quarta-feira, 3 de abril de 2013

O QUE É PRECISO PARA SER BEM SUCEDIDO



O QUE É PRECISO PARA SER BEM SUCEDIDO?
Js. 1.8

Introdução: Não somente no aspecto econômico ou sob a forma de propriedade, mas em sua missão, para que a levasse a bom termo. A lei prometia vida e prosperidade(Dt.4.1;5.33;6.2).

Ø  Muitas pessoas pensam que a prosperidade e o sucesso são decorrentes do poder, de contratos pessoais influente e um desejo inabalável de progredir.

Ø  Mas a estratégia para prosperidade ensinada por Deus a Josué é contraria a tais critérios.

Ø  Ele disse que para ser bem sucessido Josué deveria:
a)       Falar a Palavra da lei, e que ela deveria estar sempre em sua boca, pronta para ser dita, ela precisava ser comunicada a outras pessoas.
b)       Josué precisava meditar sobre a lei, para conhecer bem o seu conteúdo, saturando o seu coração com a mensagem da lei, isto é, uma meditação transformadora(Cf.Sl.1.2;119.97).
c)       Josué tinha que observar todos os aspectos da lei, tanto as suas provisões morais quanto as cerimoniais, cuidando para que o povo de Deus também não se esquecesse de tal observância (Cf. Num.1.54; Deu. 32.46; Esd. 7.10; Tg. 1.22-25).
Josué era um homem de tendências militares, mas, para que a sua tarefa militar fosse bem sucessida, precisava também ser um homem espiritual. Israel precisava apegar-se a lei por meio da lealdade, deveria falar sobre Ela, meditar sobre ela, ensiná-la continuamente (Cf. Deu. 5.29-33;)6.4-9, somente então essa nação poderia ter esperança de obter a vitória.
  Pv. 2.4-6
A origem da sabedoria é Deus e a sua Palavra revelada, a fonte de conhecimento e entendimento (v6). Desta forma, a sabedoria é o dom de Deus para nós.Pelo fato de a sabedoria  divina  estar escondida dos  rebeldes  e dos  tolos , é necessário  um esforço para encontrá-la  e usá-la. O caminho para ela demanda esforço, coragem e vigor. Quando estamos no caminho, descobrimos que a verdadeira  sabedoria vem de Deus e que Ele nos guiará e recompensará por nossa  procura sincera e persistente.
Pv. 3.6
Salomão disse que, para receber a direção de Deus, devemos buscar a sua vontade, em tudo o que fazemos isto significa confiar ao Senhor todas as áreas de nossa vida. Em Mt.6.33, mil anos mais tarde Jesus, enfatizou esta mesma verdade. Podemos reconhecer o Senhor em muitas áreas de nossa vida, mas naquelas em que tentarmos restringir ou ignorar a sua presença e conselhos de Deus  o resultado será S lamentável. Façamos do Senhor  o companheiro vital de tudo que nós fazemos, e Deus  nos guiará porque  nós realizamos os seus propósitos.
 
Is. 41.10
Deus escolheu os israelitas para representá-lo no mundo, mas, eles não agiram de forma correta. Os crentes (verdadeiros), hoje fazem parte do povo de Deus, e todos compartilham a responsabilidade de representá-lo no mundo. Nós podemos não ter sucesso de acordo com os padrões do mundo, mas seremos uma benção aos olhos de Deus.

A nossa prosperidade virá a nós pela obediência a sua Palavra e a sua vontade, não devemos nos iludir com pregações que dizem o que a Bíblia não disse nem manda dizer.

Em Pv. 6.23, Salomão disse que acima de tudo, devemos guardar nosso coração, tendo a certeza de que, se nossos desejos estiverem  de acordo com os propósitos de Deus, permaneceremos no caminho certo.

Quando Deus fizer chegar as nossas mãos, alguma prosperidade e vantagem financeira deveram louvá-lo e procurar ajudar os necessitados em derredor de nós, para que nosso celeiro seja sempre abençoado.

Os Homens de Deus do Antigo Testamento, como Abraão, Isaque e Jacó, foram prósperos, não pelos seus méritos pessoas, mas pela obediência a Palavra de Deus. 

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário