segunda-feira, 9 de junho de 2014

RESULTADO DA AÇÃO DA IGREJA



Introdução:A igreja precisa se fazer presente na sociedade onde está inserida,com ações positivas de seus membros(testemunho)e sua própria ação junto a sociedade,com trabalhos sociais visando impactar as pessoas pelo amor de Cristo em suas vidas,caso contrário ela será apenas mais uma instituição física sem propósito.

I RESULTADO DA AÇÃO DA IGREJA
1-Crescimento espiritual
·         Infelizmente, as igrejas brasileiras estão cheias de cristãos que se converteram ao Evangelho há várias anos que ainda são meninos na fé.
·         É frustrante ver pessoas que nasceram de novo viverem como "bebês", inseguras e inconstantes, mesmo após um longo período de caminhada na fé em Cristo.
·         Senhor nos revela que cada pessoa tem um chamado específico e que todos os que nasceram de novo em Cristo possuem um chamado,  porque todos receberam um dom espiritual no novo nascimento (Ef. $.11-16).
·         Para o aperfeiçoamento/amadurecimento do cristão.
·         Para obra do ministério referente ao chamado do Senhor para cada um.
·         Para edificação do corpo de Cristo, isto é, de todos os cristãos.

2-Plenitude espiritual
Podemos fazer uma analogia do crescimento espiritual com o nosso desenvolvimento humano, que possui as seguintes fases: 
Fase
No crescimento humano
No crescimento espiritual
Nascimento
Começo do conhecimento de todas coisas
Conversão, início da caminhada na fé
Dependência dos pais
Dependência para comer, para tomar banho, para trocar de roupa, para todas as necessidades
Dependência total de outros cristãos para começar a aprender a Palavra de Deus e aprender a nova vida em Cristo
Engatinhar, Andar
Início da independência
Início da aprendizagem dos princípios eternos de Deus e correção de erros de conduta
Dependência de outras pessoas
Dependência financeira, por exemplo. Independência das atividades essenciais.
Dependência de cristãos maduros (pais na fé) que aconselhem sobre os princípios da Palavra de Deus para que sejam tomadas decisões
Escola
Aprendizagem
Aprendendo a andar com Deus, a ler a Bíblia e compreender a vontade Dele
Adolescência
Maior independência, porém sem responsabilidades
Menos dependência de outros cristãos e maior dependência de Deus.
Fase adulta
Responsabilidades, novas experiências, suporte a outras pessoas
Tomar decisões e enfrentar desafios dependendo totalmente de Deus, ensino de cristão recém-convertidos, liderança de ministérios, etc.
·         Cristãos que estão há anos na igreja e não sabem qual dom espiritual receberam do Senhor.
·          Há cristãos que sequer sabem que receberam um dom espiritual, e não sabem porque não lêem a Palavra de Deus.
·         Cristãos que, apesar de terem se convertido há um longo tempo, dependem totalmente do pastor ou de outros irmãos para fazer uma oração ou para tomar uma decisão.
·         Esses cristãos fazem do pastor ou dos outros irmãos uma espécie de "gênio da lâmpada", pois são totalmente incrédulos e dizem que não conseguem ouvir Deus.
·         Cristãos que não se envolvem em nenhum ministério porque dizem que ainda não receberam a revelação de Deus, quando, na verdade, não buscaram a revelação de Deus sobre o seu chamado.
·         Cristãos que são espectadores no Reino de Deus e vão à igreja para "buscar a bênção", enquanto o Senhor disse que as bênçãos nos alcançarão quando ouvirmos a voz Dele (Deuteronômio 28:2).

3-Crescimento Numérico
·         Primeira, o crescimento numérico e espiritual da igreja de Cristo vem de Deus! Isto é algo legitimo, bíblico e desejável.
·         Segunda, a despeito de Deus ser a causa primária deste crescimento, ele o realiza através da nossa obediência e devoção. Como Paulo disse “é Deus quem deu o crescimento”, mas Deus só operou tal crescimento após Paulo ter “plantado” e Apolo “regado” (I Co 3:6).
·         Terceira, o caminho do discipulado é longo e trabalhoso, mas é uma importante marca para o crescimento saudável da sua igreja! Crescimento numérico sem discipulado não é um atalho, é um beco sem saída.
·         Quarta, quando os membros de uma igreja crescem à semelhança de Cristo, é Deus quem recebe a glória! Por isso Jesus disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

4-Aumento de obreiros

·         A verdade, principalmente na pessoa do obreiro, não pode ser uma teoria vã, mas sim vivida.
·         Pode-se ter uma aparência de piedade, pretender “andar segundo a verdade”, mas se não for posta em prática na sua vida pessoal e, em suas relações no cotidiano com todos os que o cercam, sem dúvida alguma terá um ministério frustrado, e um escândalo para a igreja.
·         Mas no mesmo versículo nos fala de crescimento. A verdade é Cristo, e é Ele o nosso melhor exemplo.
·         O obreiro é um cooperador, um auxiliador.
O arranjo harmonioso do corpo de Cristo - a sua igreja, é um sinal da habilidade de Deus, já vimos que é Ele quem forma e promove os seus obreiros para a sua igreja, e em amor ela é edificada.
·         Paulo , o apóstolo do Senhor enfatiza a realidade do obreiro como cooperador.
·         É somente de Cristo, como Cabeça, que o corpo recebe toda sua capacidade para crescer e para desenvolver sua atividade, mas compete aos obreiros como a verdadeiros cooperadores do Senhor a atuarem eficazmente , pois Deus espera dele. I Co.3.6.

II RESULTADOS DA AÇÃO PARA  OS DESCRENTES
1-Transformação de vidas
·         Só entrarão no Reino aqueles que estiverem prontos para uma grande transformação de vida.
·         Em Mateus 7:21 lemos que “nem todo que diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
·         Significa que só entrarão no Reino os que obedecerem o que diz a Palavra de Deus.
·         Jesus diz que teríamos que nascer novamente. O que Ele queria dizendo essas palavras? Na realidade quando nascemos do homem nascemos para o mundo, mas quando nascemos do Espírito nascemos para Deus.
·         Porque o nosso Deus é o Deus que responde com o fogo.
·         Nos dias de hoje nós que somos os sacerdotes de Deus temos que todos os dias acender lenha nesse fogo, que são as nossas orações. Os nossos holocaustos hoje são as nossas orações e os nossos louvores (Levítico 6:12).
2-Mudança de perspectiva
·         A perspectiva bíblica quanto à mudança de comportamento está ligada à santificação.
·         Como afirma Booth: “A Santificação é um processo contínuo pelo qual Deus, por sua misericórdia, muda os hábitos e o comportamento do crente, levando-o a praticar obras piedosas.
·          Sabendo que “a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta par discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12), precisamos recorrer a ela para entender não só como agimos, mas por que agimos como agimos.
·         É muito importante entender que, na dinâmica da igreja, somos responsáveis por “admoestar uns aos outros” (cf. Rm 15.14).
·         Como indica o excelente livro do Dr. Paul Tripp, somos “Instrumentos nas mãos do Redentor – pessoas que precisam ser transformadas ajudando pessoas que precisam de transformação”

3-Restauração familiar
·         Nunca desista! Para a conquista do seu território familiar, você vai precisar testemunhar a sua mudança através de seu arrependimento, da humilhação, do perdão que se desatará através de sua vida (Tg. 4:10).
·         Jesus em seu ministério trouxe muita restauração nas famílias. Ele andava de casa em casa, falando do Reino de Deus e promovendo a cura em meio as famílias em diversos momentos.
·         Devemos nos lembrar que o filho pródigo na parábola, teve que dar 4 passos para que houvesse reconciliação com sua família.
- Lembrou-se que em casa tinha o melhor e não valorizou, teve que se arrepender.
2- Reconheceu o seu erro e teve que confessá-lo.
3- Humilhou-se a ponto de se tornar servo.
4- Tomou uma atitude para sair do chiqueiro e voltar ao encontro com sua família.

III  RESULTADO DA AÇÃO PARA A SOCIEDADE

1-Impacto pela unidade
·         Voltando nossa atenção para o Ef 4.1-6, vemos que a Igreja deve cuidar da sua unidade.
·         Em Ef 2.19-22Paulo usa a figura de um edifício, uma construção, para ilustrar a Igreja de Cristo.
·         O fundamento da Igreja é o Senhor Jesus, a Pedra Angular, e nós, somos quais tijolos colocados sobre Jesus.
·         Aqui em Ef 4.1-6, Paulo mostrou que a Igreja deve manter-se unida em sua fé em Cristo. Por isso mesmo convido você a meditar comigo sobre: A unidade da Igreja de Cristo.

2-Grandes ações Evangelísticas
·         A omissão da igreja é um grande pecado que enfraquece seus alicerces e que a transforma em sal insípido. Vejam o ensino de Jesus em Mateus 5.13 - “Vós sois o sal da terra;e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens”.
·         A afirmação de Jesus é forte e provocante, pois ao nos comparar ao sal, Ele está dizendo que nós somos chamados para modificar o “sabor do mundo”.
·         O sal na comida além de melhorar o seu sabor ainda serve para conservação dos alimentos.
·         Um crente de verdade tem estas duas responsabilidades em relação ao mundo, tanto ele tem em Cristo o poder de modificar tudo a sua volta, como também como ele tem o poder de conservar.
·         A igreja de Atos dos Apóstolos, onde tudo iniciou, produziu um impacto muito forte nomeio da comunidade em que estava inserida.
·         Em seu instinto de unidade e preservação, devido à  perseguição surgida pós-morte de Cristo, eles faziam tudo juntos.

3-Participação nas decisões da nação
A “missão própria confiada por Cristo à sua Igreja não é de ordem política, econômica ou social.
·         Entretanto, o movimento liberal quis ir mais longe, ao reduzir o papel da Igreja unicamente a esfera espiritual privada, pessoal, intimista, de modo que qualquer manifestação pública da Igreja no mundo constituía-se em exorbitação de seus direitos.
·         Por isso, se de um lado a Igreja reconheceu e reconhece a legitima autonomia do mundo político, doutro lado arroga-se o direito de “respeitar e promover também a liberdade política e a responsabilidade dos cidadãos”.
·         Mais claramente afirma: “é justo que a Igreja, sempre e em toda parte, possa, com verdadeira liberdade, pregar a fé, ensinar a sua doutrina social, exercer livremente a sua função entre os homens e proferir o juízo moral sobre realidades que se relacionam com a ordem política, quando o exigiram os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas.

4-Formação de um cidadão melhor
·         É dever da igreja através da conversão, transformar um homem perdido,marginal a Lei de Deus, em um novo homem, cidadão do céu e da terra.
·         A traves da conversão e ensino da Palavra de Deus, mudar os conceitos humanos errôneos diante de Deus e formando um novo cidadão social/espiritual compatível com as Leis de Deus e dos homens.
·         Quando mudamos o modo de agir do homem,transformando-o em cidadão do bem, a sociedade composta por homens, mulheres,jovens e crianças, esta sociedade é humanitária,justa,ética e sadia espiritualmente.
·         Como no céu não entra pecado, nenhum cidadão pecador adentrara as moradas celestiais.
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário