terça-feira, 30 de julho de 2013

A FALTA DE FERVOR ESPIRITUAL PARE 2

POR QUE NÃO  DEVEMOS APAGAR O FOGO?
O fogo simboliza  própria  pessoa de Deus. Ele e um fogo devorador (Dt.93). Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso(Dt. 4.24).Quando Deus se revelou por meio de teofanias(aparição física), Ele sempre foi acompanhado pelo fogo(Êx..2-3;19.18;4.17).
O Espírito Santo é simbolizado pelo  fogo (Mt.3.11; Lc 3.16; At 2.3).Todo crente verdadeiro tem o Espírito Santo (Rm 8.9) e deve buscar ser cheio do  Espírito (Ef. 5.18). O que Paulo proíbe é: Não apagueis o Espírito( 1 Ts 5.19). E o que significa? Apagar o Espírito é impedir ou resistir à sua ação dentro de nós.
Observado as propriedades do fogo e comparando-as com a ação do Espírito Santo em nossas vidas podemos dizer que o fogo: destrói, purifica, transforma  ou modela, vivifica, aquece, guia e ilumina.
Todas as virtudes e vitórias da vida cristã dependem  do Espírito Santo. Apagar o Espírito é suprimir ou tornar inativa a sua ação dentro de nós. A frutificação  espiritual e a capacitação para o serviço é obra do Espírito.
Paulatinamente, o Espírito está formando Cristo e nós ( 2 Co.3.18).Não devemos apagar o fogo do Espírito porque sem ele a vida espiritual seria impossível. "O cristianismo é entusiasmo, ou então nada é"(Manson).
A palavra  entusiasmo deriva dos  vocábulos gregos "em" e "theos", que significam "estar cheios de Deus".

OS MOTIVOS QUE APAGAM O FOGO
Para que exista fogo é necessário  que se reúnam três elementos - o combustível(matérias ou produto que ardem), comburente que alimenta a combustão(oxigênio do ar) e o calor ou energia de ativação que permite que os dois primeiros elementos entrem em ação.
Os bombeiros utilizam três técnicas para extinguir o fogo: retiram o material combustível do local, abafamento e resfriamento. Na vida cristã, vários são os motivos que apagam o fogo do Espírito Santo, levando o crente ao esfriamento espiritual.
 
A FALTA DE COMUSTÍVEL
A  ausência ou escassez do combustível faz o fogo apagar ou diminuir. A leitura bíblica e a oração são os dois combustíveis que alimentam o fogo do Espírito (At. 6.4;Ef. 6.17,18).Se você  não ora  nem lê a Escritura você está  apagando a ação do Espírito em sua vida.
Deus diz: O profeta que tem sonho  conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está  a minha Palavra fale a minha Palavra com a verdade. Que tem  a palha com  o trigo? - diz o Senhor. Não é minha  Palavra  fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha (pedra)(Jr. 23.28-29).
A Palavra de Deus é fogo que aquece a alma, pela ação do Espírito. Os discípulos no caminho de Emaús testemunharam: ..."Porventura não nos ardia  o coração, quando ele pelo caminho nos falava, quando nos expunha as Escrituras"(Lc.24.32).
Aliada ao combustível da Palavra está a oração. Ela é o "azeite batido" que  mantém acessa a luz do santuário (Êx.27.20). Assim como a Bíblia é a espada do Espírito, a oração é também induzida e guiada pelo Espírito (Ef. 6.18). Quando oramos, o Espírito Santo nos assiste em  nossa fraqueza (Rm 8.26,27).
Avalie  a sua vida espiritual  e observe que a quantidade e a qualidade do seu fervor estão relacionadas  à leitura bíblica e à oração.
Ev.\Carlos Borges(CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário