Filipenses, Colossenses,
1ª e 2ª Tessalonicenses.
Cl 2.13-17
Introdução: O ponto de vista tradicional é que Filipenses, juntamente
com as outras epístolas da prisão
(Efésios, Colossenses e Filemom), foi escrita durante a primeira prisão de
Paulo em Roma (60-62 a.C).
A epístola aos Filipenses é uma inspiradora expressão dos sentimentos e
ambições pessoas de Paulo. Ela mostra-nos os valores e os ideais que
formavam a base do seu ministério.Essa
carta evidencia a íntima relação entre Paulo e os crentes aos quais ele se
dirige.Eles haviam sido leais desde o
princípio.
I FILIPENSES, O TESTEMUNHO DE PAULO.
1-Generalidade
·
Paulo
não escreve aos seus amigos em Filipos de sua posição como apóstolo, mas sim de
sua posição ao lado deles, em jugo como eles no serviço ao Senhor.
·
Suas
palavras são para todos os santos em Cristo Jesus em Filipos --
frisando a importância de eles serem unidos na recepção da mensagem que ele
está enviando-- mas com ênfase especial nos bispos e diáconos da congregação, cujo
trabalho é de ajudar em manter os irmãos unidos e constantes no serviço do
Senhor.
·
Paulo
não perdeu nenhuma oportunidade para pregar Cristo; mesmo na cadeia, ele estava
pregando aos perdidos.
·
Outros,
também, estavam pregando. Alguns ficaram animados pelo exemplo de Paulo na
prisão e se esforçaram para pregar mais fora da prisão.
·
Outros, talvez egoístas em querer mostrar que
o apóstolo não era o único capaz de ganhar almas, estavam pregando zelosamente.
·
Paulo
não demonstrou o mesmo caráter daqueles com atitudes erradas. Ele não sentiu
inveja deles como eles esperavam.
·
Antes,
ele louvou ao Senhor porque Cristo estava sendo pregado.
·
O poder da salvação está na palavra
(veja Romanos 1:16); aqueles que procuram a salvação vão ouvir a palavra da
verdade e a seguir, ao invés de seguir os homens que a ensinam.
·
Paulo
conhece apenas duas opções: viver como Cristo viveu, ou morrer como Cristo
morreu (1:21).
·
Essa
é a chave para entender a atitude de Paulo. Porque ele vive como Cristo viveu,
ele não se envergonha de estar preso.
·
Sabe que será provado justo no dia do Senhor,
assim como Cristo foi provado justo pela ressurreição.
·
Uma
vez que ele vive como Cristo, sabe que a morte será para ganhar a recompensa
eterna com o Pai.
·
Portanto, o desejo sincero de Paulo é que
Cristo seja magnificado no seu corpo, e que sua vida encoraje os irmãos em
Filipos.
·
Ele
preferiria morrer agora para estar com Cristo. Mas, se a decisão fosse dele,
ele escolheria ficar para trás para continuar servindo, ainda na carne, aos
seus irmãos, para o bem maior deles e não para o próprio bem dele.
Esboço
de Filipenses
1.
A exortação de Paulo - Fp. 1.1 a
2.18
2.
Os planos de Paulo – Fp. 2.19-30
3.
Prosseguindo para o Alvo – Fp. 3.1
a 41
4.
Agradecimento – Fp 4.2-23
II COLOSSENSES, A SUPREMACIA DE CRISTO.
1-Generalidade
·
Deus fez os cristãos idôneos, ou seja, Deus já
os criou com capacidade plena para serem participantes da herança dos santos.
·
Quando os
cristãos creram na mensagem do evangelho, eles receberam poder para serem
feitos filhos de Deus (Jo 1:12), e quando foram criados, foram criados em
verdadeira justiça e santidade (Ef 4:24).
·
Desta
maneira Deus fez (criou) um novo homem (os cristãos) em Cristo.
·
As novas
criaturas (os cristãos) vieram à existência com direito pleno à herança
guardada nos céus, não necessitando estar debaixo de tutores ou curadores como
era próprio a lei (Gl 4:1 -2).
·
O apóstolo preocupava-se com a mensagem que os cristãos
estavam retransmitindo.
·
Além de serem cuidadosos em retransmitir a
verdade do evangelho, eles deviam atentar para a sociedade onde estavam
inseridos.
·
À época de Paulo a sociedade era composta
por vários povos, culturas e etnias, e, portanto, a preocupação com a mensagem
a ser retransmitida devia ser redobrada. .
·
O apóstolo Paulo preocupa-se em recomendar que a
união em Cristo refletisse mudanças nas relações sociais dos cristãos.
·
Vós, senhores, fazei o que for de justiça e equidade a vossos servos,
sabendo que também tendes um Senhor nos céus. Col.4.1
·
A base utilizada por Paulo para exortar os
senhores é a mesma utilizada para exortar os servos.
·
Os senhores deveriam ter em mente que tinham um
Senhor nos céus e o servos deviam servir aos senhores temendo a Deus.
·
Paulo não busca mudar a ordem socioeconômica da
sua época, antes exorta de maneira que as relações humanas da época fossem
reguladas com justiça e equidade.
·
Para nós, hoje, é inconcebível a ideia de uma
sociedade escravocrata. Muitos questionam por que o apóstolo Paulo não se
empenhou em fazer uma revolução social. Porém, estes esquecem que o discípulo
não pode ser maior que o mestre. Basta ao discípulo ser igual ao mestre "Não é o discípulo mais do que o
mestre, nem o servo mais do que o seu senhor" (Mt 10:24 ).
4-Esboço de
Colossenses
1.
Supremacia na criação – Cl 1.1 a
2.3
2.
Supremacia da religião –Cl
2.4-23
3.
Supremacia na vida cristã –Cl
3.1 a 4.18
III 1ª E 2ª TESSALONICENSES,
ESPERANÇA DA VINDA DE CRISTO.
1-Generalidade
1Tessalonicenses 1:1-10-Cristãos Exemplares
·
Quando Paulo chegou a
Tessalônica durante
sua segunda viagem missionária, alguns foram convertidos pela pregação do
evangelho.
·
Outros principalmente judeus invejosos
rebelaram-se violentamente contra Paulo e os outros pregadores, querendo
levá-los à força para o meio do povo para serem julgados como criminosos (veja
Atos 17:1-5).
2-Contexto
Histórico
·
Ao
lembrar-se desta igreja, Paulo dava sempre graças a Deus pela fé ativa, amor
sacrificial, e esperança firme dela (1:1-3).
·
Paulo
e os outros davam graças a Deus porque os que haviam se convertido se tornaram
irmãos verdadeiros, na mesma família amada de Deus, e eleitos juntos porquanto
obedeceram ao mesmo evangelho (1:4-5).
·
Modelo para os crentes (1:6-10).
Os irmãos tessalonicenses seguiram o exemplo dos evangelistas e do próprio
Cristo, obedecendo à palavra e aprendendo o viver do servo de Deus (veja Mateus
28:18-20).
·
Assim, eles mesmos se tornaram exemplos para
outros ao redor (1:6-7).
·
Observemos o exemplo perfeito destes irmãos: "A operosidade da
[sua] fé" (1:3, 8): a fé deles era ativa - se dedicavam em
divulgar a palavra do Senhor. Fé verdadeira levará o servo de Deus a ensinar o
evangelho por palavra e, por exemplo, (veja Colossenses 3:16-17; Atos 4:12-20;
1 Pedro 4:11).
·
"A abnegação do [seu] amor"
(1:3, 9): o amor
deles para com Deus se manifestou visivelmente em suas vidas. Eles deixaram
de servir ídolos, se converteram a Deus e serviram a Deus. O
amor de Deus exige que deixemos a velha vida e mudemos para servir a ele de acordo
com a sua vontade e não a nossa (veja Marcos 8:34).
·
"A firmeza da [sua] esperança"
(1:3, 10): os
tessalonicenses ficaram firmes mesmo no meio de tribulações porque sua
esperança estava em Cristo, no céu, e não aqui na terra.
·
Muitos perdem a esperança em tribulação porque
esperam por dinheiro ou saúde ou coisas desta vida. Mas estes esperavam o
galardão verdadeiro do céu - a salvação.
·
Mesmo
com esta tribulação a igreja floresceu. Alguns meses depois de sua saída de lá,
Paulo escreveu para encorajá-los a continuarem firmes no Senhor com a mesma
convicção do início.
·
Ao
lembrar-se desta igreja, Paulo dava sempre graças a Deus pela fé ativa, amor
sacrificial, e esperança firme dela (1:1-3).
3-Conteúdo
·
2 Tessalonicenses 1:1-12 Cumpre-nos
Dar Graças a Deus Provavelmente apenas alguns
meses depois de enviar sua primeira carta, Paulo, ainda junto com Silvano e
Timóteo, escreve mais uma vez à igreja dos tessalonicenses (1:1-2).
·
Dando graças pelo crescimento deles
(1:3-5). Na primeira carta Paulo e seus companheiros oraram pelo
crescimento da fé e do amor dos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 3:11-13).
·
Portanto, ao começar a segunda carta, agradecem
a Deus pela maneira que ele já estava respondendo a estas orações nas vidas dos
irmãos (1:3).
·
Paulo disse que tanto as provações quanto a
confiança destes irmãos eram provas de que Deus é justo e que os estava
preparando para o seu reino (1:5).
·
De fato,
enquanto muitos evitam a todo custo o passar por tribulações, a Bíblia ensina
que elas são úteis, e que fazem parte do crescimento espiritual (veja Tiago
1:2-4).
·
Dando graças pelo reto juízo de Deus
(1:6-10). Muitos
se desesperam ao ver pessoas que não buscam a Deus se dando bem nesta vida
enquanto as que o buscam em verdade sofrem (veja Salmo 73:2-13).
·
Porém,
Deus a tudo vê e a justiça dele é verdadeira (veja Hebreus 4:12-13). Paulo
consola os irmãos com a lembrança de que a justiça de Deus trará alívio para
eles e tribulações para aqueles que agora os perseguem "quando do
céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder", ou
seja, no dia de julgamento (1:6-7).
·
Neste dia Deus há de tomar "vingança
contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho do
nosso Senhor Jesus" (1:8).
·
Ele
é justo em assim fazer, porque todos foram criados para buscá-lo, e porque ele
enviou seu Filho para chamá-los por meio do evangelho (veja Atos 17:24-31; 2
Tessalonicenses 2:13-14).
·
No julgamento Deus fará clara distinção entre
os justos e os injustos, expulsando os rebeldes da sua presença eternamente e sendo
glorificado na obediência e na fé dos santos (1:9-10).
4-Esboço
de Tessalonicenses
1ª TS.
1.
Revisão
do Ministério de Paulo -1 Ts. 1.1 a 2.16
2.
Desejo
de Paulo visitar os Tessalonicenses -1 Ts. 2.17 a 3.5
3.
Relatório
de Timóteo – 1Ts. 3.6-13
4.
A
vida cristã e a volta de Jesus – 1Ts. 4 e 5
2ª Ts
1.
O
dia do Senhor e a apostasia – 2 Ts. 1.1 a 2.1-2
2.
Exortações
finais e bênçãos – 2 Ts. 2 e 3
Pr. Carlos Borges(CABB)
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