domingo, 24 de março de 2013

A CONVERSÃO DE PAULO



Esboço da Lição nº9 do 1º trimestre de 2011
A CONVERSÃO DE PAULO
At.9.1-9

Introdução:Paulo assume um lugar de grande  importância, depois de Jesus ele foi escolhido como um vaso para a ministração do  evangelho aos gentios.Pesa sobre os ombros de Paulo uma grande missão, a divulgação do Evangelho entre as nações (povos) não judeus.Ele escreveu vários livros(epistolas) no Novo Testamento.

I  SAULO DE TARSO
·         Paulo  nasceu em Tarso capital da Cilícia,  província  a sudoeste da Ásia Menor(Moderna Turquia). Ficava cerca de 480Km ao norte de Jerusalém, situada às margens do Rio Codno, a 16 Km ao norte da costa do Mar Mediterrâneo.
·         Durante o período selêucida, entretanto, Tarso tornou-se uma cidade livre(em 170 a.C) e  abriu-se  para a cultura e educação grega no tempo dos romanos.
·         Tarso  era uma famosa cidade universitária, só  ultrapassada  em fama  e oportunidades de educação e cultura  por Antenas e Alexandria como centro educacional do mundo.
·         Paulo viveu seus primeiros anos em Tarso, e lá esteve após sua conversão ao cristianismo.
·         Paulo era de uma família benjamita, que apesar de viver na diáspora, era fiel à tradição(Fp 3.5).
·         Paulo teve uma boa formação cultural(conhecimento humano) e religioso (espiritual),e provou ser hábil para  atuar como apóstolo dos gentios.

1-Formação cultural

·         Paulo foi instruído aos pés de Gamaliel, um rabino  muito revenerado naquela época.Gamaliel era muito conhecido e respeitado como profundo conhecer e especialista  em lei religiosa e como voz de  moderação(At 5.34).
·         Aos pés de Gamaliel, Paulo tinha sido instruído conforme a verdade da lei do País(Israel),aprendendo a seguir  as leis  e os costumes judeus com muita atenção.
·         Os fariseus( era um grupo do conselho) eram famosos pela rigorosa observância  dos detalhes  mais minuciosos da lei(Mt 23).
·         Paulo era integrante  do partido religioso mais conceituado do judaísmo –Os fariseus(AT 26.5).
·         Ele conhecia  profundamente  e intimamente o Antigo Testamento(Rm 1.17;3.4,5, 10-18; 9.6-33), as  tradições  de seu povo(At 26.;28.17,18;Gl 1.13-14) e a língua  hebraica(At 22.1,2).
·         Por ser tão bem versado(instruído) no meio religioso de Israel, Paulo recebeu  dos principais sacerdotes,autorização para perseguir e prender os cristãos,discípulos de Jesus(At.26.10).
·         Paulo era tão fanático, tão demasiadamente enfurecido com aqueles  que conheciam a Cristo,que os perseguia até em cidades estranhas de terras distantes, com isso ele levou sua campanha de terror à estrada, rumo a Damasco.
·         Paulo possivelmente  tenha cursado a Universidade de Tarso,pois tinha amplo domínio da língua grega e de outros clássicos, dois deles e mencionado por Paulo Arato(poeta estóico da Cilícia 315-240 a. C) e Epimênindes(Poeta cretense 600 a.C)(At17.28)
·         Sendo também cidadão romano, provavelmente falava latim.

2-Paulo cidadão romano

·         Paulo tornou-se cidadão romano,porque nasceu na Cilícia(AT 9.11);21.39 ;Gl 1.21),pois a Cilícia era  uma província romana(At 22.25-29).
·         A nacionalidade romana  era adquirida de 3(três) maneiras:
1.       Por direito de nascimento( e o caso de Paulo)
2.       Por concessão imperial
3.       E por aquisição pecuniária,pagamento em dinheiro(At 22.28).
·         Apesar de conhecer seus direitos de cidadão romano,para Paulo era mais importante ter a cidadania  celestial do que os privilégios concedidos pelos homens.

Ev. Carlos Borges(CABB)



II ACONVERSÃO DE PAULO
1-O encontro com Jesus

·         De posse da autorização para perseguir os cristãos,Paulo parte para Damasco,fins levar avante seu objetivo – prender os cristãos.
·         Damasco era a capital da Síria(Is 7.8),localizada a nordeste do Mar da Galiléia, situava-se  na fronteira do deserto, no ponto de intercessão de algumas das mais importantes estradas do mundo, no Antigo Oriente Próximo.
·         Próximo a Damasco Paulo e seus companheiros são envolvidos por uma intensa luz vinda do céu, que Paulo não conseguiu suportar, e cai por terra juntamente com seus companheiros. 
·         Todos caem e ouvem uma voz, e uma luz, porém somente Paulo compreende a voz, que era Jesus que se deu a  conhecer a Paulo falando  com ele em hebraico.(At 26.14,15),os demais não entenderam a mensagem.
·         Jesus então confronta Paulo (At9.5 ; 22.7;26.14,15) e o comissiona a levar o Evangelho tanto aos filhos de Israel como aos gentios(At 26.16-18).
·         Paulo é orientado a seguir viagem até Damasco, onde iria receber  novas instruções.(At 9.8; 22.11).
·         Paulo, ficou temporariamente cego, por esta revelação,sendo assim os seus companheiros o guiaram pela mão até Damasco. O jejum de 3 dias ( não comeu nem bebeu) deve –se ao fato de Paulo estar chocado, enquanto refletia sobre o profundo  significado e importância dessa experiência.(At 9.9).

2-Ananias visita Paulo

·         Ananias é então orientado pelo Senhor em uma visão a fazer uma visita a Paulo, que morava na casa de Judas, na rua Direita.
·         Ananias era um homem muito piedoso e justo, que morava em Damasco.
·         Ananias ao chegar naquela casa, deveria perguntar por um homem  de Tarso chamado Paulo.
·         No mesmo instante que Ananias tinha a visão,Paulo estava orando ao Senhor, e, em visão via Ananias chegando ao seu aposento lhe impondo as mãos e curava sua cegueira(caindo as escamas dos olhos)(At9.10-12; 22.12).

3-Saulo, de perseguidor a perseguido

·         Uma vez transformado pela conversão,Paulo buscou congregar-se com os irmãos em Damasco(At 9.19).
·         As ações de Ananias satisfizeram pelo menos dois objetivos.
·         Ele teve um papel quase profético, servindo como o porta- voz confirmador de Deus na comissão do grande apóstolo.
·         A sua visita serviu como um ministério de incentivo pessoal.
·         Saulo deve ter se sentido encorajado quando ouviu Ananias saudá-lo como um irmão.
·         Ananias disse a Saulo que Jesus o tinha enviado para que Saulo tornasse a ver e fosse  cheio do Espírito Santo.
·         Paulo supostamente foi batizado por Ananias,e concluiu o seu jejum de três dias.
·         A mudança em Saulo fez com que os seus ouvintes ficassem atônitos.
·         Os judeus ficaram perturbados  com a conversão de Paulo, e planejaram matá-lo(At 9.23).
·         O argumento de Saulo a partir das Escrituras  atestando Jesus como o Cristo foi tão  poderoso,que os judeus tomaram  conselho  entre si  para o matar.
·         Eles contavam com a cooperação e apoio do governador de Damasco e até mesmo do rei Aretas IV, da Arábia,que reinou  entre 9 a.C até 40 a.C.

III PROPOSITOS DA VOCAÇÃO DE PAULO

1-Conhecer a vontade de Deus  
   
·         Paulo precisou conhecer qual era realmente a vontade de Deus concernente a Israel, a igreja e o mundo(At22.14,15).
·         Ananias deixou bem claro  que os eventos  sobrenaturais que estavam sendo vividos por Paulo eram obras  soberana do Deus de nossos pais.
·         Ao se opor fanaticamente a Jesus e seus seguidores,Paulo imaginava  que estava servindo e honrando o Deus de Abraão,Isaque e Jacó.
·         Com os relatos de Ananias, ele descobriu a verdade, o Deus dos hebreus – longe de estar levando Paulo a combater o cristianismo, pelo contrário, o estava escolhendo-o para se tornar o principal porta-voz dessa fé.
·         Paulo haveria de ser sua testemunha para com todos os homens do que tinha visto e ouvido.


2-Tornar-se  ministro e testemunha de Jesus

·         Consciente  de sua vocação, Paulo põe-se a testemunhar  de Cristo não somente diante dos gentios, mas também perante Israel.
·         Parecia uma ironia, um judeu fanático e contrario aos gentios, tornar-se uma testemunha escolhida para levar o nome de Deus diante dos gentios,dos reis e dos filhos de Israel.
·         Paulo deveria ser o destinatário de uma grande  parte da “luz” de Deus, tanto para os judeus como para os gentios.
·         Paulo também deveria  oferecer aos gentios um lugar entre os santificados.

3-Sofrer a favor de Cristo e do Evangelho 
·         O que perseguia a igreja, agora ver-se perseguido por causa do mesmo nome.
·         Paulo faz um relato dos seus sofrimentos, não por orgulho ou vanglória, mas para a honra de Deus.
·         Esses sofrimentos o aprimoraram a levar a bom termo sua missão.
·         Paulo experimentou as mesmas chicotadas, os insultos,perseguições,ofensas, prisões, abandono,fome, mas foi vencedor, não desonrou a Cristo, mas o glorificou no seu modo de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário