domingo, 21 de julho de 2013

PROFETAS DA RESTAURAÇÃO

PROFETAS DA RESTAURAÇÃO
Zc. 4.4-7
Introdução: Zacarias e Ageu foram os profetas que Deus utilizou para trazer o povo de Deus a sua realidade espiritual.
Havia entre o povo muito interesses e grandes resistências de mudanças, fins se adequarem a vontade de Deus, hoje não é diferente, Deus continua a se manifestar, a pergunta que não quer calar é, onde estão os profetas de Deus?

I A MENSAGEM DE AGEU (Ag. 1.8).
1-Contexto
§  Nos dias de Ageu as colinas em torno de Jerusalém eram densamente arborizadas, pelo que havia ali uma fonte de madeira para a construção e embelezamento do Segundo Templo.
§  No tempo de Salomão, as madeiras foram importadas do Líbano, mas agora o cedro estava fora do alcance para um povo empobrecido que tinha voltado da Babilônia.
§  Porém YAHWEH se contentaria com madeira local, que poderiam ser facilmente obtidas e eram adequadas para o trabalho em mira.
§  Ageu profetizou e escreveu para animar o povo judeu e levá-los a reorientar suas prioridades.
§  Um novo lugar de adoração consolidaria o yehwismo no novo Israel e isso era parte necessária da restauração.
§  A mensagem de Ageu, também está valendo para os nossos dias atuais, precisamos reorientar nossas prioridades, precisamos reconstruir o templo para a verdadeira adoração.
§  Não precisamos importar doutrinas espúrias, nem pregadores descompromissados com a Palavra de Deus, e com o Deus da Palavra.
§  Não temos que copiar outras denominações, temos a Palavra da Verdade e o Deus dessa Palavra.
2-Repreensão (Ag. 1.10,11)    
§  O trabalho de reconstrução do templo havia cessado, fazia 16 anos, foi quando Ageu entregou a sua primeira mensagem.
§  Deus repreendeu seu povo por falta de interesse pela casa de Deus.
§  Deus tem interesse que seu povo trabalhe em prol do templo (Ag. 1.8) que é a casa destinada para adoração Ele.
§  A seca é uma das armas favoritas do arsenal de Deus, para castigar (repreender) os homens que se põe a servir a si mesmo.
§  Sem água as plantações fenecem, e logo o mesmo acontece com os homens e animais.
§  Assim como o povo tinha permitido que o templo começasse a cair em ruínas, assim Deus faria com que todas as construções particulares dos judeus se reduzissem a nada.
3-A segunda casa (Ag. 2.1-9).
§  O recomeço é sempre mais difícil, pois requer de cada um disponibilidade e boa vontade, O reino de Deus, requer de seus seguidores boa vontade.
§  Todos os habitantes de Judá se disponibilizaram a obedecer, pelo que o profeta usava o ferro quente.
§  Quando chega uma onda (tribulação) é preciso montar nela até fim.
§  Para a maioria das pessoas, entretanto, os períodos de trabalho ocorrem em ondas, com altos e baixos.
§  Assim agem os fracos, que nunca tentam conseguir grandes coisas.
§  A maioria das pessoas é forte como um touro na busca pelos prazeres, mas fraca como um verme quando chega o tempo de trabalhar.

II A MENSAGEM DE ZACARIAS
1-Contexto
§  Os exilados voltavam a Jerusalém com entusiasmo, mas logo isso acabou trabalho duro os havia cansado e eles estavam dispostos a permitir que o templo permanecesse parcialmente terminado.
§  O livro de Zacarias foi escrito para agitar o povo apático, para refutá-lo por sua grande variedade de pecado e para mobilizá-los a acabar o Segundo Templo e estabelecer oculto como religião nacional.
§  A compaixão de YAHWEH estava com eles. Eles lançaram os alicerces do templo e iniciaram o trabalho de restauração.
§  O Senhor dos Exércitos estava com eles, dotando-os de poder e força.
§  Deus enviou seus quatros cavaleiros a patrulhar a terra e a reunir informações sobre os eventos mundiais vindouros.
§  A destruição do mundo antigo produzirá o novo mundo, a era do Reino de Deus.
§  Poderes pagãos serão destruídos pelos mesmos julgamentos que castigaram o povo de Deus.

­2-Zelo por Jerusalém (ZC). 1.15
§  Deus está irado contra as nações que viviam confiantes em si mesmo.
§  Os povos pagãos vivem no lazer, mas o desprazer a indignação requeimante de Deus contra esses povos aumenta.
§  Deus estava um pouco indignado contra o povo judeu, mas as nações gentílicas (Assíria e Babilônia) tinham extrapolando ao atacarem Israel e Judá, indo além do que era necessário para ser um látego divino (chicote de corda, açoite, azorrague).

3-Não por força (ZC. 4.6).
§  Neste versículo temos a resposta para o enigma da quinta visão noturna de Zacarias.
§  Essa verdade não se deu por intermédio do esforço humano, por força ou poder, mas pelo Espírito do Senhor, é o Senhor garantirá.
§  Quando um homem começa a pensar que é um deus, começa a agir como se fosse um diabo.
§  As grandes verdades não são dadas por meio de homens glorificados, mas diretamente da parte do Espírito de Deus, e outro tanto se dá no tocante ás obras realmente grandes e beneficentes.

III LIÇÕES PARA NOSSOS DIAS (Rm. 12.2).
1-Reconstrução Pessoal
§  Assim como o povo judeu, precisou reconstruir o Templo para adoração, comum somos o templo do Espírito Santo, também devemos reconstruir nosso templo (renovação) para podermos prestar a verdadeira adoração.
§  Se não nos renovarmos sempre, caímos na rotina do comodismo, vamos aos pouco deixando nossas práticas espirituais (leitura da Palavra, oração, consagração e jejum), com isso a nossa santidade vai definhando.

2-Precisamos de profetas (2Pe. 1.20-21).  
§  Onde estão nossos profetas, que já não ouvimos as profecias nos nossos cultos.
§  Temos nos nossos cultos, manifestações de línguas, porém a Palavra de Deus em I Co. 14.5, exorta o povo de Deus a procurar o dom de profetizar.
§  Quando vemos só a manifestação dos dons de língua, parece algo como um egoísmo velado, pois quem fala em línguas edifica-se a si mesmo, então a pessoa que fala línguas está edificando a si mesmo e não a igreja, pois a recomendação de Paulo é que quem fala em línguas, deve pedir a Deus o dom de profetizar.
§  Pois é mais interessante edificar a igreja do Senhor.
§  Deus nos chamou para pensarmos, não só em nós, mas também na igreja onde estamos nos congregando.

3-Primeiro o Reino 
§  Vivemos momentos de buscas materiais, pois em alguns seguimentos religiosos, pregam-se a prosperidade, a busca pelas riquezas, posição social, status, como sinal de santidade ou ser abençoado.
§  As igrejas (denominações) estão se tornado como empresas, busca se os resultados financeiros, e o espiritual, ficam em seguindo plano, e Deus fica na reserva.

§  Quando as coisas saem dos controles, onde posição social, finanças, e conhecimento humano, não são o suficiente para dirimir a situação, então Deus que estava na reserva, é convocado para entrar em ação.

Ev.Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário