terça-feira, 23 de abril de 2013

DEPRESSÃO



DEPRESSÃO, A DOENÇA DA ALMA.
                                                        

Introdução:É uma manifestação psíquica que se revela por um estado de abatimento e melancolia quase sempre associado à astenia. Inúmeras  moléstia mentais e infecciosas graves  ou crônicas  dão origem a  depressão.

I – AS CAUSAS DA DEPRESSÃO
Existem alguns elementos que podem desencadear a depressão, como vemos abaixo:

1 – OposiçãoElias foi um dos personagens do Antigo Testamento que foi afetado, pois após o episódio da derrota dos profetas de Baal e Asera (I Rs 19.12). Nós sempre estaremos sujeitos a estado depressivo, principalmente quando estamos realizando algo para Deus, a depressão pode ser um instrumento que o maligno usará para desestimular o servo do Senhor, inclusive impedindo-o de continuar no trabalho para o Mestre, fazendo pensar que não terá êxito na missão, em algumas situações, acovardando como aconteceu com Elias.

 2 – Frustrações – Em I Rs. 19.4. Elias após as ameaças de Jezabel, levantou-se e foi a Berseba. Que pertencia a Judá, lá deixou o seu moço( ajudante), foi ao deserto caminhando um dia e assentou-se debaixo de Zimbro( arvore).Elias não parece ser o mesmo homem descrito no último capitulo(I Rs 18.18-36-38).Mas Deus, longe de  o rejeitar, envia seus anjos para ministrar  conforto ao seu servo  esgotado.Elias  era um  herói da fé, mas também  era um “ vaso de barro”( 2 Co.4.7 Tg.5.17).

3) – Medo Poderá nos levar a situações diferentes, dependendo do nosso estado psicológico, que poderá nos levar as doenças como desanimo, desesperança, irritação, fraqueza, apatia, etc...,  o estado depressivo nos leva ao medo geralmente, vem pela crença que temos que nossos adversários  podem  nos perseguirem, ridicularizarem, caluniar ou  até mesmos nos causar a morte, como aconteceu com Elias.

4) Angustia Ela vem quando estamos diante de um problema de difícil solução, e que não vemos uma saída imediata, foi o que aconteceu com o povo judeu diante do Mar Vermelho, elas foram até Moisés, porque não tinham uma intimidade com Deus como tinha Moisés, lógico que diante da eminência do ataca dos exercito de Faraó, não restava outra solução para aquele povo, se angustiar-se e pedir socorro a Moisés.- A resposta de Deus foi incisiva, diga ao povo que  marche. Muitas vezes nas nossas angustias Deus está dizendo para nós  marche quando estiveres angustiado eu Sou contigo.No  Salmo 13.1-3, o salmista  enfrenta  depressão e desânimo; está numa   aflição  terrível , e tem  a impressão que Deus  se  afastou  dele, e que não se importa  em socorrê-lo .Há duas lições importantes: (1)- As orações dos justos podem não ser  atendidas imediatamente, e pode  parecer que Deus  não está  dando importância  a elas. A impressão de abandono por parte de Deus ocorrer  no crente , durante  enfermidades, problemas  financeiros , ou casos  outros severos, envolvendo  família,emprego ou igreja.Em tais   ocasiões devemos orar para que  o Espírito Santo  nos dê a certeza de que ainda  nos  regozijaremos na  salvação divina . (2) Se estamos buscando de coração ajuda de Deus mediante a fé real em Jesus Cristo, a demora de Deus não significará que Ele nos abandonou. Pelo contrário, Ele pode ter outros  propósitos em nossa vida, e não estamos percebendo(2Co12.7-10 ; Hb. 12.10 ; Tg.1.2-4 ; 1Pe.1.6,7).

A oposição, a frustração, o medo e a angústia são alguns sentimentos que podem levar o indivíduo à depressão.




II – REAÇÕES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO
  1-FugirMoisés ao perceber que o seu crime foi descoberto, Moisés viu se repudiado pelos hebreus e acossado pelos egípcios. Antecipando a vocação divina para a missão de salvar o seu povo. Fugiu para a terra de Mídia, os medianitas  descendentes  de Abraão por Centura e habitavam em Mídia ao sul  e sudeste de Canaã. Moisés permaneceu ali por quarenta anos, onde Deus o preparou para futura tarefa na mesma região – o deserto de Sinai. Deus fez uma obra grandiosa na vida de Moisés no deserto. Deus pode operar grandiosas maravilhas em nossa vida, ainda que aparentemente possamos estar em situação desvantajosa, ou passando por grandes tribulações, ou até em estado depressivo.

2- Esconder-se – A expressão da fé de Elias, e às suas vitórias sobrenaturais, no Cap.18, seguiram-se o medo, a fuga para salvar a vida e o desânimo – tudo resultado do propósito de Jezabel de destruir a vida do profeta.
(1) – Posto que Elias não recebesse nenhuma mensagem do Senhor para permanecer em Jezreel, sua presença ali significava arriscar desnecessariamente a sua vida. Seguiu então para o monte  Horebe( Monte Sinai).
(2) – A retirada forçada de Elias para o território de Judá e o deserto é um exemplo daqueles que “por causa da justiça (Ver Mt. 5.10) são maltratados e forçados a andar errantes pelos desertos, montes, covas e cavernas da terra (Hb 11.37)”. De maneira semelhante a Elias, há profetas que tiveram de deixar suas igrejas; pregadores, os seus púlpitos, professores, as suas salas de aula: e leigos os seus empregos; por se posicionarem contra o pecado, por falarem segundo a Palavra de Deus, e seguirem o caminho da justiça, por amor do nome de Deus, Grande é o seu galardão no céu (Mt. 5.10-12).

3- Desistir-Elias tomado de cansaço, desânimo, tristeza, orou pedindo a Deus que ele o dispensasse do pesado ministério profético e o deixasse partir para o descanso celestial.
(1) – Os sentimentos de Elias não eram muito diferentes dos do apóstolo Paulo, quando afirmou ter “desejo de partir para estar com Cristo” (Fp. 1.23), ou dos heróis da fé, que “desejavam uma pátria melhor, isto, é, Celestial (Hb. 11.16)”.
(2) – Algumas das razões de estar Elias profundamente desanimado, aparente fracasso: ele esperava a conversão de todo o Israel, e possivelmente, até mesmo de Jezabel, mas agora, pelo contrário, tinha de fugir para salva a sua vida.

Fugir, esconder-se e desistir são algumas reações naturais diante da depressão.

III – ENFRENTANDO DEPRESSÃO
 1-Confiando firmemente no Senhor (Dn. 6.10-16) - Deus é soberano, Ele está atendo a tudo que ocorre no planeta terra e nas galáxias, pois Ele é o criador, e como tal  cuidará para que a sua obra atinja os seus propósitos.Daniel era um jovem que confiava  inteiramente no Senhor, e dependia de Dele, e o buscava  em suas orações. Quando através de uma tramóia dos súditos do Rei Dario que tramaram um meio de incriminar a Daniel, e o levou a presença do rei, que o condenou a cova dos leões, Daniel não se intimidou confiou em Deus e sua convicção era tão forte que ele não se abateu, não temeu, apenas confiou em quem podia lhe livrar dos leões (há quem diga que os leões não comeram Daniel, porque leão come carne, e Daniel era todo espírito, logo leão não come espírito). Neste  episódio Daniel em nenhum momento demonstrou estar deprimido até os incrédulos testemunharam a perseverança  de Daniel, O rei foi que ficou deprimido com a situação, ao ponto de perder o sono, ficou angustiado, até que o dia amanheceu.

2-Orando e jejuando (Mt. 9.15) - Fica claro  que Jesus esperava  que os crentes   jejuassem depois da sua partida. Os dias de ausência do “NOIVO” são a presente era, que começou no momento da ausência de Jesus até à sua volta. O jejum nesta era é, portanto:
(a)   – Um sinal do anseio do crente pela volta do seu Senhor, (b) Uma preparação para a sua volta, (c) Um pesar por sua ausência, (d) Um sinal de tristeza pelo pecado e decadência do mundo.
3-Evitando a autocomiseração-Quando formos tentados a pensar que somos os únicos fiéis que restam ou que somos os únicos que ainda guardam as Santas Escrituras (doutrinas), não demos nos lamentar. Pois a autocomiseração poderá desfazer o bem que praticamos, devemos também lembrar que Deus outros servos (as) que também estão ao seu serviço, portanto há uma grande contingente de pessoas espalhadas por vários lugares que estão fazendo a obra de Deus, a despeito das circunstâncias desfavoráveis.
4 - Entregando a vida e o futuro a DeusÉ dever do crente, diante das circunstâncias da vida, não se deixar deprimir, mas levar o cristo por meio da fé, qualquer fardo opressor seja de angústia, de tristeza ou outra qualquer situação que nos leve a ficar deprimido. Alimentando do nossa mente que Deus nos ama, e por tanto cuidará de nós, como ovelha de seu pasto, as feridas ele sarara, nos fortalecera e consolidará nossa fé, principalmente em circunstâncias as mais adversas.

Além de evitar a autocomiseração e entregar a vida ao Senhor, o cristão deve confiar em Deus, orar e jejuar a fim de enfrentar e vencer a depressão.


IV-SAINDO DA DEPRESSÃO
1-           Restauração física-Deus se compadece de seus filhos porque conhece suas debilidades e enfermidades. mesmo os melhores de seus discípulos  necessitam da sua compaixão. Assim como um pai se compadece profundamente de seus filhos quando fracassam, sofrem, ou são maltratados, assim também o Pai celeste sofre quando os seus filhos estão sofrendo. Em tais circunstâncias Deus providencia o socorro necessário para atender as necessidades de seus filhos amados, podendo usar os seus anjos, que estão diante Dele diariamente, para trazerem o que estamos necessitando, em algumas situações, Ele vem pessoalmente pela sua Teofânia.

2-      Mudança de ambiente-É necessário que o deprimido, mude de ambiente e rotina, pois se ele permanecer na mesma rota que o levou a depressão, a tendência é o seu estado de saúde piorar, e levar a conseqüências irreversível. Em Ec 2.24-26, diz em seu relato que: comer, beber e trabalhar – enfim, todas as atividades da vida, podem  trazer   satisfação apenas se a pessoa vive  a sua vida para Deus. Somente Deus capacita o homem ater prazer na vida. Ele concede a verdadeira sabedoria, conhecimento e alegria aos que o agradam mediante a fé. Devemos entender que a vida é um dom de Deus e que devemos confiar Nele para que o seu propósito  se realize em nós.

3-      Bem estar espiritual. O poder de Deus tem se manifestado de muitas maneiras, tanto na vida o povo judeu, como no meio da sua igreja( seu povo), a manifestação de seu poder é uma prova de quanto Deus é suficiente para suprir as necessidades do seu povo( seus servos). O que sabemos é que Deus pode vir se revelar a alguém, seja nas situações mais adversas possível, como a depressão é um mal do século em que vivemos, é também uma doença da alma, somente Deus poderá tratar desse problema, problemático que a humanidade enfrenta, a exemplo de Elias, Daniel, Paulo e outros homens de Deus, nós também podemos vencer esse mal, cujo antídoto está nas mãos do Grande Médico dos médicos. Deus não quer ver os seus filhos deprimidos por coisa alguma, mas que vê-los  felizes, alegres( sorrindo), por que ELE NOS  AMA E JESUS TAMBÉM. 

A restauração física, a mudança de ambiente, a modificação da rotina, a redução das horas de trabalho e um período de férias são algumas atitudes que combate a DEPRESSÃO.

Ev.Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário