sábado, 13 de abril de 2013

OS PERIGOS DA AMBIÇÃO



INTRODUÇÃO- Existe na  atualidade uma busca desordenada pelas  riquezas,  poder,honra e  posição  social, e uma procura de certo modo  irracional que faz o ser humano a agir na irracionalidade, pois em alguns casos, mata o seu semelhante para garantir seu objetivo, a cobiça( que o desejo por riqueza) e a ambição( que é a procura por riqueza) estão levando muitas pessoas ao degredo moral e espiritual, pois o homem sem Deus, fica a  mercê da influencia satânica, e seus atos lembram a atitude de Lúcifer que foi um anjo de luz, e hoje um anjo das TREVAS.
I- AMBIÇÃO NO MUNDO SECULAR
1-PODER- É o direito de deliberar,agir,mandar.Gr.-Dúnamis,  significa  poder, indicando  obras poderosas( milagres), daí  vem o termo  moderno “ dinamite”. As pessoas  que detém o poder, dependendo da sua índole, poder ser “ justo” ou “injusto”. Os justos agem  com “ piedade”, mansidão, são ponderadas. As injustas, agem com injustiça, oprime, escraviza, maltrata, e até mata – O poder pode mover as pessoas no âmbito da autoridade( tirania), dinheiro(ganância) ou política(déspota).
2 – Dinheiro -É a raiz de todos os  males, quando  o homem coloca no seu coração a  cobiça ( desejo) pelo dinheiro, que o leva a  ambição( procura), que é ter bastante, para tal  objetivo não mede esforços nem avalia as conseqüências  de sua ambição, podendo até matar, para ter livre o caminho para o seu desejo.Quando  o coração do homem está buscando o poder, o próximo passo é a cobiça(desejo) que dá luz a ambição( busca), após isso segue-se o autoritarismo,tirania,ganância, despotismo, ter o que quer, subornar a lei,tirar o direito dos outros pelo suborno, comprar políticos, oferecendo-lhes apoio financeiro e  consequentemente manipulando-os pela troca de interesses  mútuos, tais  pessoas  descem ao degredo moral e espiritual, aviltando  a Deus, que é  muitas vezes  escarnecido por essas pessoas, o poder cega o homem , afastando-o de Deus e podendo perder a  salvação.
3 –Sexo- O que é? – É a condição  orgânica  que distingue  o MACHO  da FEMEA e que lhes  permite  reproduzir-se. Por isso  que Deus  criou  macho e fêmea ( Deus não distingue como Homem e Mulher), porque  só pode REPRODUZIR-SE  macho e fêmea ( não é como estão preconizando, homem com homem e mulher com mulher, isto é, ABOMINAÇÃO). O sexo está  de certo modo atrelado ao poder e ao dinheiro. Os poderosos, desfrutam do  sexo como  diversão, “status”, opulência vaidade e as deliberações   sexual aceita pela  sociedade moderna, sem Deus sem salvação.A  sociedade  libertina faz da    sexomania ( desejo sexuais incontroláveis), comércio ( exploração da prostituição), apelo consumista (propaganda na mídia com mulheres semi nuas, apresentando produtos de consumo), venda de filmes  eróticos( provocando o desejo ao sexo), fotografias  pornograficas(indecência, devassidão, algo que fere o pudor).A mídia  tem sido  o meio de  disceminação da pratica  da   libertinagem, através de programas que adentram nos lares  com grande facilidades e apelos  as famílias, que vai aos poucos cedendo aos pelos, sem se dar conta da contaminação e do degeneramento moral, como uma lavagem celebral, em alguns casos o  esposo fica obsecado pelas “ turbinadas” que aparecem  no “ Big Brothers”, novelas, shows, e as esposas  por sua vez  sonham com os  “galãs” com corpo “sarado” sem camisa que mostram os “bíceps” volumosos e de sunga, os jovens   por sua vez almejam estar no programa como participante para desfrutar  daqueles momentos “íntimos” que são veiculado pela mídia para dentro dos lares, na verdade esse programa é uma espécie  de MOTEL TELEVISIVO, para os lares, pois ninguém paga  entrar nem sair, como também não corre o risco de ser fragado.Veja o que diz a Palavra de Deus, em Rm 1.21-27, Paulo  considerou  “abominação” homossexual ( gays) do homem e da mulher( lesbianismo) e sexomania( os praticante do sexo como diversão e puro prazer erótico), e a degeneração humana máxima resultante da imoralidade e do abandono da pessoa por Deus. Qualquer nação que  justificar o homossexualismo ou lesbianismo  como forma ou modo de vida, está  na etapa final da corrupção moral.
Poder , dinheiro e sexo são os três  principais  elementos que desencadeiam a ambição do homem.
II – AMBIÇÃO NA IGRJA
 1-Poder-  Aqui  o poder, também pode ser um grande  mal, principalmente quando envolve  a  liderança eclesiástica , para  alguns no  ministério  é um meio de ganhar a vida, ter “status”  social, prestigio  e prosperidade financeira para custear suas ambições e torpe ganância. Em At. 20.28-30, tem uma recomendação para os que se lançam ao ministério, no vv.29, já nos traz uma advertência  contra os “ lobos cruéis”, que são pessoas que se  passam  por “ ministros”, movidos  por  ambição para edificarem seus próprios  impérios, levando-os ao “ amor” ao dinheiro, poder  ou popularidade, que na verdade  são  impostores na igreja  que “ perverterão” o Evangelho  original segundo o Novo Testamento.
a) Repudiam ou  rejeitam   algumas das suas verdades, fundamentais
b) Acrescentam-lhes idéias humanas, filosóficas, sabedoria ou psicologia
c) Misturando suas  doutrinas e práticas  com coisas  como os ensinos “malignos” da NOVA ERA ou “ocultismos” e espiritismo
d) Tolerando modo de vida  imorais, contrario aos retos padrões de Deus( I Tm4.1) ou (I Tm.1.3,4), já naquele tempo   em toda província  da Ásia, imagine hoje nas igrejas  modernas – modernismo não é  liberalismo nem libertinagem.
 2 – Dinheiro (I Tm 6.5, 9) – Paulo volta  ao assunto dos  falsos mestres e informa  a Timóteo qual deve ser  seu conceito de tais homens. A indiferença atual  ante as  doutrinas antibíblicas é um flagrantes  desvio de atitude apostólica e desprezo  às admoestações claras dadas nesta epístola e nas demais( Gl 1.9). Os falsos  mestres em Éfeso praticavam  exteriormente  a “ piedade” a  fim de obterem  grandes lucros. Eram impulsionados por uma motivação  oculta de cobiça, e   ensinavam que suas  riquezas  eram um  sinal de que Deus  aprovava  seus  ensinos.Hoje ser um pastor de igreja é “status”, traz prestigio junto a sociedade, por isso há uma “ epidemia” de novas igrejas com nomes os mais “ extravagantes”, sem nenhuma  conotação ou compromisso com a Palavra de Deus, os que lá se congregam, não precisam mudar de postura nem de vida, podem continuar a fazer o que faziam antes, desde que não abandonem a “ igreja”, nem deixe de contribuir com seus dízimos e ofertas, a vida espiritual dos  congregados não tem nem uma “ relevância” para esses falsos mestres. Há os “ mercenários da Palavra”, que recebem para pregar a Palavra, e as vezes não trazem nenhuma palavra de orientação espiritual, até porque estão “vazios da mesma”, fazem dos púlpitos  seus “ palanques espirituais”, prometem o que a Palavra não promete, dizem o que a Palavra não diz, fazem o que a Palavra não manda fazer, e ainda usa o povo como “marionetes espirituais”, diga isso, diga aquilo, fale isso, fale aquilo ao seu irmão ou quem está ao seu lado, o pior de tudo é que esses “ inconseqüentes” ainda fazem  “discípulo”, o que tem gente imitando esses “ pregadores”, achando que agindo assim estão convertendo ou  enchendo as igrejas onde pregam- QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DESSAS ALMAS.  
3 – Sexo – Na epistola 2Pe.2, há uma serie de pecados cometidos pelos falsos mestres:
a) V 1- Haverá mestres que introduzirão heresias  no meio do povo de Deus, advertências essas feita por Jesus( Mt .24.11)
b) V 2 – Muitos  crentes professos seguirão esses falsos  pregadores com suas  “ dissoluções”( imoralidades sexuais). Por causa  da vida  pecaminosa desses  líderes e seus seguidores, Deus  e seu  Evangelho  serão inflamados( 2Tm 4,3,4)
c) Os falsos mestres  comercialização o evangelho, sendo peritos  na avareza e em  conseguir dinheiro dos crentes, a fim de promover ainda mais  seus ministérios  e seus  modos luxuosos de vida.
d) -Haverá  adultério e pecados do sexo extraconjugal( 2Pe.4.!4)
e) Falsa liberdade,prometendo-lhes  liberdade , sendo eles mesmos servos da corrupção.( 2Pe.4.19). Tudo isso é produto da AMBIÇÃO.
Poder dinheiro e sexo também  são elementos  que desencadeiam a ambição nos falsos mestres e líderes  das igrejas, conforme I Tm.6.5,9 ; 2Pe.2
III – COMO VENCER A AMBIÇÃO
 1 Dominando a sede de poder – Somente  mediante a fé pode o crente vencer o pecado da avareza(Cl.3,5), ambição (Mc4.19), soberba ( Mc7.21),e a concupiscência  dos olhos ( I Jo.2.15-17). Esses pecados podem ser mortificados e purificados mediante o sangue de Jesus, que já foi derramado por nós na cruz do calvário,
 2 – Dominando a cobiça pelo dinheiro-  Como a Bíblia diz que é impossível servir a dois senhores, A Deus e ao dinheiro( Mamom) ( M t.6.24), no original Mamom, um termo aramaico significando dinheiro ou outros bens terrenos valioso. Jesus deixou bem claro que uma  pessoa não pode ao mesmo tempo servir a Deus e às riquezas
           (a) Servir as riquezas é dar-lhe um valor  tão alto que:
·         Colocamos  nela  nossa confiança e fé
·         Esperamos da parte dela nossa segurança máxima e felicidade
·         Confiamos  que ela  garantirá  o nosso futuro
·         A buscamos  mais do que  ao reino de Deus e sua justiça.
(b) Acumular riquezas é um trabalho tão  envolvente, que logo passa a controlar a mente  e a vida da pessoa,até  que a glória de Deus deixa de ter  a primazia em nosso ser ( Lc 16.13).
 3- Dominando os desejos  carnais ( 2Tm.2.22)-  As   pessoas sabias  entendem que se afastar fisicamente  da tentação pode ser a atitude mais  corajosa a ser tomada, Timóteo , um homem jovem , foi advertido por  Paulo a fugir  de qualquer  coisa que  pudesse  produzir maus pensamentos.Afastemos-nos   fisicamente de qualquer situação que estimule nosso desejo de pecar. Na batalha espiritual, saber  quando fugir  é tão importante  quanto saber  quando  e como lutar.Em Gl.5.16 nos diz: “Andai em espírito e não cumprireis  a concupiscência da carne.
  A ambição é vencida  pelo  crente  quando  a sede  de poder , a cobiça pelo dinheiro e os desejos  carnais são  dominados através  da santificação, oração e meditação nas Escrituras.
IV – O CONTENTAMENTO CRISTÃO
 1 – Deus é nosso provedor- No Salmo 23 está explicito, que o Senhor é nosso pastor, nada nos faltará, Ele tem cuidado de nós como ovelha de seu pasto, Ele é o JEOVÁ JIRÉ, o Deus provedor, e que é capaz de prover todas as exigências da  vida humana, principalmente de seus servos  fieis ( Sl23.1; Fp.4.19 ; Sl.34.10)
 2- Ausência de cobiça- Quando temos confiança em Deus, haverá sempre a ausência de cobiça no crente que confia em seu Senhor, a nossa obediência irrestrita a sua Palavra nos dará condições de confiar mais nEle, do que nas coisas em derredor
 3 – Disposição de suportar as privações- Todo crente fiel sabe que muitas vezes as privações, são instrumentos de Deus para nos aperfeiçoar, quer para sua obra ou  para outro propósito, são instrumentos de aperfeiçoamento usados por Deus, pois Ele é Senhor, e sabe o que faz, porque faz, para que faz.Devemos nos contentar com aquilo que Deus nos dá, essa é uma maneira de nos “ brindarmos” contra a tentação da riqueza, cobiça ou ganância, pois nem sempre a privação é sinônimo de  acomodação, mais  o aceite da vontade de Deus, ..... O pão nosso  de cada dia..., não é o de amanhã, e depois, apenas de cada dia, com a benção é graça do Senhor, Deus provedor, e Deus de amor. 
Os principais fundamentos do contentamento do crente são:
A provisão divina, a ausência de cobiça e a disposição de suportar a privação

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário