quinta-feira, 26 de junho de 2014

O GRANDE DIA DO JUÍZO

1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.
2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria
3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.
4 Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e ordenanças.
5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
No dia do Senhor, a ira de Deus em relação aos ímpios queimará como fornalha(4.1).Mas Ele será como  o calor curativo do sol para aqueles que o amam e lhe obedecem.João Batista profetizou que, com a vinda de Jesus, a aurora estava  prestes a romper com a luz para  aqueles que se  encontravam  nas trevas do pecado(Lc 1.76-79). Em Isaías 60.20 e Apocalipse 21.23,24 aprendemos que nehuma luz será necessária na  Cidade Santa de Deus, porque o próprio Senhor será a luz.
A despeito de como a vida possa estar neste momento, o Senhor  controla o futuro, e tudo será feito corretamente.Nós  que amamos e servimos a Deus, aguardamos ansiosamente uma alegre comemoração.Esta esperança torna-se nossa quando confiarmos nossa vida ao Senhor.
Estas leis dada a Moisés no Monte Sinais, eram o fundamento da vida civil, moral e cerimonial da nação(Êx.20; Dt 4.5,6). ainda  devemos considerar as LEIS MORAIS porque elas  são aplicáveis  a todas as gerações.
Elias foi um dos maiores profetas que já viveram em Israel( sua historia está registrado nos livros I Rs. 17 e em II Rs 2). Com a morte de Malaquias, a voz  dos profetas de Deus ficaram em silêncio por um período de 400 anos. Então viria um profeta, como Elias, para anunciar a vinda do Messias(Mt.17,10-13;Lc1.17).
Este profeta foi João Batista. Ele preparou o coração do povo para a chegada de Cristo, ao exortá-lo a arrepender-se de seus pecados. A vinda do Senhor Jesus não traria apenas  a unidade e a paz, mas também juízo sobre aqueles que se recusassem a deixar seus pecados.
Malaquias nos dá diretrizes práticas sobre nosso compromisso com Deus: o Senhor merece o melhor que tivermos a oferecer(1.7-10);devemos estar dispostos a mudar nosso modo errado de viver(2.13-16); devemos ser sensíveis ao processo de purificação de Deus em nossa vida(3.3);devemos dar o dizímo de nossa  renda (3.8-12); e não deve haver o orgulho em nossa vida(3.13-15).
Malaquias conclui sua mensagem apontando para aquele dia do Juízo Final.Para aqueles que estão comprometidos com Deus, será um momento de alegria porque introduzirá à  eternidade, na presença do Senhor. Aqueles  que ignoram a Deus serão como a "palha", que será totalmente queimada(4.1).
Para ajudar as pessoas  a se prepararem para aquele dia do Juízo, o Senhor  enviaria um profeta como Elias(João Batista), que prepararia o caminho para Jesus Cristo, o Messias. O NT tem inicio com essa profeta que conclama as pessoas a se converterem de seus pecados e retornarem para Deus.Tal compromisso com o Senhor exige grande sacrifício de nossa parte, mas podemos estar certos de que no final será compensador.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário