sábado, 18 de maio de 2013

VENCENDO A DEPRESSÃO



VENCENDO A DEPRESSÃO
Sal. 42.58
Introdução: Davi foi um homem de Deus que também teve momentos depressivos, porém ele buscou em Deus a cura para sua depressão. Davi em seus momentos mais críticos, ele conversa com sua alma, como se fosse uma pessoa ao seu lado,estes fatos estão registrados no salmo 42.
O que é a depressão?Quais os males que ela causa?A depressão é uma doença ou um estado psicológico?Quais são os sintomas da depressão e como curá-la. Iremos aprender no decorrer desta lição.

I IDENTIFICANDO O PROBLEMA.
1-O que é depressão?
·         Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos.
·         A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento.
·         Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos.
·         Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas.
·         O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
·          Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo.
·         O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio.
·         O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve.
·         O clima polar exclui dias propícios a banho de sol.


2-Sintomas depressivos
·         Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral.
·         Porque embora muitas pessoas acham que depressão é uma formalidade, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.
·         Após um período de tristeza, a pessoa esmorece e fica “isolada do mundo”
·         Não sente vontade de reagir, não acha graça em nada, se sente angustiada, sem energia, chora à toa, tem dificuldade para começar uma tarefa, dificuldade em terminar o que começou persistência de pensamentos negativos e um mal-estar generalizado: indisposição, dores pelo corpo, insônia ou sonolência, alterações no apetite, falta de memória, concentração, vulnerabilidade, fraqueza, taquicardia, dores de cabeça, suores ou outros sintomas físicos que joga a pessoa pra baixo.
·         Os sintomas depressivos (tristeza, choro fácil e/ou freqüente, apatia, sentimento de falta de sentimento, sentimento de tédio, irritabilidade aumentada, desespero, desesperança, culpabilidade, transtorno de sono e apetite) devem estar presentes em pelo menos duas semanas, e não mais do que dois anos, sem interrupção.

3-Quebrando preconceitos
·         Houve épocas em que os crentes achavam que não precisavam ir ao consultório médico para cuidar de doenças psicológicas ou mentais.
·         Alguns acreditavam que tal pratica estaria comprometendo sua fé.
·         Havia uma corrente de pensamento que achava que o cristão não deveria fazer qualquer consulta médica que envolvesse áreas psicológicas ou envolvendo a mente.
·         Porém os problemas patológicos continuaram a atingir varias pessoas, que por preconceito, não se tratavam como deveria, resultando em algumas mortes.
·         Os suicídios, os estados de baixa-estima, doenças psicológicas e outras doenças psicossomáticas, que afetam o estado de animo das pessoas levando-as a depressão crônica.
II DESCOBRINDO AS CAUSAS
1-Enfermidades de base
·         É bastante conhecida a relevância da depressão no contexto clínico, costumando causar limitações e prejuízos significativos à pessoa, à família e à sociedade.
·         Seu tratamento vem se ampliando e definindo áreas com recursos terapêuticos sempre mais específicos, tanto nos aspectos biológicos como nos psicológicos, que muitas vezes necessitam ser conjugados para permitir um resultado mais satisfatório.
·          Os tratamentos existentes partem de pressupostos teóricos e também servem para o desenvolvimento de algumas hipóteses etiológicas da patologia. Neste artigo o autor faz uma revisão dos fundamentos biológico e cognitivo na depressão. Palavras-chave: depressão, modelo biológico, modelo cognitivo.

2- O stress
·         Estresse (português brasileiro) ou stresse (português europeu) pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.
·         O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.
·         O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia.
·         Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão).
Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.
·         Jesus nos receitou a terapia do descanso, para nos livros dos estress, e termos uma vida saudável, fisicamente, psicologicamente. (Mc 6.30-31).

3- Outros fatores causadores de depressão
·         A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor.
·          Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos.
·          O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca o foi.
·         Exemplos de eventos estressantes são a partida (falecimento) de uma pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra a vontade, doença grave, ao passo que pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. 
·         A influência genética, como em toda medicina, é muito estudada quando o assunto é a depressão. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas a estados depressivos.
·          O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

III PREVENÇÃO E CURA
1-Confessar os nossos pecados
·         Devemos confessar os nossos pecados a Deus para receber perdão. João escreveu aos cristãos: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:8-9).
·         A confissão aqui é feita pelo cristão ao Pai, com ajuda do Advogado Jesus Cristo. Alguns pecados não precisam ser confessados a outros homens, mas todos precisam ser confessados ao Senhor para receber o perdão dele.
·         Devemos confessar os nossos pecados às pessoas que ofendemos. Jesus mostrou que tal confissão é necessária para receber o perdão do irmão ofendido: "Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4).
·         Devemos confessar os nossos pecados às pessoas que podem nos ajudar. Quando Simão reconheceu seu erro, ele pediu as orações de Pedro (Atos 8:24). Tiago disse: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16).
·         Pecados conhecidos por outros precisam ser confessados para restabelecer a comunhão. Mateus 18:15-17 diz: "Se teu irmão pecar [contra ti], vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano."
2-Compreendendo melhor nosso corpo

·         São definidas como todo atributo físico treinável num organismo. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).
·         As capacidades físicas indispensáveis para a execução das ações motoras compreendem essencialmente dois tipos:
quantitativas (condicionais) e qualitativas (coordenativas)
·         Capacidades Condicionais: são determinadas pelos mecanismos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e nos sistemas orgânicos. Portanto nelas predomina a condição física.
·         É preciso conhecer melhor nosso corpo para podermos cuidar bem dele.
·         Nosso corpo precisa de cuidados, externos e internos.
·         Nos cuidados externos, temos o banho, evitar baques, quedas, cuidar da pele, cabelo etc..
·         Nos cuidados internos- alimentação, descanso, evitar as doenças, beber muita água.

3-Busque a solução apropriada
·         Quando sentir um estado de tristeza ou outro sinal que denote inicio de uma depressão, devemos procurar ajuda, podendo ser medica ou espiritual.
·         A oração pode ser também um tipo de remédio que poderá nos fazer muito bem, pois o nosso adversário costuma usar a depressão para nos abater.
·         Se o assunto estiver nos levando a uma situação grave em que começa surgir doenças patológicas, é hora de procurar o concurso de um medico na área onde a doença estiver afeta.
·         Devemos nos humilhar no sentido de buscarmos ajuda de pessoas em que confiamos e que possam nos ajudar a vencer o problema (I Ts. 5.11).   

Ev. Carlos Borges(CABB)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário