sexta-feira, 13 de junho de 2014

TEMPO DE CANTAR CHEGOU




Juízes 7.1-25
Introdução: Depois da morte de Josué, o povo de Israel passou por mais de três séculos nos quais "não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto" (Juízes 17:6; 21:25). Durante esse período, se repetia várias vezes o mesmo ciclo: O povo obedecia a Deus por algum tempo e,   depois, afastou-se dele.  Como alerta ao povo rebelde, Deus permitia que um inimigo o oprimisse. Quando o povo se arrependia e pedia libertação, Deus mandava juízes para livrá-lo das mãos dos inimigos. O povo resgatado servia ao Senhor durante o resto daquela geração, assim começando, de novo, o ciclo. Gideão foi o quinto dos juízes ou libertadores, apresentado em Juízes, capítulos 6, 7 e 8. Da vida dele, podemos aproveitar muitas lições valiosas.

Deus dá a vitória

·         Chegou o dia da grande batalha (Juízes 7). Gideão conduziu seu exército de 32.000 israelitas para o campo de conflito contra 135.000 midianitas.
·         Sua desvantagem militar era de 4 contra 1! Deus não deixou Gideão entrar na batalha com este número de soldados. Em duas etapas, ele diminuiu a força militar de Israel.
·         Primeiro 22.000 voltaram para casa, e os midianitas ficaram com uma vantagem de 13,5 contra 1.
·         A autossuficiência torna-se um inimigo quando nos faz acreditar que sempre que sempre podemos fazer o necessário através de nossas forças.
·         Para evitar essa atitude Deus entre os soldados de Gideão, Deus reduziu seu numero de 32.000 para 300.
·         Na segunda etapa, Deus mandou embora mais 9.700 israelitas, deixando Gideão com apenas 300 soldados. Para vencer o inimigo, cada soldado israelita teria que vencer 450 do inimigo! 
·         Com um tão pequeno exército, não haveria dúvida que a vitória viria do Senhor.
·         Deus, na sua perfeita sabedoria, tinha um propósito bem definido nesta redução das forças militares de Israel.
·          Ele mandou seu exército à batalha com uma desvantagem tão grande que ninguém poderia dizer: "A minha própria mão me livrou" (Juízes 7:2).
·          Assim como eles, precisamos reconhecer o perigo de lutar com as nossas próprias forças, podemos confiar na vitória se tão somente colocarmos nossa confiança em Deus e não em nós mesmos.
·         Até hoje, muitas pessoas não aprenderam esta lição. Confiam em números, achando que grandes multidões são evidência da aprovação de Deus.
·         Dependem de estratégias e táticas humanas e carnais para alcançar alvos de crescimento de igrejas. E, no fim, se gabam em seus relatórios, destacando os grandes feitos de homens.
·          Muitos missionários e outros líderes religiosos, como os midianitas, confiam nos grandes números e nas táticas humanas (igrejas promovendo atividades não espirituais para aumentar sua frequência, ensinando mensagens diluídas que parecem mais relevantes aos seus ouvintes carnais do que a mensagem da cruz, destacando edifícios impressionantes para atrair pessoas que não aceitariam a chamada simples de um Salvador humilde, etc.).   
·         Para enfrentar as forças esmagadoras, Gideão teve medo.
·         Deus compreendeu este receio, mas não o livrou de sua responsabilidade, ao contrário, permitiu que ele entrasse no acampamento inimigo e ouvisse uma conversa que lhe daria coragem (7.12-15).     
·         Você está diante de uma batalha? Deus pode conceder-lhe a força necessária para qualquer situação.
·         Não fique surpreso pela forma como o Senhor irá ajudá-lo, assim como Gideão, você precisa ouvir Deus e estar pronto a dar o primeiro passo.
·         Apenas após ter começado a obedecer ao Senhor você encontrará a coragem para prosseguir.
·         O exército de Gideão apenas assistiu enquanto Midiã entrava em pânico, confusão e retirava-se desordenadamente.
·         Nenhum homem precisou desembainhar sua espada para derrotar o inimigo. O pequeno exército de Deus nunca teria conquistado tal vitória por suas próprias forças.
·         O Senhor queria demonstrar para Israel que a vitória não dependia da força ou número de pessoas, mas da OBEDIÊNCIA E DO COMPROMISSO COM ELE. 
Quando nós servos do Senhor, colocamos nossos desejos, prioridades, e dificuldade nas mãos do Senhor, Ele responde com sua Sabedoria, Misericórdia e Amor, então diante dos problemas resolvidos, que não foram resolvidos pelos nossos esforços ou méritos, ou capacidade intelectual, podemos então dizer que O TEMPO DE CANTAR CHEGOU. 

Ev. Carlos Borges (CABB)           

Nenhum comentário:

Postar um comentário