segunda-feira, 15 de abril de 2013

A CHEGADA DO ANTICRISTO

A CHEGADA DO ANTICRISTO
Lição 7 – I Jo.2.18-26 ; 2 Jo.1-7
Introdução:O termo  Anti, tem a conotação de contrário, opositor, como por exemplo: anti-inflamatório; anti-rugas etc... , que significa contra, inflamação e contra rugas.
Logo o termo anticristo, significa contra Cristo.

 O ESPÍRITO DO ANTICRSITO – O anticristo, embora seja um personagem de extrema malignidade, será um instrumento nas mãos de Deus para  ajudar ou provocar a destruição necessária  fins reduzir a nada o sistema político reinante, econômico e militar do mundo. Isso ensejará o início  de um novo ciclo histórico. Porém  sem a destruição do atual, será impossível a imaginação de nova era( entenda como nova era, o milênio).

1 –O terreno está sendo preparado (Dn 7.4 -8) – O leão com asas de águia representa a Babilônia com suas  rápidas conquistas( estátuas de leões alados tinham sido  recuperadas das ruínas  babilônicas ). O urso  que destruiu o leão corresponde ao Império Medo-Persa. As 3(três) costelas em sua boca se refere-se  à conquista de 3(três) inimigos principais. O leopardo é a Grécia, suas asas indicam a rapidez  da campanha militar de Alexandre, o Grande, que conquistou a maior parte do mundo civilizado em apenas 4 (quatro) anos(334-330 a.C). As  4 (quatro) cabeças de leopardo são as quatro(4) divisões  do Império Grego, após a morte de Alexandre.
Os 4(quatro) animais apontam para Roma e o fim dos  tempos. Muitos estudiosos da Bíblia acreditam que os chifres sejam uma referência aos dez(10) reis  que reinarão por um breve período  antes que Deus estabeleça seu Reino Eterno. Estes reis  ainda não haviam se estabelecido com poder na época da visão de João, registrada no livro do Apocalipse( Ap.17.12). O pequeno chifre é um futuro governador humano ou anticristo. Deus está ilustrando o fim de todos os  reinos terrenos em contraste com seu reino eterno.
Assim como o Império Romano, veio preparar o caminho para o advento do nascimento do Salvador, obviamente os acontecimentos futuros (expansão da ciência, modernidade, globalização etc.., estão também preparando o caminho para o advento do anticristo e a consumação dos séculos e a volta de Senhor.

2-Prodígios e sinais – Este  homem iníquo usará “poder”, “sinais” e “prodígios” de mentira para enganar e atrair seguidores. Os milagres de Deus podem ajudar a fortalecer nossa fé, e conduzir pessoas a Cristo, mas  nem todos os milagres são necessariamente de Deus.
Os milagres realizados por Cristo foram significativos, não só por seu poder mas também por seu propósito. – Ajudar, curar e nos guiar a Deus.
O iníquo terá poder para fazer coisas surpreendentes, mas  seu poder será proveniente de Satanás. Ele usará este poder  para destruir e para afastar as pessoas para longe de Deus, em direção a si mesmo. Se qualquer personalidade considerada religiosa trabalhar para atrair a atenção das pessoas para si mesma, podemos ter  certeza de que sua obra  não é de Deus.
Este homem iníquo, com seu poder e milagres, enganará aqueles que se recusarem a crer na verdade de Deus. Pois Deus concede às pessoas a liberdade de lhes darem as costas e crerem nas mentiras de Satanás. Se disserem não à verdade, experimentarão as conseqüências de seus próprios pecados.

3 – Sua Aparição(2 Ts.2.3) – Assim sendo,pouco antes da segunda vinda de Cristo, surgirá “ O homem do pecado, filho da perdição” , alguém  completamente maligno. Ele será um instrumento de Satanás, equipado com o poder de Satanás. Este homem ímpio  será o anticristo.
É perigoso  porém, “rotular” alguma pessoa como se esta fosse o anticristo, e tentar predizer a vinda de Cristo baseando-se nesta suposição. Paulo menciona o anticristo, não para podermos identificá-lo especificamente, mas para que possamos estar pronto para qualquer coisa que ameace a nossa fé. Se a nossa fé for “robusta”, não precisamos temer o futuro, porque sabemos  que este homem ímpio já foi derrotado por Deus,  a despeito de quão poderoso se torne. Além disso temos a promessa da volta de Cristo.Deus está no controle e será vitorioso sobre o anticristo.
Nossa tarefa consiste em estarmos preparado para a volta de Cristo, espalhando as Boas Novas  de tal maneira que mais pessoas  também estejam preparadas.

II A PESSOA DO ANTICRISTO – O anticristo será individuo caracterizado   pela incorporação da mais profunda maldade, em sua própria pessoa. Também será homem dotado de sabedoria humana consumada, um verdadeiro gênio, embora um gênio do mal. Em seus olhos se poderá ver toda a sabedoria dos séculos, embora  ele tudo use em prol da iniqüidade.Será, surpreendentemente, “ o homem do pecado”, é posto que assim será, também será ele, surpreendentemente “ o filho da perdição”, cuja causa e destino receberão todo impacto da IRA de DEUS.

1- sua identidade – O anticristo será o ateu supremo, porquanto negará tanto o Pai como o Filho opondo-se a qualquer reconhecimento dado a Deus, e exaltando-se  a si mesmo como fora um “deus”. Será ele o mais convincente e inchado de todos os “egos-maníacos  que já existiram.
O anticristo promoverá um espírito “anticristo”, ao mundo, que já havia no tempo dos apóstolos, mas que foi mera  prefiguração do tempo muito mais critico que prevalecerá enquanto o anticristo estiver em ação. Uma das principais características do anticristo será a capacidade de seduzir e enganar ( assim como faz Satanás).

 2- Sua atividades – O anticristo será uma espécie  de imitação da encarnação, porque Satanás estará com ele,habitando nele, e assim será ele a personificação da mais elevada forma de maldade possível. Sua inteligência  será, astronômica, mas inteiramente perversa e destruidora tal como se dá no caso de Satanás.
O anticristo será judeu, pois somente tal homem poderá ser o verdadeiro anticristo, a quem Israel acolherá por algum tempo, embora depois  venha a rejeitá-lo.
A principio ele se mostrará amigável  para com Israel, recebendo a lealdade dos israelenses(Dn. 9.27).Mas, finalmente, volta-se –á com toda a sua fúria contra a nação de Israel, instituindo uma perseguição e um genocídio( crime contra a humanidade, que consiste  no extermínio de uma comunidade , grupo étnico  ou religioso), sem paralelo. Impor-se-á como um rei, utilizando-se de seus apetrechos para a sua própria glorificação.
Ele é a “ abominação desoladora”.

3 – Seu fim – No fim da tribulação Satanás congregará muitas nações no Armagedom, sob o comando do anticristo, e guerrearão contra Deus e seus povo numa batalha  que envolverá o mundo inteiro. Quando isso ocorrer, Cristo voltará e intervirá de modo SOBRNATURAL, destruindo o anticristo, seu exército e todos os que não obedecem  ao evangelho. A seguir Cristo prenderá Satanás e estabelecerá seu reino na terra.Em Mt. 24.30, as nações da terra se lamentarão porque os incrédulos  repentinamente perceberão que fizeram a escolha errada. Vendo  que, o  que  ridicularizaram estará se manifestando, mas, para eles,  será tarde demais.
O “ardente lago de fogo e enxofre” será o destino final dos ímpios. Esse lago diferente do poço do abismo mencionado em Ap.9.1. O anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo. Então, seu líder, o próprio Satanás, também  será lançado nesse lago( Ap.20.10) e, finalmente a morte e o inferno.
Depois, todos aqueles cujos nomes não estão registrados no Livro da Vida serão lançado no lago de fogo.

III  OS ANTICRISTOS NO MUNDO (2Jo.1.7) – Os evangelhos advertem contra os falsos profetas e contra os falsos cristãos, que serão tão enganadores que terão o poder de enganar até mesmo aos eleitos( Mt.24.24 ; Mc 13.22).Essas advertências  encontram  seu ponto máximo no personagem isolado do anticristo.

1- Saíram do seio da igreja – Ainda hoje há muitos que se dizem cristãos, mas na verdade não são. Misturados no meio do povo de Deus, são verdadeiros lobos em pele de ovelhas (falsos crentes), na Bíblia há várias advertências  sobre o assunto.
Jesus disse aos seus discípulos que os falsos mestres e falsos profetas viriam ( Mt.24.11 ; Mc 13.22,23). Pedro ouviu estas palavras, neste momento ele as viu tornarem-se  realidade. Da mesma  maneira que os falsos profetas contradisseram os verdadeiros profetas no tempo do A.T( Jr.23.16-40), dizendo às pessoas somente  o que elas queriam ouvir, os falsos mestres estavam distorcendo os ensinamentos de Cristo e as palavras dos seus apóstolos.Esses mestres estavam depreciando a importância  da vida, da morte e da ressurreição de Jesus. Esses falsos mestres permitiam, e até  encorajavam, todos tipos de  imoralidades, especialmente pecados sexuais.
Devemos ter cuidado de evitar os falsos profetas e falsos mestres de nossos dias. Qualquer livro, quaisquer fitas de áudio e de vídeo, e mensagens proclamadas na televisão devem ser avaliadas à  luz  da Palavra de Deus. Esteja  alerta aos significados ou interpretações especiais que depreciem a Cristo ou sua obra redentora.

2- Negavam a sã  e principal doutrina cristã( I Jo.5.7-9) – Os evangelhos registram duas vezes a declaração de Deus de que Jesus é seu Filho – No  batismo de Jesus(Mt.3.16,17) e em sua transfiguração(Mt.7.5). Quem crê no Filho  de Deus tem a vida eterna.Ele é tudo que nós precisamos. Nós não precisamos esperar pela vida eterna, porque ela começa no momento em que nós cremos.
Nós não precisamos trabalhar por ela, porque ela já é nossa. Nós não precisamos nos preocupar, porque recebemos a vida eterna do próprio Deus – ela  estará garantida,  “SE”  nos manter fiel ao Senhor.
Seu propósito  ao enviar Cristo, era unir  judeus e gentios em um único corpo cuja cabeça é Cristo. Muitas pessoas ainda  não entenderam o plano de Deus.Mas, em seu devido tempo, Ele nos reunirá junto a si por toda a eternidade,  só então todos( os salvos) entenderão. Nesse dia,todas as pessoas se curvarão perante  Jesus Cristo, nosso Senhor por amá-lo  ou por  temer o seu poder( Fp. 2.10,11)

 3- Queriam enganar os fiéis (Mt.24.24) – As advertências  de Jesus a respeito dos falsos mestres ainda são validas  para nossos dias. A partir de um exame cuidadoso, torna-se  claro que muitas pregações  que soam tão bem,  não estão de acordo  com a mensagem de Deus, contida na Bíblia Sagrada. Somente um solido fundamento na Palavra de Deus poderá nos capacitar a perceber os erros e as  distorções dos falsos ensinamentos.
Os falsos mestres eram e ainda são uma  ameaça para a igreja, Jesus e os  apóstolos fizeram repetidas  advertências contra eles( Mc.13.21-23 ; At.20.20-28,31; 2TS. 2.1-12 ; 2 Pe.3.3-7). O perigo que Timóteo enfrentou em Éfeso parece ter vindo de certas pessoas na igreja que seguiam alguns  filósofos gregos defensores da idéia de que o corpo era mau e somente a alma tinha importância. Os falsos mestres se recusavam a crer que o Deus da criação fosse bom, porque seu contato com o mundo físico  o teria maculado. Apesar de alguns membros da igreja  influenciados   pelos gregos honrarem a Jesus, não podiam crer  que ele era verdadeiramente humano.
Paulo sabia  que se esses ensinamentos  não fossem refutados(combatidos), a verdade cristã seria contaminada.

CONCLUSÃO:Devemos  nos precaver contra os falsos mestres e profetas cultivando em nossas vidas a presença do Espírito Santo de Deus, para que possamos ser como nossos irmãos bereanos  que examinavam as Escrituras para  confirmar se a pregação de Paulo e Silas era biblicamente  confiável(At.17.11).
Ev.Carlos Borges(CABB) 

Um comentário: