domingo, 3 de março de 2013

CRISTO A PERFEITA PAZ



CRISTO A PERFEITA PAZ


Introdução: Pax é a palavra latina que significa paz, o termo chegou a ser aplicado ao “ósculo santo”, mediante o qual um cristão desejava a outro a paz a paz do Senhor. O ósculo  santo tornou-se um elemento litúrgico da eucaristia.Durante a idade média, a pax era um pequeno  tablete decorado que  era  beijado( pelos padres, e outros) em substituição ao ósculo direto na pessoa. O que é Paz? , é um estado de calma, tranqüilidade, livre de agitação e conflito; um estado de harmonia, de uma ordem mantida sem violência; um estado de amizade. É  uma liberdade de espírito; espiritualidade sem os transtornos que o Pecado traz.

I – O MUNDO TEM SEDE DE PAZ
1-Grandes Conflitos - Em Mt. 24.6, temos Jesus nos advertindo que haveria grandes conflitos no universo( mundo), este um o segundo sinal dado por Jesus,com relação ao FIM, o primeiro foi o surgimento dos falsos Cristos(Mt.24.5).Guerras e  rumores de guerra,o auto do Evangelho de Mateus mostra que por mais horrível que fosse a m destruição de Jerusalém, isso não assinalaria  o fim do século, conforme alguns pensariam que seria.Haveria  ainda muitas outras guerras, muitos rumores e narrativas sobre  guerra, o termo “fim”, mencionado diz respeito ao fim da presente dispensação.

2-Conseqüência da falta de paz – A falta de paz tem contribuído grandemente para a disseminação de enfermidades em todo o mundo, OMS (Organização Mundial de Saúde), tem relatórios que comprovam essa afirmação. O homem sem Deus, não tem paz em seu coração, porque ele não busca a Deus, a exemplo do povo de Judá que parecia seguir a Deus e invocar seu nome, mas que, na realidade, rejeitava as suas verdades da sua Palavra e um viver santo diante  dEle.Praticavam religião, mas não davam  o primeiro lugar a Deus nas suas vidas (Is. 48.22)

3-A falsa paz no mundo- Em Jo. 14.27, quando Jesus conversando com seus discípulos fala da vinda do consolador, após sua partida, Ele faz uma grande saudação, esta era uma saudação hebraica comum  usada  em um cumprimento ou despedida.Jesus lhe  dá um mais profundo sentido, que reaparece nas suas saudações  das cartas  do Novo Testamento. A paz de Jesus é verdadeira reconciliação com Deus, alcançada por sua morte. É o supremo remédio  de todos os temores e o legado de Jesus deixado a seus herdeiros. VOCE JAMAIS ENCONTRARÁ PAZ SEM ANTES ENCONTRAR JESUS, O PRINCIPE DA PAZ.

O mundo tem sede de paz, pois vive uma falsa paz.Como  conseqüência, surgiram diversas doenças e distúrbios  emocionais: medo , ódio,ansiedade e tensão.  

II- COMO OBTER A PAZ DE DEUS
1- Mediante a reconciliação com o Senhor (Rm. 5.1) – A gora são traçadas as implicações da justificação pela graça, mediante a fé. A transição da ira para a graça transforma tanto  a posição quanto a experiência do crente. Em lugar de alienação, agora há paz, em lugar de ficar aquém da glória de Deus, por motivo do pecado agora há a esperança da glória, em lugar de sofrimento como julgamento, há agora alegria nas tribulações, por causa daquilo que Deus produz através delas, em lugar de uma temida incerteza, há agora a certeza do amor de Deus e a alegria no Senhor. Uma vez estabelecida essa paz, agora temos acesso à presença de Deus. O juro da separação foi removido. Essa paz  não é  uma trégua  guardada, sujeita  a nova  eclosão de guerra.Antes ,  trata-se de uma paz  permanente.

2- Mediante o conhecimento e controle do Senhor - Quando conhecemos uma pessoa, e temos comunhão com ela fica mais fácil, entende-la e fazer aquilo que lhe agrada, com Deus não é diferente, quanto mais o conhecemos, mais fácil fica obedecê-lo, e fazer sua vontade. O Espírito Santo habita no crente, somos o templo do Espírito Santo e pertencemos a Deus, nosso corpo nunca deve  ser  profanado por qualquer  impureza ou mal, proveniente da imoralidade, nos pensamentos, desejos, atos, filmes, livros ou revistas.Pelo contrario, devemos  viver de tal maneira  que glorifiquemos  e agrademos a Deus em nosso  corpo.

3- Confiando no Senhor de todo o coração- Em Is. 26.3, temos uma grande verdade, á medida que  surgem  os dias difíceis e  tensos do fim da história, Deus  conservará  em perfeita paz e remanescente que permanecer  inabalável   e fiel  ao  seu Senhor.Em tempo de aflição, devemos  sempre  manter  nossa mente  fixada  no Senhor, em oração, com  confiança e esperança.Devemos  pôr  nEle   a nossa  confiança porque Ele  é uma rocha  eterna.

4- Mediante a Palavra de Deus- No Sl. 119.65 esta escrito a respeito do crente ...” Grande paz tem os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.”, Se o crente amar a Deus e obedecer às suas leis, terá abundância de paz. O Termo descansar no Senhor, não uma solicitação de ficarmos ociosos, mas transferir para Ele as nossas ansiedades, preocupações, desespero ou outra qualquer atitude que venha nos tirar a paz que Deus nos concedeu.         

A paz de Deus é obtida  mediante a reconciliação, conhecimento e controle do Senhor,confiando em Deus e todo o coração e mediante a Palavra de Deus.  

III- A PAZ QUE EXCEDE  TODO ENTENDIMENTO
1 – A paz de Deus- Quando invocamos a Deus, com  um coração posto   em Cristo e na sua Palavra( Jo.15.7), a paz  de Deus  transborda  em nossa alma aflita.
(a)    – Essa paz  consiste  em uma tranqüilidade interior, que o Espírito Santo nos transmite( Rm 8.15,16). Em volve uma firme  convicção de  que Jesus está perto, e que o amor de Deus estará ativo em nossa vida continuamente( Rm.8.28,32)
(b)   – Quando colocamos  diante de Deus , em oração, as nossas inquietações, essa paz  ficará como guarda à porta de nosso coração e de nossa mente, para impedir  que os cuidados e angústias perturbem-nos a vida  e a esperança em Cristo(Is.26.3,4).
(c )-Se o  medo  e ansiedade retornarem, novamente  a oração, a súplica e a ação de graça nos trarão a pz de Deus que guarda nosso coração.Voltaremos a  sentir segurança, e nos regozijaremos  no Senhor.
2 – A paz de Deus se estende a todos  os que o seguem – Há paz onde Cristo está.(J0.20.19). A partida  do Senhor para o Pai não marca  a derrota mas a vitória. O Espírito Santo continua a comunicar a paz e a segurança, visto que  Ele é  o Pacificador de Deus(Is.26.3), não eliminando o perigo mas  assegurando ao discípulo que Jesus controla tudo.

3- A paz de Deus deve ser  um estado de espírito permanente – Em Jo.14.16, Jesus chama o Espírito Santo de  Consolador, trata-se da tradução da palavra grega PARAKLETOS, que significa literalmente ...alguém chamado  para ficar  ao lado de outro para ajudar.....É  um  termo  rico de sentido, significando  CONSOLADOR,FORTALECEDOR, CONSELHEIRO, SOCORRO, ADVOGADO, ALIADO E AMIGO.
Jesus prometeu enviar outro Consolador. O Espírito Santo, pois faria  pelos discípulos, tudo quanto Cristo tinha  feito por eles, enquanto estava com eles.O Espírito Santo estaria ao lado deles para ajudar( Mt.14.30,31), prover a direção certa para suas vidas, consolar nos momentos difíceis, interceder por eles em oração(Rm. 826,27), permanecer com eles para sempre.

Ev. Carlos Borges (CABB)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário