quinta-feira, 16 de maio de 2013

DISPENSEIROS DOS MINISTÉRIO DE DEUS



DESPENSEIROS DOS MINISTÉRIO DE DEUS
I Co. 4.1-5,14-16.
Introdução: Quem são realmente os verdadeiros ministros de Cristo segunda a Bíblia? Como podemos identificá-los? Quais são suas qualidades? Qual é sua missão? Existe distinção entre ministro e despenseiro?Aprenderemos no decorrer da lição que estamos estudando.

I OS VERDADEIROS MINISTROS DE CRISTO

1-São chamados pela vontade de Deus. A palavra que é traduzida por ministro, em grego é “hyperetes”, (no tempo de Paulo) que significa “servidor, ajudante, assistente”. Essa expressão era usada  para designar os homens que remavam no mar. Era o trabalho braçal desses homens que adornavam os grandes barcos para navegar na direção proposta pelo capitão.
Ministros (GR.huperetas).Um subordinado.Despenseiros (Gr.oikonomos). Em relação aos escravos, um supervisor; em relação ao Senhor, um servo; em relação aos bens, um mordomo ou administrador.Os bens  são os mistérios( a Palavra de Deus).Ser ministro e ter trabalho continuo, já o despenseiro, indica o administrador da casa.Um servo  faz o que  o seu senhor lhe manda fazer.Devemos fazer o que  Deus nos ordena na Bíblia Sagrada e por meio do Espírito Santo.A cada dia Deus faz  com que  nos deparemos com diferentes necessidades e oportunidade que nos  desafiam a fazer o que  saber ser  correto.

2-Tem senso de responsabilidade ministerial- O apóstolo volta sua atenção especificamente às posições de liderança na igreja. Paulo  inicia  sua discussão sobre as condições exigidas aos candidatos à liderança da igreja com uma lista consecutiva de 12 qualificações:
1-Irrepreensível
2-Marido de uma só mulher
3-Vigilante
4-sóbrio
5-Honesto
6-Hospitaleiro
7-Apto para ensinar
8-Não dado ao vinho
9-Não espancador
10- Não cobiçoso de torpe ganância
11- Não contencioso
12- Não avarento

3-São piedosos e íntegros- É importante que não somente Deus, mas também o povo veja que o pastor está conduzindo a obra do Senhor de maneira correta, ética e honesta. Tendo o cuidado de fazer  o que é correto.Paulo exorta os líderes a corrigirem a falsa doutrina e a lidar de forma amorosa  a justa  com  todos os membros da igreja.A igreja não deve ser apenas  uma instituição profissionalmente  organizada; dever ser organizada de forma  que Cristo possa  ser honrado e glorificado.O ponto mais importante na vida da igreja é: conhecer a Deus;trabalhar em conjunto com harmonia e amor; levar as boas novas de Deus ao mundo.

4-São comprometidos com a Palavra de Deus (2 Tm2. 15; 4.2)-Como Deus julgará que tipo de trabalhadores temos sido para Ele, devemos edificar nossas vidas em sua Palavra e aplicá-la à nossa vida. Esta por si mesma, já nos indica como viver e servir a Deus. Os crentes que ignoram a Bíblia certamente se envergonharão no dia do julgamento. O estudo consistente e diligente da Palavra de Deus é vital; caso contrário, seriamos impelidos a negligenciar a Deus e ao nosso verdadeiro propósito na vida. Em 2Co. 2.4, vemos que a confiança de Paulo, não estava  em seu intelecto perspicaz ou em sua habilidade de oratória, mas no Espírito Santo, que o ajudava e guiava. Paulo não negou a importância do estudo e da preparação para pregar. Ele, aliás, teve uma educação completa baseada nas Escrituras. A pregação efetiva resulta da cuidadosa preparação e da confiança no trabalho do Espírito Santo.

II A MISSÃO DOS MINISTROS DE CRISTO – Os que são chamados por Deus para o seu ministério, sua obra, devem se apoiar em três (3) pilares fundamentais, que são:
1-serviço- 1Co. 3.5, Paulo agora  enfatiza que  nem ele,nem Apolo,nem qualquer  outra pessoa separada  de Cristo deve ser seguida, porque ninguém poderá levar o mérito pelo nascimento e crescimento da congregação de Corinto. Os ministérios de Paulo e Apolo, que servem como diretrizes para aqueles que estão envolvidos com o ministério. Quem é Paulo? Quem é Apolo. São “servos” (diakonoi), seguidores dos passos de Jesus, vieram  não para serem servidos, mas para servir(Mc.10.45).

2-Mordomia- Paulo e seus companheiros, não se consideravam donos da obra, eles tinham consciência, que o trabalha que efetuavam, não era para si mesmo, mas para alguém quem os comissionou, logo, eles eram despenseiros (encarregados e administradores dos bens de seu Senhor), eram mordomos e despenseiros dos ministérios de Deus. O maior exemplo na Bíblia de despenseiro (mordomo) é a história de José, no Egito,quando ele ficou encarregado de toda  a caso do Faró, tudo passa pelas mãos de José, um despenseiro temente a Deus, é o melhor administrador que existe. Um líder espiritual é sem duvida um administrador das coisas de Deus, deve ter cuidado tanto das coisas materiais (templo, materiais, finanças etc...) como das espirituais (os dons, ovelhas e talentos que Deus entrega em suas mãos), não pode as usar como se fosse propriedade sua, um dia ele ira prestar contas delas ao seu Senhor.

3-Fidelidade – Nossa fidelidade é freqüentemente provada em assunto relacionado ao dinheiro. Deus nos chama para sermos honesto, mesmo em pequenos detalhes que possamos facilmente ignorar. A riqueza celestial é muito mais valiosa do que a terrena. Mas se não formos fidedignos com nosso dinheiro neste mundo, estaremos desqualificados para lidarmos com grandes riquezas do Reino de Deus. Muitas vezes a nossa fidelidade é revelada em nossos atos no cotidiano, e há muitas testemunhas que estão nos observando, e analisando nosso proceder, o cumprir o que prometemos as pessoas, também pesa na balança da fidelidade, a expressão “fiel da balança”, lembra o ponteiro da balança que esta pesando alguma coisa, e mostra o peso exato (verdadeiro).
Paulo falando aos  Crentes de Coríntios, disse que Deus deveria achá-los irrepreensíveis por ocasião da volta de Cristo, para nós crentes do século 20, é valida a mesma advertência de Paulo.

III MINISTRO DOS MINISTÉRIOS DE DEUS- Quais são esses ministérios? São as  verdades e as doutrinas da Palavra de Deus que deve ser pregada e ensinada dos púlpitos das igrejas, que se dizem Cristã, para que o povo de Deus possa viver de conformidade com a Palavra de Deus, sendo uma constituição espiritual que deverá reger toda a humanidade, logo todos devem tomar conhecimento dos seus deveres e direitos, o que deve fazer e o que não deve fazer.

IV A AVALIAÇÃO DOS MINISTROS DE CRISTO (1 Co. 4.3-5)

 O juízo dos outros (v.3)-É tentador avaliar (julgar) os companheiros cristãos, avaliando se são ou não bons seguidores de Cristo. Mas somente Deus conhece o coração de uma pessoa, e ele é o único que tem o direito de julgar. A advertência de Paulo aos coríntios serve também para nós. Devemos confrontar os que estão pecando, mas não julgar quem é o melhor servo de Cristo, isto é uma tarefa dEle.

2-Juízo próprio- Ao contrário da opinião popular, uma consciência limpa não significa necessariamente que a pessoa seja irrepreensível. Existe sempre a possibilidade de uma decepção. Paulo diz que mesmo tendo uma consciência limpa, mesmo assim não se achava ou considerava justificado. E que muitas pessoas tentam se justificarem por meio de suas próprias obras

3-O juízo de Deus- Muitas das vezes nós nos entristecemos, quando alguém nos julga, porém nós devemos ter a perfeita consciência que somente Deus tem o direito de nos julga, e o julgamento de Deus, é diferente do das pessoas que estão em volta de nós, é possível que algumas pessoas nos absolvam e Deus nos condene, por outro lado elas podem nos condenar e Deus nos absolver, se nós nos propusermos a fazer a obra de Deus, conforma a Sua Palavra e a direção do Espírito Santo, não há nem uma “condenação” para os que estão em Cristo Jesus.

4- O juízo do tribunal de Cristo- Paulo tinha dois contrates em mente, o primeiro – o que era aquilo que é digno e aquilo que é indigno, o segundo era o que é inflamável e o que  é a prova de fogo, porque perante os seus olhas estava o dia do juízo final. Alguns homens edificam com o ouro da fé, com a prata da santidade e com as imperecíveis pedras preciosas do amor, mas outros edificam com a madeira morta de esterilidade nas boas obras, com palha vazia da falta de  espiritualidade, com ostentação do conhecimento, e com a cana quebradiça do  espírito continuamente em duvida. O tribunal de Cristo será uma ocasião de avaliação,de nova determinação e dedicação, um período de conflito de alma e, finalmente, uma oportunidade de avanço. E assim Cristo, uma vez mais, se tornará o alvo de toda a existência humana. Mas esse novo progresso não se efetuará enquanto não for expurgada da alma toda madeira, palha e feno deterioradores, isto é, enquanto não for eliminado da personalidade do crente tudo quanto lhe impede o avanço espiritual.
Ev. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário