domingo, 10 de março de 2013

A MALDIÇÃO DO PECADO



A MALDIÇAÇO DO PECADO
(Lição 6) Js. 7.1,5,-7,11,12

Introdução- Esse termo é derivado de uma raiz que indica “errar o alvo”, ”fracassar”. Trata-se do fracasso em não atingir um padrão conhecido, mas antes, desviando-se do mesmo. Essa palavra , porém,veio a ter  também um significado geral, indicando o principio e as manifestações de pecado., sem dar  qualquer atenção a seu significado.
Existe uma diferença entre cometer um pecado e continuar a pecar. Até os  crentes mais fiéis,às vezes cometem pecado, mas não apreciam um pecado em particular ou escolhe cometê-lo.Um crente  que comete um pecado,se arrepende, e o confessa, encontra o perdão.

O PECADO DE UM AFETOU A TODOS
1 A ordem divina para Israel (Js. 6.17,18)- No hebraico temos o verbo herem, literalmente, “devotada”. A cidade fora devotada a Yahweh, para sua completa destruição. Era uma oferta queimada, ou um holocausto consagrado a Yahweh, isso fazia parte importante da guerra santa. Nenhuma criatura viva poderia  sobreviver excetuando as pessoas que se tinham  refugiado na casa de RAABE. Herem era alguma coisa,  pessoa ou comunidade irrevogavelmente consagrada à deidade. (Lv.27.28-29 : Ex.22.20) .No presente caso, entretanto, a dedicação consistia na  destruição absoluta, tal como um holocausto era totalmente consumido nas chamas do altar de Yahweh.

2 – Pecado de Acã (Js. 7.1)- No hebraico, significa “perturbador”, era filho de Carmi, da tribo de Judá, por causa de um único ato impensado, ele obteve uma lamentável notoriedade. Jericó e tudo quanto nela estava excetuando Raabe e seus familiares foram destinados à total destruição. Tudo  teve que ser queimado, e todo metal foi  dedicado a Deus (Dt.7.16,23-26 e Js.6.17-19).Devemos remover as  pedras de tropeço que nos fazem  pecar.Devemos nos blindar contra o espírito de avareza, ambição, não só por dinheiro, mas também por posições, cargos e outras mazelas espirituais.

 3-O caráter coletivo do pecado de Acã- Ai havia sido visitada por espias que disseram que esta poderia ser facilmente conquistada. Mas três  mil  homens não foram capazes  do feito. Josué indagou do Senhor a razão da derrota, e foi-lhe revelado que alguém havia pecado. Foram lançadas sortes para descobrir o ofensor, e Acã foi detectado, e Acã e seus familiares e suas possessões  foram levados ao Vale de Acor (tribulação), onde toda sua família foram apedrejadas e queimadas (Js.7.25). O pecado de Acã havia conturbado Israel, Acã desprezou Deus e não considerou as suas ordens (Js. 6.18). Talvez tenha sido uma coisa pequena para Acã, mas os efeitos  de seu pecado foram  sentido pela nação  inteira, especialmente por sua família. Assim como Acã nossas ações também podem afetar a igreja (escândalo por pecados graves) nossa família e a nação.Fujamos da idéia ( pensamentos) de que nossos pecados são muito  pequenos ou pessoais para machucar  alguém além de nós mesmos, ou a comunidade onde estamos  congregados.  
                                                             
4- A lição do pecado de Acã- O pecado de Acã foi ter quebrado as regras da guerra santa. (Dt. 7.1-5 e 20.10-18) e não ter observado os requisitos próprios do herem, que requeria a destruição total dos seres vivos. No caso de Jericó, as próprias casas foram destruídas. Contudo os metais preciosos, bem como os objetos feitos desses metais, foram preservados, mas tão-somente fim de serem entregues ao tesouro do tabernáculo (Js. 6.24), Acã tomou objetos do despojo e escondeu-os em sua tenda. Foi um crime muito sério que resultou na execução dele próprio e de seus familiares. As conseqüências foram:
·         Muitos homens morreram, e o exército de Israel desfaleceu de medo
·         Josué questionou a Deus
·         Deus ameaçou retirar sua presença do meio do povo
·         Houve a destruição da família de Acã
Quando Israel eliminou o pecado do meio da comunidade, estes foram os resultados.
·         Encorajamento proveniente de Deus
·         Presença de Deus na batalha
·         Direção de Deus e promessa de vitória
·         Permissão de Deus para manter todo despojo para si próprio

II – A HUMILHANTE DERROTA DE ISRAEL
1 - Josué é surpreendido pela derrota (Js. 73-5)- A cidade de Ai, embora ocupasse uma posição estratégica, não era uma grande fortaleza, como se dava com Jericó. Os espias quando voltaram de sua missão de inspecionar a cidade, recomendaram que fosse enviada uma  força  reduzida até Ai, a qual supostamente, poderia ser conquistada com facilidade.Não havia o que duvidar, a informação dada pelos espias estava essencialmente correta, pois eles não sabiam do  pecado, que havia  arruinado a  expedição inteira. A benção e a presença de Yahweh tinham sido removidas por causa da desobediência diante das regras do herem (Js. 6.17).

2-Josué clama a Deus (Js. 7.6-9)-Josué completamente consternado por causa da incrível derrota, mostrou todos os sinais orientais típicos de tristeza e lamentação: rasgou suas vestes. Josué caiu de bruços diante, defronte da Arca da Aliança, a qual deveria ter dado a vitória a Israel.Todas as sete nações cananéias ouviram as noticias sobre a derrota de Israel em batalha, diante da cidade de Ai, e então rir-se –iam, zombariam e recuperariam a autoconfiança, e ficariam à espera de poder  massacrar o inimigo  comum, Israel.O nome do povo de Israel seria apagado da face da terra, e o nome Yahweh seria blasfemado. Em nossas derrotas, ainda que sejam humilhantes, devemos nos erguer e buscar a face do Senhor, com humildade, quebrantamento, para que Ele nos restitua a vitória, que por alguma razão deixamos escapar

3 - O pecado oculto é descoberto (Js. 7.14-, 15)- A tarefa de detecção era imensa, visto que tinha que ser aplicado a todas as tribos e a todas as famílias dentro das tribos. A busca seria metódica e incansável .Precisava ser completa, ninguém  deixaria  de ser investigada pela sorte sagrada.
No Novo Testamento houve uma situação semelhante na escolha de um substituto para Judas Iscariotes (At.1.26), mediante o lançamento de sorte. No caso de Josué o culpado, que fatalmente seria descoberto, seria apedrejado (e posteriormente seria queimado na fogueira  segundo alguns estudiosos).A busca começou pela tribo de Judá, pela manhã bem cedo, devendo perscrutar tribo por tribo.É possível que Josué tenha  dirigido  pessoalmente a  questão, e talvez  um jogo de sorte  tenha sido utilizado. Yahweh dirigiu a mente de Josué  para fazer  essa escolha.

O pecado é a mais grave e crônica  doença  espiritual que assola o homem(Sl 51.5).Está presente nos liceus dos filósofos , na confraria dos  religiosos, no palácios dos reis, na  caserna  do soldado, no  iglu mais remoto do planeta,na oca  mais oculta da selva, na mansão dos famosos e nas igrejas dos santos.

O Pecado adoece o corpo enfraquece o espírito e mata a alma,que ao morrer não vai para o céu e sim para inferno
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário