quarta-feira, 10 de abril de 2013

O QUE A IGREJA NÃO PODE DEIXAR DE SER



O QUE A  IGREJA NÃO PODE DEIXAR DE SER

INTRODUÇÃO:  Geralmente o termo igreja tem  diferentes significado. É empregado para descrever  um templo, um edifício dedicado ao culto  a Deus para destacar uma  instituição religiosa ; e  para descrever  o  Corpo de Cristo, o povo de Deus no período neotestamentário.

I – A IGREJA DE CRISTO - A palavra grega ekklesia, traduzida como igreja, significa literalmente, chamados para fora; nomeia um grupo de pessoas  chamado para fora do pecado e do sistema mundano, para estar unido a Deus e servi-lo  em  santidade e amor. 
1) – Jesus Cristo não morreu  para  comprar terras nem edifícios, mas para resgatar  homens e mulheres que estavam  mortos em delitos e pecados( Ef.2.1).
·         v.1-A morte espiritual  tem vários  sentidos:
·          Em Adão (Rm 5.12),
·          Em delitos e pecados ( Cl 2.13)
·         Que acabam na segunda morte ( Ap.20.6.14).
·         Com Cristo, quando Ele morreu ( Gl.2.20).
·         No batismo( Rm6.4)
·         Numa experiência continua (Rm.6.11)
D e qualquer forma não é a doença mas a morte  que nos diz respeito.Esta é a razão  por que  dependemos  completamente dAquele  que nos  pode dar nova  vida (V.5).
Paulo  declara que a igreja foi resgatada por Jesus com seu próprio sangue(At.20.28b).
A verdadeira  igreja  no sentido espiritual é formada  por aqueles  que  ouviram  e creram   na  Palavra de Deus; por aqueles  que, pela fé , foram lavados  pelo sangue de Jesus e  transformados pelo  poder do Espírito Santo, mudando radicalmente  de vida  e submetendo-se  aos mandamentos divinos.
Estes  compõem o corpo  místicos  de Cristo. Porém devemos ter cuidado com o termo  místico - que , no contexto bíblico, significa  vida  espiritual, ligação com Deus,mas secularmente foi vulgarizado como sinônimo  de  misticismo. A igreja é corpo místico de Cristo porque pertence ao  mundo espiritual, e a sua realidade   extrapola os limites  da realidade material e compreensão humana,  transcendendo-as.

II- UM ORGANISMO VIVO E DINÂMICO- Só podemos entender  melhor a igreja de Jesus como um corpo espiritual,vivo e dinâmico, e que atua com diversas  funções sob o comando de Cristo, que é o Cabeça, olhando para a realidade do corpo humano, como fez Paulo em  I Co.12.27, I Co. 12.12-14,26-31.
Em I Co. 12, vemos  que a igreja , assim como  organismo humano, é  constituído de  membros que receberam   dons  para exercer  funções essenciais e distintas neste corpo místico, sob o comando da cabeça que é Cristo, há também alguns  ministérios delegados a igreja – o apostólico, o profético e o de ensino, e certos  dons  manifestos pela ação  direta  do Espírito Santo, como o dom de cura, o de socorro, o de governo e o de línguas.(I Co.12.4-13) e ( Ef.4.11-16).Sendo a igreja  um corpo, um organismo vivo que atua  em nome de Jesus e sob a orientação do Seu Espírito, o que  ela não pode deixar de ser?
Ela não pode deixar de ser  a agência do céu  na terra, a coluna de firmeza e  de verdade, a Noiva  santa sem ruga nem mácula.

III- A AGÊNCIA DO CÉU NA TERRA –A igreja de Cristo Jesus não pode deixar de ser  a agência do céu na terra, e o que é uma agência?, é uma instituição que trata de assuntos  específicos  ou prioritários. Há agências de carros, de moda, de notícias etc.E qual é o assunto prioritário da igreja?, É o Reino de Deus, um reino governado por Deus e que jamais terá fim( Lc 1.33), é um reino que não é  comida, bebida, mas  justiça, paz e alegria no Espírito Santo.(Rm14.17), um reino que não consiste em palavra mas em virtude( I Co.4.20). A igreja de Jesus  está na terra para promover  e implantar o Reino de Deus, este é o assunto PRIORITÁRIO da igreja, por isso Jesus falou em Mt.6.33.O que serão acrescentadas?, temos a resposta em Mt.6.25-34, o alimento,as vestimentas, a moradia. A prioridade da igreja é evangelizar, anunciar  que Jesus Cristo veio libertar e salvar o homem.Porém se ela inverter  essa prioridade deve preparar-se  para  perder valor e objetivo. A igreja  deve influenciar todos os aspectos da vida nesta terra, a igreja  deve estar em todos os segmentos da sociedade, porém ela  está neste mundo para estabelecer o Reino de Deus na terra., se a igreja perder o foco, perderá o valor e o objetivo. Nós como igreja  devemos  estabelecer o Reino de Deus, primeiro no nosso coração, segundo em casa, terceiro no trabalho, quarto na vizinhança  e por ultimo entre os amigos, porque nós somos a agência  do Senhor na terra e  embaixadores da  parte de Cristo (2Co.5.20).

IV- PROMOTORA DA PAZ E DA COMUHNHÃO-A em hipótese alguma poderá  deixar viver   em comunhão com Deus  e com os irmãos (Rm 12.18). A comunhão da igreja com Deus e com os irmãos é indispensável à vida espiritual. Não deve ser algo superficial, por pura conveniência pessoal, social, política ou econômica, é produzida pela ação do Espírito Santo de Deus; é algo  profundo, enraizado no mais profundo do coração do cristão, eis a recomendação de Paulo à igreja (Cl.3.12-17).
O Cristão deve revestir-se até transbordar de misericórdia,benignidade,humildade,mansidão,longanimidade, ou seja do caráter de Cristo, para conseguir perdoar seu próximo, vencer o pecado, o mundo e o diabo, e cumprir sua missão como igreja, revelando a todos  a face de Deus e seu plano de salvação para toda a humanidade.
A igreja de Cristo não pode viver em guerra, contenda,divisão, pode haver guerra  entre as pessoas no mundo, mas na igreja do Deus vivo deve imperar a comunhão, a paz, o amor de Cristo.Ele nos faz tolerar, suportar , perdoar, bendizer  o outro ainda que este nos não seja tão amável( I Co.13.4-8).Como pode o cristão tomar a ceia, se não fala com seu irmãos, a dias,mês,ano, este não aprendeu o que significa amar, ele amarga as ofensas e rancor pelo outro e ainda espera  ser perdoado por Deus e morar no céu – porém não atenta para as palavras de Jesus registrada no Evangelho de Mateus6.9,12,14,15).
Contudo para ter autoridade espiritual, os cristãos precisam praticar  o que pregam; precisam viver em amor e comunhão com o Senhor e com os irmãos. Só assim , outros  se convencerão de que Jesus é o caminho,a verdade  e a vida, foi assim que aconteceu com a igreja PRIMITIVA. 

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário