quinta-feira, 14 de março de 2013

OS MALES DO CONSUMISMO



                       OS MALES DO CONSUMISMO
Lição nº 5

INTRODUÇÃO: O consumismo no presente século tem levando muitas pessoas a se endividarem, sem      uma causa justa, a não ser a falta de controle sobre a compulsão pelas compras, em virtude dessa falta de controle, há muitas pessoas que estão endividadas, levando uma vida de grande tensão e preocupação, pois perdem o sono, ficam estressadas, mal-humoradas, em algum caso adquirindo doenças sérias, pelo fator psicológico.

I  OS MALES DO CONSUMISMO

1-O apelo consumista nos meios de comunicação ( Pv. 30.8-9)Este apelo tem sido uma prática diária nos meios de comunicação, principalmente o  televisivo (Tv), as propagandas veiculam com intervalos muito pequenos, há caso de uma determinada propaganda ser veiculada no intervalo de programa, e questão de minutos ou segundos, ei-la diante de nossos olhos, os tipos de propaganda que são mais freqüentes nas televisão, é de bebidas alcoólicas, produtos de consumo ( shampoo, roupas, eletrodomésticos,automóveis etc.) a propaganda na televisão age como  uma  lavagem cerebral pela sua massificação ( repetição constante), fazendo com que as pessoas não tenham tempo de raciocinar, para avaliar se deve ou não comprar.
Em PV. 30.7-9, Temos aqui a oração de Agur,  ora  sabiamente  por uma  condição   financeira intermediária, para que pudesse manter-se a uma boa  distância das  tentações ; pediu   pão diário para sua existência, sua  família e o seu  verdadeiro bem.
Há uma notável similaridade entre esta oração e do PAI NOSSO. Se formos apartados das coisas vãs e das mentiras; se nos interessarmos pelo amor  perdoador de Cristo e tivermos a Ele como a nossa  porção;  se  andarmos com Deus, então  teremos   tudo o que pedirmos ou  pensarmos das coisas  espirituais. Quando considerarmos como os que têm abundância são dados a abusar da dádiva, e o que realmente é padecer necessidade, a oração de Agur será sempre considerada sábia, ainda que raramente alguém ore dessa maneira. O pão da minha porção acostumada”: o que pode ser assim para uns, pode não ser assim para outros; porém podemos ter a certeza de que o nosso PAI CELESTIAL suprirá toda a nossa necessidade, e não permitira que nos falte nada de bom; e, por que deveríamos desejar mais? . Ter excesso ou falta de dinheiro pode ser perigoso. Ser demasiadamente pobre pode significar um risco para a saúde física e espiritual. Por outro lado, ser rico não garante esses bens a uma pessoa. Como Jesus assinalou, os que   confiam   nas riquezas têm dificuldade de entrar nos  Reino de Deus ( Mt.19.23,24).

2- O supérfluo em detrimento do essencial-Essencial é tudo aquilo que é o básico para nosso sustento, como: alimentação, vestuário, moradia, lazer etc., porém o supérfluo é tudo aquilo que não é essencial à manutenção da vida, que podemos abrir mão, que não vai causar nenhum transtorno ou dificuldade a nós e nossos familiares. A Bíblia condena o desperdício, pois poderá ser que o desperdício de hoje, poderá ser a falta de amanhã. Em Is. 55.2, temos aqui uma pergunta, por que gastar dinheiro naquilo que não é pão. Vinde, comprai; tomai posse disto aplicando a graça do Evangelho a vós  mesmos. Vinde e comei; fazei-o ainda mais vosso e desfrutai dEle. O mundo não satisfaz as nossas expectativas; pensamos  e prometemos a nós mesmos que  teríamos ao menos água, e nos   desiludimos. Cristo, porém, supera as nossas expectativas.

3- compulsão pelas compras-O dinheiro e a abundância de bens terrenos, não dão, por si, sentido à vida e, portanto, não podem promover a verdadeira felicidade. Geralmente, o trabalhador  honesto, ao chegar à sua  casa  depois de um dia normal de trabalho, dorme tranqüilo, enquanto o rico não consegue conciliar o sono, temeroso de que alguma  calamidade, ou falha de sua parte, arruíne tudo o que tem.Mas, mesmo sem qualquer  prejuízo, o  rico nada levará  consigo  ao morrer. É de lastimar que  tantas pessoas trabalham tanto para enriquecer, quando o principal é acumular  tesouros no céu.(Mt.6.19-21).
TÓPICO 1- O consumo desenfreado é motivado pela mídia. As propagandas incentivam o consumo do supérfluo em detrimento do essencial, criando nas pessoas uma compulsão doentia pelas compras.

                                                                                1






II – COMÉRCIO E CONSUMISMO NO AMBIENTE CRISTÃO

 1 – O comércio no templo em Jerusalém (Jo. 2.13-17; Mt. 21.12,13)- A purificação do templo foi o primeiro grande ato público do ministério de Jesus e também o último. Com grande indignação, Ele expulsou da casa de Deus os ímpios, os avarentos e os que invalidam o verdadeiro propósito espiritual dela. A dupla purificação do templo, efetuada por Jesus durante seu ministério de três anos , indica quão importante são suas lições espirituais, que se seguem:
 (a)- O maior cuidado de Jesus é com a santificação e com a devoção sincera dentro da sua igreja.Ele morreu para santificá-la , purificando-a para ser santa e irrepreensível .
(b) – A adoração na igreja deve ser em espírito e em verdade. A igreja deve ser um lugar de oração e comunhão com Deus.
(c) – Cristo condenará todos aqueles que usam a igreja, o evangelho, ou seu reino, visando a ganhos ou glórias pessoais, ou autopromoção.
2-Mercantilismo na igreja- Vivemos uma época de “inverdades” no meio cristão, pessoas buscando mais seus interesses pessoais e sociais, em detrimento do espiritual. As igrejas hoje na maioria buscando uma melhor colocação no “ranking” de freqüência de público ou “movimento espiritual”, também há os “pregadores” espirituais que arregimentam grandes públicos, são famosos pelas suas “campanhas”, muitas vezes recebem grandes importâncias pelo “trabalho” efetuado, tornando-se “mercadores da fé” ou “ aproveitadores da ingenuidade de alguns cristão  semi- analfabetos espirituais”. “Há também no mundo musical evangélico (gospel para uns), verdadeiros “mercantilistas espirituais”, que trazem inovações no cancioneiro evangélico, com músicas e letras sem nenhuma inspiração ou “unção”, entram em sena com gritos de ordem, manipulando a ” massa” inerte (crentes apáticos), obrigando-os  a fazerem o que eles ordenam, trazendo para suas  apresentações, aparência de “ avivamento”, quando na  verdade está mais para “ assanhamento espiritual”, as letras do “hinos” são na maioria das vezes verdadeira “lavagem cerebral”, pois no decorrer do canto  são letras repetitivas, estrofes pobres e sem nexos, que as vezes  até contrária a Bíblia, por dizerem coisas que a Bíblia não diz, prometer coisas que a Bíblia não promete, ou fazer coisas que a Bíblia  não manda fazer.Em 2 Tm. 3.1-5, Quando os homens anelam por aquilo que pensam que podem alcançar, e têm ânsia de conservarem aquilo que possuem, isto faz com que se tornam perigosos uns para com outros, quando os homens não possuem  o domínio sobre seu espírito, somente  desprezam  aquilo que é bom e honroso.
3-Comércio ou serviço cristãoO Comércio de literatura dentro da igreja, será considerado normal ou justo, desde que tal comércio não seja visando “lucros excessivos” ou beneficiar alguém pessoalmente, porém é valido que a igreja desenvolva esse comércio, fins obterem outros bens materiais, para uso na liturgia ou para conforto dos membros da igreja (ar condicionado etc...), o que não pode a igreja virar um” camelôdromo espiritual “(Tt.1.7)
 TÓPICO 2 - O comércio em Jerusalém era abusivo e fraudulento, razão pela qual foi severamente condenada por Jesus,Esta forma infame de comércio, infelizmente, é constatada em alguns ministérios e igrejas na atualidade.
III – PROVISÃO DIVINA DAS NECESSIDADES DIÁRIAS
1-Pedindo a Deus a provisão necessária (Pv.30.7,8) - Vemos neste pedido de Agur, duas coisas básicas e necessárias, que Deus o resgatasse da mentira e da falsidade para continuar verdadeiro e integro e que o Senhor lhe concedesse o suficiente para satisfazer as suas necessidades diárias, a visão de Agur, vai de encontro à visão de muito cristão da atualidade, quer seja congregado, quer seja líder, para muito cristão, vale mais uma posição social ou financeira, do que uma posição espiritual nos moldes da Palavra de Deus. Agur não estava interessado no excesso de riqueza, nem as privações da pobreza, ele queria o básico, mais com a benção de Deus, pois lhe era mais interessante uma vida prudente e financeiramente equilibrada.Devemos orar (a Deus) para termos um salário suficiente para cobrir nossas necessidades e de nossa família, para ajudar a manter a obra de Deus e auxiliar os necessitados (2 Co.9.8-12), o crente que contribui com o que pode, para ajudar os necessitados, verá que a graça de Deus suprirá o suficiente para suas próprias necessidades, e até mais, a fim de que possa ser fecundo em toda boa obra (Ef.4.28).Devemos buscar primeiramente o Reino de Deus e sua Justiça e todas essas coisas nos serão acrescentadas (Mt.12.33).
                                                                             2



2 – Deus nos supre em todos os momentos (Fp.4.11-13,19)- Assim como Deus supriu todas as necessidades do profeta Elias, (I Rs.17.2-7, 8.-24, Ele também suprirá as nossas necessidades diárias, “se” confiarmos nEle, Davi tinha essa convicção ao registrar no Sl.37.25 Fui moço e já agora  sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”, em Fp.4.19 “ O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades   em glória,  por Cristo Jesus”, . Nós estamos diante do mesmo Deus, Ele é o Deus do passado,  do presente e do futuro, porque Ele é o mesmo ontem,e hoje , e eternamente ( Hb.13.8).
TÓPICO 3- Na oração Dominical Jesus ensinou o mesmo princípio ensinado por Agur: Devemos buscar primeiro o Reino de Deus, mas é da vontade do Pai que oremos por nossas necessidades.
IV – COMO FUGIR DO CONSUMISMO
 1 –Evite o desperdício e o supérfluoEm Jo.6.12, Vemos Jesus dando ordem aos seus discípulos para recolherem as sobras daquele milagre da multiplicação, Jesus é contra o desperdício, pois o que é desperdiçado pode ou poderá suprir as necessidades de alguém.A lição que aprendemos nestes versículos da multiplicação é que Jesus é o multiplicador, o pouco Ele multiplica por muito, e sempre haverá o bastante, para nós e os outros. Na nossa vida cotidiana, às vezes o orçamento acaba antes do previsto, porque faltou um pouco de planejamento, ou porque gastamos mais do que o necessário em coisas supérfluas, e falta para as coisas necessárias , como na parábola do Filho pródigo (Lc.15.13,14).
2 – Economizem, poupe e fuja das dívidas- Devemos ser sensatos na utilização dos recursos financeiros, que Deus colocou em nossas mãos (somos mordomos), nas compras comprarem as coisas com preços mais acessíveis, pois quando economizamos em determinada compra, ajuda a comprar outras coisas necessárias, e nessa sucessão de economia, vamos equilibrando o orçamento familiar, em Pv.21.20, temos a seguinte orientação Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato o devora.”.Os que são sábios e prudentes virão ter as coisas necessárias para a vida, ao passo que os insensatos gastam tudo quanto ganham para adquirir coisas não essenciais visando seus prazeres.   
3-Invista no Reino de Deus- O dinheiro não é um mal em si, o mal em si é não saber usar o dinheiro, pois se usamos com “amora ele, torna-se raiz de toda espécie de “ males , porém o uso do dinheiro com sensatez, torna-se uma benção para quem usa e para quem esta perto de quem usa.Porém o dinheiro tornará uma grande benção, quando é usado na obra do Senhor, principalmente na expansão do Seu Reino aqui na terra.Quando o crente torna-se um fiel  dízimista, Deus honrará seu propósito e as benção virá por conta da sua fidelidade ao Senhor, e as promessas de sua Palavra.( Ml.3.1q0,11).
TÓPICO 4 - Para fugir do consumismo é necessário: evitar o desperdício e o supérfluo, economizar, poupar e fugir das dívidas e, acima de tudo, investir no Reino de Deus.
 Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário