através de
instrumentos humanos. Ele diz: Vós sois a luz do mundo (Mateus 5.14). As
idéias espirituais não podem caminhar sozinhas pelo mundo e ter qualquer valor.
Ele estava chamando homens a fim de treiná-los para levarem avante a sua obra.
Em Mateus 10.2-4
temos o nome dos discípulos. Esta é, provavelmente, a relação de nomes mais
importantes do mundo. A esses homens foi dada a execução de uma obra, diante da
qual vencer batalhas e fundar impérios parecem coisas de somenos importância. A
tremenda missão deles era dar início a esse reino.
O REINO DOS CÉUS
A palavra “reino”
aparece mais de 55 vezes em Mateus, porque este é o Evangelho do Rei. A
expressão “reino dos céus” aparece 35 vezes aqui e não figura em nenhum dos
outros Evangelhos.
Os judeus entendiam
bem a expressão “reino dos céus”. As parábolas, chamadas de mistérios do
reino dos céus (Mateus 13.11), descrevem qual será o resultado da presença
do Evangelho de Cristo no mundo, desde a época presente até a sua volta, quando
então haverá a ceifa.
A REJEIÇÃO DO REI (Mateus 16.21 - 20.34)
É triste pensar que
Cristo veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Primeiro, o
reino foi apresentado aos herdeiros legítimos, os filhos de Israel, mas
eles recusaram a oferta, rejeitaram o Rei, e finalmente o crucificaram.
Jesus anunciou que o
reino seria tirado dos judeus e dado a outra nação. Portanto vos digo que o
reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os
respectivos frutos (Mateus 21.43). A declaração ofendeu os guias
religiosos, que procuravam matá-lo (Mateus 21.46). Nosso Senhor apresentou a
Nicodemos os requisitos para entrar no reino dos céus (João 3.3-7, 16). Todo
aquele que crer pode desfrutar dos privilégios e bênçãos do reino. O reino é
tanto para o gentio como para o judeu.
A IGREJA PROMETIDA
Só o Evangelho de
Mateus menciona a palavra “igreja”. Rejeitado o reino, há uma mudança nos
ensinos de Jesus. Ele começa a falar sobre a igreja em vez do reino (Mateus
16.18). A palavra igreja vem de “ecclesia” (no grego), que quer dizer “os
chamados para fora”. Visto que nem todos creriam nele, Cristo disse que
chamaria qualquer pessoa, judeu ou gentio, para pertencer à sua Igreja, que é o
seu corpo. Ele começou a construir um novo edifício, um novo corpo e pessoas,
que incluiria tanto judeus como gentios (Efésios 2.14-18).
A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE DA VIDA
Quando se achavam
longe da agitação em que viviam, Jesus fez esta pergunta aos discípulos: Quem
diz os homens que eu sou? (Mateus 16.13).
Esta é uma pergunta
importante hoje. Feita primeiro por um obscuro galileu naquele lugar afastado,
ela vem ecoando através dos séculos, e se tornou a suprema pergunta no mundo de
hoje. O que vocês pensam de Cristo? Aquilo que os homens pensam determina o que
são e o que fazem. Assim, o que os homens pensam de Cristo é a força motora no
mundo de hoje.
A seguir Jesus leva a
pergunta do terreno geral para o terreno pessoal: Porém vós, quem dizeis que
eu sou?
A RESPOSTA MAIS IMPORTANTE DA VIDA
Tu és o Cristo, o Filho do
Deus vivo! Exclamou o impulsivo e ardoroso Pedro. Esta confissão é grande porque
exalta Cristo como o Filho de Deus, eleva-o acima da humanidade e reconhece sua
divindade. Ele disse a Pedro e aos discípulos, depois dessa confissão: Sobre
esta Ev.CArlos Borges(CABB)
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