segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O ESTUDO PROVEITOSO DA BÍBLIA

                                           A NECESSIDADE DE ESTUDARMOS AS ESCRITURAS

1-PARA A VIDA(Ef. 2.10).
a)  Temos  de conhecer bem a Palavra de Deus e aplicar em nossa vida os seus ensinamentos.
b) A sublimidade da Bíblia é a salvação em Cristo.
c) Depois da salvação vem a transformação de vidas.
d) "Somos feitura sua" significa que somos uma obra prima de Deus, obra de arte, onde o autor deu todo o seu talento  e tecnica.
e) A salvação só poderia ser feita por Deus, é o resultado  da sua obra criativa em nós.
f) Não devemos  nos tratar ou nos a semelharmos com desrespeito ao criador, nos julgando algo inferior

2-FÉ PELA PALAVRA (Hb 1.6)
a) Crer  que Deus existe,é apenas o começo, Ele não se  conforma com o mero conhecimento Dele.
b) Ele quer um relacionamento pessoal e dinâmico com seu povo.
c) É através desse relacionamento que Ele quer operar as transformações.
d) Aqueles que buscam  a Deus, observarão que são recompensados com a intimidade de sua presença.
e) A fé é algo surpreendente, na fé  acontece o improvável, o incrível e o sobrenatural.
f) A fé é o maior propulsor, que nos faz  romper  a inércia da vida para chegarmos  ao trono de Deus(na sua presença).
                                       PREPARO PESSOAL  
  
1- DISCERNIMENTO ESPIRITUAL(2 Co 2.14)
a) Os não cristãos não entendem as verdades espirituais e não podem assimilar o conceito de que o Espírito de Deus  vive em cada  um dos crentes.
b) Não espere que a maioria das pessoas  aprove ou entenda sua decisão de seguir a Cristo.
c) Assim como o surdo não pode apreciar uma boa musica, a pessoa que rejeita Cristo não pode  entender as verdades do Espírito de Deus.
d) Com a linha de comunicação(comunhão com Deus) interrompida, a pessoa não poderá ouvir o que Deus está lhe dizendo.

2-CONSCIÊNCIA DA REVELAÇÃO(Ef 1.18)
a) Devemos ter consciência das revelações de Deus contidas em sua Palavra.
b) Só podemos  tomar conhecimento dessa verdade, quando meditamos na Bíblia.
c) Qualquer revelação que venha de outra origem(fonte), dever ser  muito bem  analisada, para obter nossa confiança.
d) Ao ler a Bíblia, devemos buscar a iluminação do Espírito Santo

3-CARÁTER ESPIRITUAL (I Pe 1.2)
a) Pedro nos informa que fomos escolhidos por Deus, o Pai.
b) Ao aceitar  a Jesus, como nosso Salvador, nos tornamos sua propriedade.
c) Logo já não somos dono da nossa vontade, se  agirmos assim(dono da nossa vontade), nos tornamos rebelde.
d) A rebelião tem o peso da feitiçaria (ao pecado de feitiçaria).

4-MENTE ABERTA
a) Não devemos nos conformar com os valores do comportamento mundano.
b) A nossa recusa de ir além  de comportamento e costumes, deve estar em nossa mente confirmado(convicto), isto, é convicção.
c) Devemos deixar  Deus nos  transformar em uma nova pessoa,mudando a nossa  maneira de pensar e agir.
d)  É possível  evitar  a maioria dos costumes mundanos, e continuar a ser: orgulhoso,cobiçoso,egoísta, rebelde e arrogante.
e) Somente com a operação do Espírito Santo, na renovação do crente, é que podemos de fato ser nova criatura

                                                  FATORES DE COMPREENSÃO
1-FATORES POSITIVOS
a) RESPEITO - Foi com um espírito respeitoso que os primeiros cristãos, reverentes  e humildes , contemplaram e receberam a Palavra de Deus.(I Tm 2.13).
b) DOCILIDADE - A disposição de um espírito dócil é necessário para qualquer estudo, muito mais o da Bíblia(Mt  11.29). Ele procurará  lançar fora as preocupações e opiniões  preconcebidas, obstinadas e teimosias do homem natural( I Co2.14 ;2 Co4.3,4).
c)AMOR A VERDADE -Um coração que ama e deseja ardentemente conhecê-la à vida  é condição imperiosa para estudar as Escrituras(I Pe 2.1,2). Foi o que faltou aos judeus (Jo 3.19,20).
d)PACIÊNCIA- Jesus reconheceu a importância do exame minucioso das Escrituras(Jo 5.39). Isso requer a mesma disposição de um mineiro que escava a terra em busca de riquezas. Foi o que fizeram os bereanos (At 17.11)
e)PRUDÊNCIA - Procurar iniciar o estudo  pelas partes mais simples e prosseguir para as mais difíceis, afim de tirar proveito(Sl 119.99). Os imprudentes abandonam o estudo por acharem um livro incompreensível, desprezando a ajuda de Deus(Lc 24.45; Mc 4.34).

 2-FATORES NEGATIVOS
a) IRREGENERADOS -O homem natural não pode compreender totalmente o significado das Escrituras,nem mesmo  aplicá-la  à sua vida(I Co 2.14;2Co 4,4; Ef 2.1).Nem mesmo sendo um mestre(JO 3.10).
b) IRREVERENTE - Uma atitude de apatia  e arrogância em relação à Bíblia demonstra irreverência e jamais colaborará para seu entendimento( I Tm 1.9).
c) SOBERBOS- Não reconhecer as suas próprias limitações, ou que pode  estar errado na sua  interpretação, identifica soberba(Tg 4.6)
d) DESOBEDIENTES - A indisposição para obedecer, ou não praticar  a Palavra, obscurecendo o entendimento(Rm 1.21).
e) INDEPENDENTE - Não depender do Espírito Santo impede o interprete de ser guiado à verdade(Rm 16.13).
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário