quarta-feira, 4 de junho de 2014

Armadura do cristão - A Espada do Espírito





A espada era uma arma que possuía uma lâmina comprida e pontuda, afiada dos dois lados. O termo usado na língua original - “macaira (machaira)” - se refere a uma espada curta, semelhante a uma adaga, que podia ser usada para defesa, mas também se constituía num dos principais instrumentos de ataque. Se as outras peças da armadura serviam unicamente como instrumentos de defesa, de proteção, a espada como instrumento de ataque, vinha equipar o soldado para a batalha como um todo.

“A espada que o crente carrega é descrita aqui como a Palavra de Deus. Mas não é o Grego “logos”, mas sim “rhma” (“rhema”) que refere-se à emanação de uma palavra ou declaração, específicas. Na batalha espiritual não é suficiente termos meramente um conhecimento geral das Escrituras; devemos ter também um conhecimento específico delas e usar esse conhecimento corretamente” (A Holy Rebellion, p.145). Note 6.18,19. Para ganhar uma batalha espiritual, temos que falar a Palavra Espiritual de Deus, e não a palavra carnal dos homens.

O escritor da Carta aos Hebreus ao nos falar sobre as características da Palavra de Deus a apresenta como uma “espada de dois gumes”, Hb 4.12, “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Ao ter a visão de Cristo glorificado, João pode ver uma “espada de dois gumes” que saía de sua boca, Ap 1.16, “Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força”. Ver ainda Ap 19.15, “Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso”.

Esta “espada de dois” gumes não é outra coisa a não ser a “Palavra de Poder” que emana da boca do Senhor tanto para salvar (tempo presente) - Jo 5.24, “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha Palavra e crê nAquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” - como para julgar (tempo futuro), Jo 12.48, “Quem Me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem O julgue; a própria Palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”. Quando aceitamos a Palavra de Deus, somos salvos; ao rejeitá-la, esta mesma Palavra será testemunho contra nós no dia do juízo. Se a “Palavra da cruz” é para os crentes “poder de Deus”, para os descrentes é “loucura”, 1 Co 1.18, “Certamente, a Palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”.

Voltando para a questão dos combates espirituais, podemos afirmar que a mais poderosa arma ofensiva que o cristão precisa numa batalha espiritual, é a Palavra de Deus, a inigualável espada do Espírito. Portanto, se quisermos ser vencedores, precisamos conhecê-la, para poder usá-la corretamente, e desta forma colocar em retirada as forças inimigas. O combate é travado nos princípios da Palavra. É ela que nos orientará, disciplinará, além de proteger nossas vidas, e não permitir que o diabo e seus demônios cheguem para junto de nós num combate corpo a corpo. Como você tem usado essa espada? Ela precisa estar afiada, pronta para o combate em sua mão. No conselho de Paulo a Timóteo temos: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”, 1 Tm 2.15.

O principal aliado da Palavra de Deus é o Espírito Santo – por isso “Espada do Espírito”. Depois de nos haver colocado numa relação correta com Deus, enxergando nosso dever de conhecer e estudar a Palavra, precisamos buscar todo o conhecimento possível de Deus e de sua Palavra mediante uma intimidade com o Espírito Santo. Quando nos tornamos salvos nos transformamos em templo do Espírito Santo, 1 Co 6.19, “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus?”. Assim sendo, precisamos ansiar pelo enchimento do Espírito e desta maneira ser vitoriosos na meditação e estudo das Escrituras. Não podemos perder de vista o fato de que a única maneira de ser “cheio do Espírito” é buscar o Espírito.

É evidente que se sou salvo por Cristo, o Espírito Santo está em mim – Rm 8.9, “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Porém, o Espírito, só agirá em minha vida se eu o buscar com todo o meu coração. Sendo cheio do Espírito Santo, Ele me conduzirá para as profundezas da Palavra de Deus – 1 Co 2.10, “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” – o que me capacitará ainda mais para enfrentar as forças diabólicas.

OUTRAS VERDADES IMPORTANTES ACERCA DA PALAVRA DE DEUS

a) Precisamos cultivar sua leitura, aplicando seus princípios de vida, “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”, Js 1.8. Observe que além de “meditar dia e noite” sobre a Palavra de Deus, precisamos cuidar em “fazer tudo quanto nela está escrito”. Grande número de cristãos não se importam, nem um pouquinho que seja, em ler e meditar na Palavra de Deus. Como crentes temos a obrigação de pelo menos lê-la com freqüência, diariamente, com interesse de aprender algo novo. Não devemos nos comportar como os crentes hebreus que já poderiam ser mestres devido ao tempo que professavam a fé cristã, mas que ainda não passavam de bebês em Cristo: “Com efeito, devendo já ser mestres, por causa do tempo decorrido, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de alimento sólido”, Hb 5.12.

b) Devemos usá-la com sabedoria quando atacados pelo diabo. Veja o comportamento de Jesus ao ser confrontado por ele no deserto:

- Quando o diabo o instigou a que transformasse “pedras em pão”, Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão viverá o homem”, Lc 4.4;

- Quando o diabo lhe ofereceu toda autoridade e a glória dos reinos, para que o adorasse, Jesus asseverou: “Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto”, Lc 4.8;

- Finalmente quando o diabo o levou ao pináculo do templo, afim de que Jesus se atirasse de lá, para que os anjos o segurassem, Jesus falou: “Dito está: Não tentarás o Senhor, teu Deus”, Lc 4.12.

c) Devemos reconhecer o seu poder ilimitado, Hb 4.12, “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. A palavra “eficaz”, vem do termo grego “energhv (energes)”, que significa “ativo”, “aquilo que tem vigor”, “força”. É desta palavra que vem o termo português “energia”, donde temos “energia elétrica”, “energia atômica”, etc.. A Palavra de Deus não somente é vida e transmite vida, mas também é fonte de energia e poder. É este poder inerente da Palavra que a torna apta, qualificada, para penetrar as profundezas do íntimo do homem, chegando ao ponto de “discernir os pensamentos e propósitos do coração”.

Moody: O pecado me fará evitar este Livro, ou este Livro me fará evitar o pecado.

Por: José Antônio Corrêa
Igreja Evangélica Batista de Viradouro - Viradouro/SP
pr.correa@proveg.com.br



Postado por Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário