quarta-feira, 8 de maio de 2013

JESUS, O MESSIAS PROMETIDO PARTE 2



Semana da Paixão. A este curto período, Marcos dedica quase seis dos dezesseis capítulos do seu livro, pois percebe que essa é a consumação proposital, para a qual a vida do nosso Senhor se dirigiu.
Você tem alguma experiência obtida do seu relacionamento com Jesus para nos contar? Sim, experiências de livramentos, causas ganhas, vitórias sobre inimigos, libertação de vícios, depressão, cura do corpo físico, crescimento espiritual...... Então conte-nos, pois isto glorifica o nome do nosso Deus.

Lucas- Apresenta a genealogia de Cristo pela linhagem de Maria, para mostrar a verdadeira ascendência consangüínea de Jesus e sua humanidade. (Lc 3:23-38). Lucas escreve para os gregos convertidos ao Cristianismo, apresentando a narrativa mais completa da vida de Jesus, do seu nascimento à sua ascensão, e apresenta Jesus como o Filho do homem, que veio buscar e salvar quem estava perdido. (Lc 19:10) O caráter e propósito de Jesus como Salvador é o tema principal deste livro. O conceito de Jesus como Filho do homem enfatiza a sua humanidade e a sua compaixão por todos os homens. Sendo homem, Jesus consegue entender a fraqueza dos homens. (Hb 2:18)

João-Assim como Marcos, também não apresenta a genealogia de Jesus, porque escreve para um povo especial: a Igreja do Senhor, apresentando Jesus como Deus. (Jo 1:1-14). O mesmo João que teve a revelação do Apocalipse, e viu o Senhor Jesus na sua refulgente glória (Ap 1:9-18), cria no coração dos leitores a convicção de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus. Enquanto Mateus, Marcos e Lucas apresentam Jesus como homem, desenvolvendo seu Ministério Messiânico, João apresenta Jesus como Deus, aquele que existe antes da fundação do mundo, o Alfa e o ômega, o Princípio e o Fim. (Jo 6:22-69) Jesus saiu da eternidade para transformar “alma vivente” (homem da terra) em “espírito vivificado” (homem do céu), e levá-lo, com Ele, para a eternidade. (1Co 15:43-49) Contudo, nem todos serão transformados, consequentemente não herdarão o reino do céu.

I

MATEUS / Apresenta Jesus Cristo, o Messias Prometido

Autor: Mateus
Tema: Jesus, o Messias e Rei
Data: Cerca de 60 d.C.

Mateus quebra o silêncio de 400 anos entre a profecia de Malaquias e o anúncio de Jesus.
O propósito principal do Espírito Santo, neste livro, é mostrar que Jesus de Nazaré é o Messias predito, o Libertador, de quem Moisés e os profetas escreveram: cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Miquéias 5.2).
Todos os mapas do mundo e todos os calendários indicam o lugar e o tempo do nascimento de Cristo. Ele nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes. Mateus apresenta Jesus como sendo de descendência real: o Rei, o Messias, o Leão da tribo de Judá, o prometido Soberano de Israel.
Percorra Mateus e siga a trajetória de Rei
NOME REAL –..........................................1.23
POSIÇÃO REAL –..................................... 2.6 
ANÚNCIO REAL –.................................... 3.3
COROAÇÃO REAL – .................................3.17
PROCLAMAÇÃO REAL –............................ 5.2   -  7.29
LEALDADE REAL –................................. 12.30
Ev.Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário