sexta-feira, 10 de maio de 2013

JESUS, O MESSIAS PROMETIDO PARTE 4



através de instrumentos humanos. Ele diz: Vós sois a luz do mundo (Mateus 5.14). As idéias espirituais não podem caminhar sozinhas pelo mundo e ter qualquer valor. Ele estava chamando homens a fim de treiná-los para levarem avante a sua obra.
Em Mateus 10.2-4 temos o nome dos discípulos. Esta é, provavelmente, a relação de nomes mais importantes do mundo. A esses homens foi dada a execução de uma obra, diante da qual vencer batalhas e fundar impérios parecem coisas de somenos importância. A tremenda missão deles era dar início a esse reino.


O REINO DOS CÉUS
A palavra “reino” aparece mais de 55 vezes em Mateus, porque este é o Evangelho do Rei. A expressão “reino dos céus” aparece 35 vezes aqui e não figura em nenhum dos outros Evangelhos.
Os judeus entendiam bem a expressão “reino dos céus”. As parábolas, chamadas de mistérios do reino dos céus (Mateus 13.11), descrevem qual será o resultado da presença do Evangelho de Cristo no mundo, desde a época presente até a sua volta, quando então haverá a ceifa.


A REJEIÇÃO DO REI (Mateus 16.21 - 20.34)
É triste pensar que Cristo veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Primeiro, o reino foi apresentado aos herdeiros legítimos, os filhos de Israel, mas eles recusaram a oferta, rejeitaram o Rei, e finalmente o crucificaram.
Jesus anunciou que o reino seria tirado dos judeus e dado a outra nação. Portanto vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos (Mateus 21.43). A declaração ofendeu os guias religiosos, que procuravam matá-lo (Mateus 21.46). Nosso Senhor apresentou a Nicodemos os requisitos para entrar no reino dos céus (João 3.3-7, 16). Todo aquele que crer pode desfrutar dos privilégios e bênçãos do reino. O reino é tanto para o gentio como para o judeu.


A IGREJA PROMETIDA
Só o Evangelho de Mateus menciona a palavra “igreja”. Rejeitado o reino, há uma mudança nos ensinos de Jesus. Ele começa a falar sobre a igreja em vez do reino (Mateus 16.18). A palavra igreja vem de “ecclesia” (no grego), que quer dizer “os chamados para fora”. Visto que nem todos creriam nele, Cristo disse que chamaria qualquer pessoa, judeu ou gentio, para pertencer à sua Igreja, que é o seu corpo. Ele começou a construir um novo edifício, um novo corpo e pessoas, que incluiria tanto judeus como gentios (Efésios 2.14-18).


A PERGUNTA MAIS IMPORTANTE DA VIDA
Quando se achavam longe da agitação em que viviam, Jesus fez esta pergunta aos discípulos: Quem diz os homens que eu sou? (Mateus 16.13).
Esta é uma pergunta importante hoje. Feita primeiro por um obscuro galileu naquele lugar afastado, ela vem ecoando através dos séculos, e se tornou a suprema pergunta no mundo de hoje. O que vocês pensam de Cristo? Aquilo que os homens pensam determina o que são e o que fazem. Assim, o que os homens pensam de Cristo é a força motora no mundo de hoje.
A seguir Jesus leva a pergunta do terreno geral para o terreno pessoal: Porém vós, quem dizeis que eu sou?


A RESPOSTA MAIS IMPORTANTE DA VIDA
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!  Exclamou o impulsivo e ardoroso Pedro. Esta confissão é grande porque exalta Cristo como o Filho de Deus, eleva-o acima da humanidade e reconhece sua divindade. Ele disse a Pedro e aos discípulos, depois dessa confissão: Sobre esta 

Ev.CArlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário