terça-feira, 10 de junho de 2014

FAMÍLIA, ALIANÇA DE AMOR E VIDA




Ef. 5.21-25
Introdução: A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.


I A FAMÍLIA NA BÍBLIA
1-Conceito original (Sl. 127.1).
·         As famílias constroem suas casas, e as sentinelas guardam as cidades, mas ambas as atividades são inúteis se o Senhor não estiver presente.
·         Uma família sem Deus nunca poderá experimentar o laço espiritual com que Ele ata os relacionamentos.
·         Uma cidade sem Deus se desintegrará devido à sua impiedade (sem piedade) e corrupção.
·         Não devemos cometer o erro de deixar o Eterno fora de nossas vidas.
·         Se o fizermos, todas as nossas realizações serão inúteis.
·         Façamos de Deus a nossa prioridade mais elevada, e deixemos que Ele edifique nossas vidas.
2- Origem da família (Gn 1.26-28).
·         Deus criou o ser humano desdobrado em dois sexos, homem e mulher, e mandou que se multiplicasse que gerassem filhos.
·          Ao mesmo tempo estava criando o ser humano, instituindo a família, e lançando as bases para a formação da sociedade humana.
·          Não foi o homem que decidiu ou descobriu que poderia procriar gerar filhos, mas foi Deus quem ordenou ao homem que assim fizesse e quem o capacitou para tal.
·         Não criou um ser assexuado com algum sistema que lhe desse a ser hermafrodita que pudesse gerar de si mesmo uma outra criatura semelhante.
·          Também não criou dois machos ou duas fêmeas dando-lhes a capacidade de gerarem filhos entre si, mas criou o ser humano como macho e fêmea, para que dos dois fosse gerada uma terceira pessoa, formando, a partir daí, uma família.
·         Sendo assim, podemos afirmar que a família é uma instituição divina para o homem e não uma instituição humana para o próprio homem.
·         Também podemos afirmar que qualquer adulteração da formatação original da família é uma adulteração do projeto divino para a família humana.

3- A queda da família
·         Satanás levou a mulher a desobedecer à voz de Deus. Talvez, de modo suave e envolvente, ele tenha falado: "É assim que disse Deus: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gn 3.1).
·          “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito”.
·          E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”“. Eva confirmou a ordem do Senhor (Gn 3.2,3) “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim(da ciência do bem e do mal), disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”, mas cedeu à tentação do Maligno.
·         Este a iludiu seduziu e a fez cair no pecado da desobediência (Gn 3.4,5) “Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis”. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos.

·         Porque Satanás nos tenta? A tentação é um convite a viver segundo a vontade dele e desistir de viver de acordo com a vontade de Deus.
·         Satanás tentou Eva e foi bem sucedido em fazê-la pecar, desde então ele tem estado ocupado, induzindo as pessoas ao pecado. (ele tentou até Jesus).
·         Qual é a origem dos males que atacam a família? O pecado. A vida familiar de Adão e Eva era perfeita, porém o pecado trouxe a disfunção para o seio da família.
·          Depois da Queda podemos ver sentimentos como o medo, a culpa e a vergonha, perturbando a convivência do casal (Gn 3.8-12O pecado sempre faz o relacionamento familiar adoecer). Há muitos lares doentes, onde a família deixou a muito tempo de ser um local de acolhimento, proteção e cuidado devido aos pecados não confessados e não abandonados. Essas transgressões causam culpa e separam as famílias da comunhão com Deus.

4-Propósitos imutáveis
·         A Palavra de Deus nos ensina uma única forma de vencermos o Maligno: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (tg 4.7).
·         Se a família sujeitar-se a Deus e resistir o Diabo, este fugirá, pois o segredo da nossa vitória contra Satanás começa com a nossa submissão a Deus, para que depois, sim, possamos resistir ao Diabo. E quando resistirmos ao adversário, não nos esqueçamos de usar a "armadura de Deus" (Ef 6.10-17).
·         Todavia, Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar as famílias da maldição do pecado. Cristo se fez pecado por nós, e na cruz levou as nossas iniquidades sobre si (Is 53.4). Isso nos mostra o quanto Deus deseja abençoar nossas famílias.

II RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
1-Corrupção da família
·         Deus tem projetos de paz para nós e não de mal. Tudo o que Deus fez é bom, porque Deus é um Deus bom.
·          A família é projeto de Deus. A PRIMEIRA CÉLULA É A FAMÍLIA! A Bíblia diz: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa” (At. 16:31).
·          É uma promessa da Palavra. Você precisa orar pela restauração e conversão de sua família.
·          Nunca desista! Para a conquista do seu território familiar, você vai precisar testemunhar a sua mudança através de seu arrependimento, da humilhação, do perdão que se desatará através de sua vida (Tg. 4:10).
·         Jesus em seu ministério trouxe muita restauração nas famílias. Ele andava de casa em casa, falando do Reino de Deus e promovendo a cura em meio às famílias em diversos momentos.
2-Compromisso de Deus
·         Devemos reconhecemos a autoridade da palavra de Deus para as nossas famílias. Nós reconhecemos as verdades da palavra de Deus como a única verdade, inconteste, que são fundamentos, alicerces para a família cristã.
·         Nós acreditamos na relevância da palavra, ou seja, não há coisa mais importante, nesta terra, do que a palavra. Nós não queremos alicerçar as nossas vidas naquilo que a sociedade diz, porque a sociedade está quebrada e falida.
·          É, aqui, na relevância da palavra, na verdade da palavra, na autoridade da palavra, que nós vamos buscar o ferro, a areia, o cimento para fazermos o alicerce da nossa casa, do nosso lar (família).
3-Salvação da família
·         Era noite, quase meia noite, e os dois evangelistas cantavam e oravam naquela prisão sob os cuidados do carcereiro filipense.
·          Os prisioneiros os ouviam cantar e orar. Quem sabe eles estivessem orando pelos companheiros de prisão e pelo carcereiro? Quem sabe eles estavam incluindo em suas orações os familiares do carcereiro e dos prisioneiros?
·         O certo é que, à meia noite, houve um terremoto que abalou o local. As portas da prisão foram abertas e todas as algemas se partiram.
·         O carcereiro, percebendo a situação, pensando que os prisioneiros haviam fugido, tomou a espada para matar-se (pois seriam requeridas de suas mãos as vidas dos fugitivos).
·          Mas Paulo aproveitou a oportunidade para pregar-lhe as boas-novas da salvação. E em resposta à clássica pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?”, Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa.” (At 16.22-34).
III OS MEMBROS DA FAMÍLIA
1-Maridos (Ef. 5.25)
·         Deus estabeleceu papéis diferentes para os membros da família. Esposos e esposas têm seus deveres e direitos. Ser bem casado é uma bênção. A esposa prudente vem do Senhor (Pv 19.14). O que a Bíblia ordena ao marido.
·         Como Cristo trata o homem, o homem deve tratar a sua esposa. A ênfase nesta passagem não está na autoridade do marido para governar, mas em sua responsabilidade de amar. Deus não ordenou às mulheres que amassem, mas ordenou aos maridos.
·         Através da proteção e cuidado - espiritual emocional e social – de forma que a esposa viva feliz (1 Co 7.33; Dt 24.5; 1 Tm 5.8).
·          O marido deve procurar suprir todas as necessidades da esposa, inclusive de descanso e lazer (Ct 7.11,12).
·         Para isto, deve trabalhar (1 Ts 4.11,12; 2 Ts 3.10-12) Cuidando da vida espiritual dela.
·         O homem que ama a esposa é o sacerdote do lar, contribuindo para seu crescimento espiritual e abençoando sua casa (2 Sm 6.20). Deve tomar a iniciativa de orar coma esposa, ler a Bíblia juntos (Mt 18.19).

2-Esposa (Ef. 5.22)
·         Submeter-se a outra pessoa é muita vezes um conceito mal interpretado, não significa tornar-se um capacho.
·         Quando nos submetemos a Deus, tornamo-nos mais disposto a cumprir sua ordem de nos submetermos aos outros, isto, é de subordinar nossos direitos ao próximo.
·         As instruções da Bíblia são claras. As mulheres devem submeter-se aos seus maridos. Essa submissão não indica inferioridade.
·         Mesmo Jesus se submeteu ao Pai, entretanto ambos, Pai e Filho, participam igualmente da natureza divina. Do mesmo modo, esposo e esposa têm igual valor como pessoas, mas Deus ordena que o esposo guie a família.
·         As esposas devem obedecer à vontade de seus esposos em tudo, exceto quando essa vontade contradiz a Palavra de Deus.
3-Pais
·         Como membro da sociedade os pais cristãos precisam educar seus filhos, e não deve deixar tal encargo sob responsabilidade da igreja, ou de qualquer outra instituição.
·         Tal incumbência é única e exclusivamente dos pais. Se faltar os pais, tal incumbência deve ser transferida a outra pessoa que desempenhe este papel: avós, tios, ou, em último caso, uma instituição estabelecida pela sociedade (orfanato).
·         Aqueles que têm filhos pequenos querem fórmulas para prevenir que seus filhos não se desviem da igreja, e os que têm filhos grandes, que se distanciaram da igreja, desejam que Deus realize um milagre.
·         Em primeiro lugar, todo cristão deve estar consciente que ‘os filhos da carne não são filhos de Deus’. Como? O meu filho, nascido em berço evangélico e/ou protestante não é filho de Deus?
·         Ora, se ‘filho de crente fosse filho de Deus’, teríamos que concordar que todos os descendentes de Abraão também são filhos de Deus, porém, não é isto que a bíblia ensina.
·         Para que um filho de um cristão seja filho de Deus, necessariamente precisa crer do mesmo modo que o pai creu na mensagem do evangelho “Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão” (Gl 3:7).

4-Filhos
·         Reconhecendo a existência e influência do pecado, sabemos que todos os lares não estão operando com as mesmas regras e propósitos com os quais um lar cristão opera. Aprender o que a Bíblia ensina sobre o assunto do lar é uma garantia de que atingiremos o alvo o que Deus tem para nós na relação de família.
·         De acordo com a Bíblia, filhos são uma bênção que vem do Senhor, “o fruto do ventre o seu galardão.” (Sal 127:3). Não são sós os filhos que são uma bênção, mas também os filhos dos filhos são “a coroa dos velhos” (Prov. 17:6).
·         Se vamos ter a mesma atitude que Deus tem deste assunto devemos já nos dobrar a ideia que filhos, em qualquer época, não são menos que uma bênção.
·         Muitas vezes, quando os filhos são menos que uma bênção para os pais, os pais reclamam que é um peso. É fato que “o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (Prov. 10:1), mas a maioria destes casos foram os pais quem deram causa a tal insensatez pelo descuido no treinamento do filho.
·         “Honra a teu pai e a tua mãe.” Jesus recebeu os meninos e disse, “dos tais é o reino de Deus.” (Mar 10:14). Se a obediência completa é a única virtude da criança, então pode saber que qualquer que queira ver o reino de Deus deve ter prontidão de espírito de obedecer em amor tudo que Deus mandou.

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário