sexta-feira, 19 de julho de 2013

O CATIVEIRO DE ISRAEL

O CATIVEIRO DE ISRAEL
Sl. 137.1-4
Introdução: As causas que levaram tanto o norte como o sul para o cativeiro foram às mesmas: a condição de vida espiritual do povo. O pecado semeado por Jeroboão em Israel e Roboão em Judá germinaram no devido tempo, produzindo uma calamidade que jamais será esquecida na história de Israel.
I O CATIVEIRO
1-Propósito Divinos
·         O cativeiro de Israel: depois de várias investidas por parte da Assíria sobre as dez tribos do norte, em 722 a.C. caiu Samaria e com ela se foi Israel.
·          Era o fim do reino turbulento. Na verdade, o cativeiro tinha começado muitos anos antes (771 e 740 a.C.), quando porções consideráveis do povo já haviam sido levados para as regiões da Assíria e da Babilônia.
·         Uns poucos israelitas ficaram em Samaria, recebendo logo após a visita de outros povos enviados pelos assírios com o intuito de misturar os povos. Essa tática levou ao enfraquecimento da nacionalidade judaica e foi assim que surgiu os samaritanos na Palestina, uma mistura de judeus com outros povos.
·         Alguns tiveram a sorte de ir para a província da Média, onde se dedicaram ao comércio e a pequena indústria, e até floresceram. Os demais se encontraram com outros povos também vencidos, e com eles ter-se-iam dado em casamento, resultando dessa mistura o desprendimento da terra e das tradições.
·         O cativeiro de Judá: depois da queda de Israel, Judá ainda sobreviveu por mais 135 anos. Surge nesse período a Babilônia com Nabucodonosor, que depois de algumas incursões, destrói a cidade santa em 586 a.C., levando cativo para a Babilônia os principais do povo.
·         É o cativeiro babilônico e o fim do reino do sul. Os cativos de Judá tiveram melhores condições de vida no cativeiro. Construíram suas casas e plantaram suas hortas, tendo Ezequias como o pastor das ovelhas dispersas. Muitos atingiram boas condições de vida, as condições espirituais eram também incontestavelmente, melhores que quando foram dispersos.
·         As provas do cativeiro aperfeiçoou a muitos. Alguns como Daniel, Ester, Esdras e Neemias chegaram a exercer grande influencia, aperfeiçoando a moral e elevando o conhecimento do Deus verdadeiro entre os povos orientais.
·          Foram setenta anos de grande proveito. Daniel teve suas grandes visões, Ester tornou-se rainha, o povo voltou-se para o seu Deus.
·         A espiritualidade  pro vista pelo profeta Ezequiel se havia realizado. As sinagogas que Paulo encontrou por todo o império romano, foram o resultado da vida dos judeus durante o cativeiro.

2-Características
·         Lemos nos livros de Jeremias, Ester, Ezequiel e Daniel, que estavam intimamente associados ao cativeiro, por longos anos, através desses relatos podemos avaliar o que foi o sofrimento do povo de Deus, nas mãos de seus opressores.
·         A desobediência do povo, e rebeldia de muitos, a postura dos líderes, as advertências dos profetas, culminaram com o cativeiro, uma maneira de Deus colocar o seu povo na sua vontade.
·         Hoje não é diferente, Deus continua avisando o seu povo, a diferença hoje é que não temos os medo- persas Deus em sua infinita sabedoria está usando a própria natureza, fins corrigir seu povo.



II LÍDERES
1-Daniel
·         Daniel era um entre os dez mil primeiros cativos que Nabucodonosor levou para a Babilônia, como diz: “O rei da todos os carpinteiros e ferreiros; ninguém ficou senão o povo Babilônio... transportou a toda a Jerusalém, como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a pobre da terra”. II REIS 24:14
·         Levado para a Babilônia na primeira deportação em 606 a.C., e depois de três anos de estudos, foi selecionado para o serviço real de Nabucodonosor (1.17-21).  .
·         Seu nome foi mudado, de acordo com o panteão de deuses babilônicos, para Beltessazar (1.7), “Que Bel proteja a sua vida” ou “Príncipe de Bel” (um dos deuses principais dos babilônios). 
·         Seus amigos de nobreza receberam os seguintes nomes: Hananias (“Iahweh tem sido gracioso”) foi chamado Sadraque,  “Servo de Aku”, o deus da lua Sin; Misael (“semelhante a Deus”) foi chamado Mesaque,  “Quem é igual à Aku”; e Azarias (“Quem Iahweh ajuda”) foi chamado Abede-nego,  “Servo de Nebo”.
2-Ezequiel
·         O sacerdote e profeta Ezequiel ministrou durante os mais terríveis dias da história Judá: os setenta anos de cativeiro na Babilônia.
·          Levado para a Babilônia antes do ataque final a Jerusalém, Ezequiel faz uso das profecias, parábolas, sinais e símbolos para dramatizar a mensagem de Deus ao povo exilado.
·         Apesar de o povo estar como o osso seco sob o sol, Deus vai reuni-lo e soprar novamente vida na nação. O presente julgamento será seguido da glória futura, "para que saibas que eu sou o SENHOR" (Ez 6.7).
·         O nome hebraico Yehezke'l significa "Deus fortalece" ou "fortalecido por Deus". Ezequiel foi realmente fortalecido por Deus para o ministério profético para o qual foi chamado (Ez 3.8-9). O nome aparece duas vezes neste livro e em nenhum outro lugar o Antigo Testamento. A forma grega da Septuaginta é Iezekiel, e a forma latina a Vulgata é Ezechiel.

3-Jeremias
·         Jeremias foi um grande profeta, sendo muito semelhante a Isaías. Foi chamado por Deus quando era apenas uma criança (Jeremias. 1:4-8).
·          Iniciou seu ministério treze anos depois de Josias (o último rei justo de Judá, neto de Ezequias) começou a reinar.
·         Isso ocorreu aproximadamente sessenta anos depois do fim do ministério de Isaías. Foi durante o declínio final da nação de Judá e o primeiro ano de sua escravidão na Babilônia que Jeremias profetizou e lastimou por ela.
·         Jeremias contribuiu dois livros para a Bíblia: Jeremias e Lamentações. A palavra lamento, da qual vem o nome Lamentações, significa lastimar ou entristecer-se. Assim foi a vida de Jeremias.
·          É chamado de profeta da lamentação, observe Jeremias 9:1. Lastimava porque viu os pecados de seu povo, e anteviu o julgamento de Deus sobre eles. Jeremias previu que os homens jovens morreriam na batalha e que as mulheres jovens seriam levadas para serem escravizadas. 
4-Ester
·         A Palavra de Deus nos conta a história de uma linda jovem judia casada com um rei ímpio que não conhecia o Senhor. O seu nome era Ester e o do seu marido era Assuero (Xerxes). Não havia, em todo o império persa, mulher mais bonita do que ela.
·         Logo cedo, o Senhor decidiu tirar os seus pais da sua vida. Com a morte deles, ela foi adotada por seu tio Mardoqueu. Ele a educou com muito amor, ensinando-a a amar o seu povo, o povo judeu.O plano de Deus para a vida de Ester já estava dando os primeiros passos. A cada dia, o Senhor cuidava dela, preparando o seu coração, a sua mente e cada detalhe de sua vida.
·          Ela jamais poderia imaginar que, um dia, seria a rainha daquela terra onde ela e o povo judeu eram exilados.
·         A rainha Ester, através do seu ato de coragem e sabedoria, conseguiu, junto ao rei, que lhe desses dois dias para que seu povo pudesse se defender da sentença de morte.
·         Por causa da mão de Deus, da coragem de Ester e da mudança que houve no coração do rei, o povo judeu conseguiu vencer os inimigos.

III RESULTADO DO CATIVEIRO
1-Cura da Idolatria
·         Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês. 
·         Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria; a arrogância, como o mal da idolatria. “Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”. 
1 Samuel 15:23.
·         Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.

2-Maior liberdade para adorar
·         “Mas a hora vem, e agora é em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” (João 4. 23).
·         O título acima está presumindo que o homem pode dar presentes para Deus, mas será que isto é possível?
·         Podemos nos perguntar: O que poderíamos dar para Deus? O que O agradaria? O que Ele gostaria de ganhar de presente?
·         O Senhor é o dono de todo o universo. Ele criou todas as coisas e tudo subsiste pelo Seu poder. A Sua Palavra diz: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.” (Salmos 24:1).
·         “Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude.” (Salmos 50:12). “São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste” (Salmos 8:11)                            
 “Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.” (Ageu 2:8)
 “Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude.” (I Coríntios 10:26).

3-Remanescente fiel
·         Para algumas igrejas ou para alguns líderes, não é difícil encher um estádio de futebol ou colocar uma multidão de milhares de pessoas marchando pelas ruas das grandes cidades, numa demonstração de fé. A preocupação não é com o crescimento, mas a qualidade espiritual dessas multidões. Estamos vivendo na geração dos remanescentes?
·         A Bíblia nossa regra de fé, leva- nos a refletir sobre o remanescente fiel, temos uma passagem bíblica que nos revela como nasce, vive e parte um remanescente legítimo. Em Lucas 17: 12 lemos: “Entrando em certa aldeia, saíram- lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e clamaram: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”.

·         Você acha que hoje é diferente? Multidões que se tornaram limpas, mas poucos são os remanescentes. Onde estão às multidões que desejam conhecer cada dia mais a Jesus? No mesmo lugar dos nove! Noventa por cento daqueles que são tocados e limpos por Jesus acabam voltando a uma igreja morta, sem novidade de vida. Não sabem o que é estar com Jesus, pois estão perdidos na religião ritualista.
Ev.CArlos Borges(CABB)

Um comentário:

  1. Graça e Paz
    Muito bom estudo, obrigado por compartilhar.
    Quando Israel (Samaria) voltou e por quanto tempo ficaram cativos na Assíria?

    ResponderExcluir