e conversões ao Senhor, quero deixar isso bem fixo, que avivamento real transforma a história do local, das pessoas, e do futuro de onde e daqueles que vivenciam isso.
“Jesus é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” Hb 13:8 – Ele está disposto a realizar o avivamento através de Nós! Vamos nos colocar a disposição da vontade do Pai.
Ev. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário