quinta-feira, 9 de maio de 2013

JESUS, O MESSIAS PROMETIDO PARTE 3

AMOR REAL – .......................................20.28
GLÓRIA REAL –....................................  25.31, 34
SACRIFÍCIO REAL –...............................27.35, 37
VITÓRIA REAL –....................................28.6

Só Mateus relata a visita dos magos do Oriente. Vieram adorar e honrar a um Rei. Marcos, Lucas e João não mencionam os magos, porque não estavam registrando o nascimento de um rei.
O nascimento de Jesus foi seguido por doze anos de silêncio, até a sua visita aos doutores em Jerusalém. Depois, o silêncio o envolveu de novo. Só a palavra “carpinteiro” lança luz sobre os dezoito anos seguintes para nos informar do que ele estava fazendo. Jesus preparou-se por trinta anos para um ministério de três anos.


A PROCLAMAÇÃO DO REINO (Mateus 3.1 – 16.2)
Em Mateus ouvimos “a voz”: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
O Rei precisa ser anunciado! Era dever de esse arauto ir adiante do Rei. Foi isso que João Batista fez. A pregação de João Batista incluiu dois temas: (1) arrependimento; e (2) a chegada iminente do reino dos céus.
O Rei deixa sua vida pessoal e particular e ingressa em seu ministério público. Ele enfrenta uma crise. Satanás encontra-se com ele. Foi levado ao deserto para enfrentar o primeiro grande conflito do seu ministério público.
Satanás ofereceu-lhe um atalho para alcançar o reino universal que ele viera ganhar através do caminho longo e doloroso da cruz, mas Cristo veio primeiro para ser Salvador, e então Senhor. Como é grande a tentação de buscarmos um atalho para a realização das nossas ambições! Mas Jesus saiu vitorioso, com seu escudo intacto e sem mancha. Ele prosseguiu e venceu todas as outras tentações até a sua vitória final e ascensão ao céu, como Senhor de todos.


AS LEIS DO REINO   
Do elevado púlpito de um monte, Jesus pregou o sermão que contém as leis do seu reino (Mateus 5, 6, 7). Está repleto de ensinamentos. Ele se sobressai a todos os ensinos dos homens. Se permitíssemos que esses princípios operassem em nossa vida, eles transformariam todo o nosso relacionamento pessoal, curariam nossas feridas sociais, resolveriam todas as questões entre as nações e poriam o mundo todo em ordem. Um dia vivido de acordo com os seus ensinos seria um pedacinho do céu. Em vez da anarquia, reinaria o amor. No Sermão do Monte Jesus define a natureza e os limites do reino, as condições de entrada, suas leis, seus privilégios e recompensas. No Sermão do Monte Jesus descreve o caráter do cidadão do reino. Jesus começa sua mensagem com o coração e não com regras de comportamento. A mensagem de Cristo age de dentro para fora. São leis espirituais.


O PODER DO REI
Há doze surpreendentes milagres em Mateus 8 e 9. Depois que Jesus realizou os milagres do capítulo 12, lemos: E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi? (Mateus 12.23).
Os escribas, com seu espírito crítico, entram em cena agora e começam a julgar com hostilidade os atos de Jesus (Mateus 9.3).


OS MINISTROS DO REI
Jesus não só pregou, mas também reuniu outros ao seu redor. Era preciso organizar seu reino e estabelecê-lo em bases mais amplas e permanentes. Um rei tem súdito. Sua luz se reflete

Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário