segunda-feira, 8 de julho de 2013

CORINTO-UMA IGREJA FERVOROSA MAS NÃO ESPIRITUAL

                        CORINTO – UMA IGREJA FERVOROSA, MAS NÃO ESPIRITUAL
                                              I Co3.1-6 ( Lição  nº 1 do 2º Semestre)



Introdução – Na grama, a pele do camaleão torna-se  verde, na terra torna-se marrom. Este animal muda de cor para se adaptar ao ambiente. Muitos animais usam  a capacidade  de camuflagem  que lhes foi dada por Deus para  sobreviver.É natural se adaptar ao  ambiente. Mas os seguidores  de Cristo são Novas Criaturas, nascidas  de Deus e interiormente transformadas, com valores  e estilos  de vida  que confrontam o mundo e colidem com a MORAL normalmente aceita pelos não-crentes.Os verdadeiros cristãos não se misturam.

I – O CONTEXTO DA ÉPOCA
 1 – O propósito da epístola ( 1Co.1.11)-A cidade  de Corinto, era um  rico centro comercial, situado sobre  o estreito istmo que liga o território da  Grécia propriamente dita  com o Peloponeso. Sua história pode ser  convenientemente dividida em duas partes. A cidade, que de acordo com  a lenda, era o lugar onde Argo de Jasom foi  construída, sendo destruída por Lúcio Múmio Acaico, o cônsul  romano, em  146 aC. Foi  o fim do primeiro capitulo  de sua história. Era inevitável, entretanto, que uma cidade  tão favoravelmente localizada fosse  ressuscitada. Por isso, em 46 aC., A nova cidade  foi construída por  Júlio César, recebendo o “status” de colônia romana. Rapidamente readquiriu sua importância  comercial e,  tornou-se a principal cidade da Grécia.
 Por causa da imaturidade dos coríntios Paulo tinha  dificuldade de ministrar-lhes  uma doutrina mais  preciosa, isto é, alimento solido, visto que eles ainda eram fracos, pelo fato de serem novos- convertidos. Paulo não os acusou por isso, pois ele sabia das suas  limitações . Eles eram na verdade  carnal (Gr.sarkinos).Havia uma serie de acusações de incapacidade espiritual, o motivo disso é  que  ainda eram carnais (Gr.sarkikos), que significava, caracterizados pela carne.O propósito do apóstolo era trípice:
         1º - Era exortá-los  para que tivessem  uma conduta condigna de um cristão,  sem contendas, imoralidades, processos judiciais entre irmãos, cultos escandalosos.
2º – Doutriná-los sobre assuntos de modo gerais e concernentes a vida cristã, matrimônio, amor ao próximo, a consciência e a liberdade cristã.
3º- Expor-lhes a doutrina fundamental da ressurreição de Cristo e corrigir os falsos ensinos.

2- Ser cristão em meio a um povo ímpio- Paulo descreve quatro tipos de  homens.
 1º-Homem natural­- (Jo 3.1-8) É o homem sem o Espírito, que precisa do novo nascimento.
2º-Homem carnal e fraco (I Co.3.1) –É o menino em Cristo, que  precisa  crescer através da recepção do leite da Palavra.
3º - É o homem  carnal e obstinado, mais velho, mas ainda  imaturo, um cristão  que precisa da restauração da comunhão, pela  confissão de sua teimosia, ou pecado(IJo.1.9).
4º - É o homem espiritual ou amadurecido- Que  aceitou o leite e cresceu até chegar à maturidade espiritual, de  modo que é forte e capaz de aceitar a comida solida da Palavra(I Co 2.15), este é o homem que Deus quer que todo cristão seja.
Não era nada fácil ser crente em uma cidade como Corinto, uma cidade  fundada em pecado, era na verdade um grande desafio para os cristãos daquela época.
Paulo chamou os coríntios de meninos na vida cristã porque não eram espiritualmente  saudáveis  e maduros. A prova  era que  eles discutiam como crianças, permitindo que divisões os distraíssem. Os cristãos são imaturos são “carnais” controlados pelos seus próprios desejos. Já os crentes maduros estão em sintonia com a vontade de Deus. QUANTA INFLUÊNCIA A VONTADE TEM SOBRE A NOSSA VIDA?. A nossa meta é permitir que a vontade de Deus seja a nossa vontade. Ser controlado pelos nossos próprios  desejos é leva-nos ao retardamento do nosso crescimento espiritual.
A obra de Deus envolve muitos indivíduos diferentes com variedades de dons e habilidades. Não existe “ estrelas” nessa tarefa. Somente  membros  da equipe executando suas  funções específicas. Podemos  nos tornar membros úteis da equipe de Deus, colocando de lado  nosso desejo de receber a glória pelo que  fazemos. Não busquemos  os elogios que vem das pessoas – este é comparativamente desprezível . Antes busquemos a aprovação de Deus.
“E por se multiplicar  a iniqüidade, o amor de muitos  se esfriará(Mt.24.12).

II O FERVOR RELIGIOSO E A ESPIRITUALIDADE
1 – Fervor e espiritualidade (I Co.1.7)- Os membros da igreja de Corinto tinham  os dons  espirituais de que precisavam para viver uma vida cristã, testemunhar a favor  de Cristo e posicionar-se contra o paganismo e a imoralidade de Corinto. Mas, em vez de usar o que Deus  lhes deu, estavam  discutindo a respeito de quais  dons eram mais  importantes. Paulo tratou mais profundamente desse assunto  nos cap.12-14.
Paulo Garantiu aos coríntios que Deus deveria achá-los “irrepreensíveis” por ocasião da volta de Cristo (leia Ef.1.7-10). Essa garantia  não se devia a seus  grandes dons ou a seu brilhante desempenho, mas  ao que  Jesus Cristo realizou por  eles por  meio de sua morte e ressurreição. Todos os que  receberam o Senhor  Jesus como seu Salvador   e vivem  submissos ao seu  senhorio  serão considerados  inocentes quando Ele  voltar (ver 1 Ts 3.13 ;Hb 9.28). Se tivermos  fé em Cristo, ainda que  seja pouca  ou fraca, nós  estamos e seremos salvo.
Em Rm.12.1-2,11 –Deus deseja que nos ofereçamos  como sacrifício vivo. Ele não quer o sacrifício de animais, isto significa que devemos deixar de lado os nossos  desejos para segui-lo, colocando toda nossa  energia e recursos à sua disposição. Deus tem planos  bons, agradáveis  e perfeitos para seus filhos(as). Ele quer que nos transformemos em pessoas com mentes  renovadas, que vivam para obedecê-lo e honrá-lo.Tendo em visto que Deus  deseja somente o melhor para nós e deu seu Filho para tornar nossa nova vida possível. Não vos conformeis com este mundo....(1Co12.2), entretanto  nossa recusa  em nos conformamos com  os valores desse mundo, deve ir  muito além de  comportamento e costumes, deve estar firmada em nossa mente. Deixemos Deus nos transformar em uma nova  pessoa, mudando  nossa maneira de pensar, agir, falar. É possível evitar a maioria dos costumes  mundanos e continuar  a ser orgulhoso,cobiçoso,egoísta, rebelde e arrogante. Somente quando o Espírito Santo  renova, reeduca e redireciona nossa mente, somos verdadeiramente  transformados(Rm 8.5).

2 – Dons espirituais sem o fruto do Espírito (Gl 5.22 ; Ef 5.9) –Paulo fundou a igreja de Corinto em sua 2º viagem missionária, 18 meses depois de partir, começaram a surgir argumentos e divisões, e alguns  membros  da igreja voltaram ao seu antigo estilo de vida imoral.Paulo escreveu esta carta para  tratar  dos  problemas e esclarecer a confusão acerca do que era certo e errado. O fruto do Espírito é a  obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós. O espírito produz  certos  traços  de  caráter  que são encontrados na natureza de Cristo. São os subprodutos de seu controle sobre a nossa vida. – não conseguiremos obtê-los  se  tentarmos alcançá-los   sem a sua  ajuda. Se quisermos que o fruto do Espírito cresça em nós, devemos  unir a  nossa vida á dEle. Fruto da luz o que é?, é o oposto das obras infrutíferas das trevas, Cristo é luz, cumprir a sua vontade é andar na luz ( Jo.1.9 ;3.19; 8.12), e produzir fruto da luz. Em Mt. 7.22, vemos uma situação no futuro que deve nos preocupar, o que estamos realizando, para quem é? As nossas realizações estão  visando  a glória do Senhor ou a nossa própria exaltação, Não são os nossos atos “miraculosos” realizados e os diversos dons espirituais exercidos que nos identificará como autênticos  servos do Deus vivo, mas os nossos frutos, já disse Jesus:  Por seus frutos os conhecereis. Por ventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos( tipo planta espinhosa)? (Mt 7.16). Podemos fazer uma avaliação das pessoas, não pelo que elas dizem de si mesmo, mas pelas sua atitudes, principalmente diante de circunstâncias adversas ( que fruto essa pessoa está produzindo e que tipo de fruto, é bom ou mau?.

3  - O culto e a realização dos dons na igreja-( 1 Co 14.26)- Temos aqui  uma visão parcial de uma reunião da igreja primitiva. Salmos- Era de composição própria( como dos de Davi). Doutrina – Explicação de uma  verdade já revelada.  Revelação – É uma profecia, tudo feito para edificação.

Tudo que é feito  nos cultos de adoração deve ser  benéfico  para os adoradores, isto inclui todos os aspectos – como cantar, pregar e o exercícios dos dons espirituais. Aqueles que  cooperam nos cultos ( pregadores, cantores,leitores) devem ter o amor como suas principais   motivações, dizendo palavras úteis ou participando de um modo que fortaleça a fé dos demais crentes.
O fervor religioso e a espiritualidade cristã, resume-se no  equilíbrio entre  os dons  e o fruto do Espírito. É  o fruto e não os dons, que autentica a verdadeira espiritualidade cristã.
                                                                                                             


III – A MISSÃO DISCIPLINADORA DA IGREJA
 1 – Quantidade e qualidade  na igreja(1 Co.12.12-17) – Paulo Utiliza  como ilustração o corpo humana  para abordar  um importante  assunto: cada pessoa, por  si só, tem  a desempenhar um  papel vital no corpo de cristo. Isto significa que Deus tem para nós  um propósito especifico, a realizar na nossa igreja,  cabe a nós cumprir esse propósito, com a ajuda  de Deus. A igreja é constituída de diferentes  pessoas com tarefas diferentes a exercer.Deus não fez “clones cristãos”, ele quer usar os diferentes grupos de pessoas e os diferentes dons espirituais que se encontram nas igrejas, para concentrar a atenção na única pessoa que nos unifica – Jesus Cristo.  Cada individuo, portanto tem  o seu lugar  significativo especial no corpo de Cristo.

2 – Os falsos crentes na igreja –  Alguns crentes  na igreja de Corinto não tinham discernimento espiritual  mas  estavam em plena comunhão. Todos são culpados. Não há nada  de errado  em desejar uma  vida prazerosa. Deus  nos dá boas dádivas e quer  que as apreciemos (Tg 1.17). Mas ter  amizade com o mundo envolve buscar prazeres às custas dos outros ou às custas da desobediência a Deus.

3- Ostentação – uma fraqueza entre os coríntios –(1 Co 4.8-16)- Embora novos na fé, se orgulhavam, achando que já  haviam   alcançado um grau de  espiritualidade  maior do que  seus  mestres. Devemos confrontar aqueles  que estão pecando ( ver 1 Co.5.12,13) mas não devemos  julgar quem é o melhor servo de  Cristo. Quando julgamos alguém, consideramo-nos invariavelmente melhores. E isso é um ato  arrogante. No versículo 6  Paulo faz uma solicitação, NÃO ULTRAPASSEIS O QUE ESTÁ ESCRITO, isso significa que não devemos ir além do que está escrito na Palavra de Deus, como muitos e muitas igrejas estão fazendo,a advertência esta em Ap.22.18-19.

4-Coisas boas na igreja de Corinto - Havia em Corinto muitos crentes que eram santificados em Cristo, e conseqüentemente andavam, como verdadeiros cristãos, e Paulo glorificava a Deus pela vida desses crentes, e como não poderia deixar de ser, ele os chamava de “irmãos”, apesar das diferenças,  problemas,  e outras particularidades – Paulo via neles apenas servos do Altíssimo, e não pessoas problemáticas – era assim que Cristo vias as pessoas que eram seus seguidores.
Ev. Carlos Borges(CABB)







Nenhum comentário:

Postar um comentário