segunda-feira, 22 de julho de 2013

O DESAFIO DE CRESCER E SERVIR

O DESAFIO DE CRESCER E SERVIR
Hb.5.11-13
Introdução: O servir é inerente ao servo, “pois o servo que não nasceu para servir, não serve para viver.”. Jesus deixou bem claro, está situação, e Ele durante seu ministério terrestre, sempre enfatizou está situação, pois ele próprio se colocou como servo dos demais, o servo, que ama seu Senhor, não mede consequência em servi-lo, pois ele sabe em quem têm crido, e por saber em quem tem crido, obedece sem questionamento.

I OBSTÁCULO
1-Tempo inadequado (Hb5. 12)
·         O autor de Hebreus, nesta passagem está se referendo a judeus imaturos.
·         Alguns deles devem ter ensinado a outros, porém ainda não haviam aplicado os fundamentos do ensino as suas próprias vidas.
·         Estavam relutantes em se afastar das velhas tradições (costumes transmitidos de geração para geração), doutrinas estabelecidas, e da discursão dos fundamentos.
·         Não poderiam entender o papel sumo sacerdotal de Cristo., a menos que deixassem sua posição confortável, rompessem alguns de seus laços judaicos e parassem de tentar misturar-se com sua cultura.
·         O compromisso com Cristo move as pessoas para fora de suas zonas de conforto.
·         A fim de crescer, passando de cristãos infantis para amadurecidos, devemos aprender o discernimento.
·         Devemos treinar a nossa consciência, nossos sentidos, nossa mente, e nosso corpo para distinguir o bem do mal.
·         Precisamos saber distinguir o tempo, pois existe dois tipos de tempo, Chronos e Kairos.
·         No chronos, (o tempo é dividido em minutos, horas, dias e ano).
·         No Kairos, o tempo é indivisível, é neste tempo que Deus age, é um tempo próprio e segundo a vontade e propósito de Deus.

2-Exercícios equivocados (Hb12. 1,2).
·         A vida cristã envolve trabalho árduo, exige que desistamos de qualquer coisa que coloque em risco o nosso relacionamento com Deus.
·         Exige que corramos pacientemente, que lutemos contra o pecado com o poder do Espírito Santo.
·         Para vivermos eficazmente, devemos manter nossos olhos em Jesus.
·         Tropeçaremos se desviarmos os olhos Dele, para observarmos a nós mesmos ou as circunstâncias que nos cercam.
·         Devemos estar correndo constantemente para Cristo, não para nós mesmos, e devemos sempre mantê-lo em vista.

3- Dieta Espiritual (1 Co. 3.1,2).
·         Paulo chamou os coríntios de meninos na vida cristã porque ainda não eram espiritualmente saudáveis e maduros.
·         A prova era que eles discutiam como crianças, permitindo que divisões os distraíssem.
·         Os cristãos imaturos são “carnais,” controlados por seus próprios desejos.
·         Já os cristãos maduros estão em sintonia com a vontade de Deus.
·         O próprio Jesus adverte que qualquer igreja que tolera dentro da sua comunhão as práticas iníquas deste mundo ou a distorção da verdade Bíblica, será rejeitada por Ele e perderá seu lugar no Reino de Deus.
·         Vivemos uma época de aparente crescimento “espirituais”, em que as pessoas vão a igreja, participam do culto, porém seus crescimento é insuficiente para ao longo dos anos, se tornarem crentes maduros, e consequentemente sem condições de trazerem outros a fé genuína.

II AJUDA
1-Nosso ajudador (Jo. 14.16).

·         Jesus estava prestes a deixar os discípulos, mas disse que permaneceria com eles, como isso seria possível? O consolador, o Espírito Santo de Deus, iria estar conosco, tão logo Jesus fosse assunto aos céus, o Consolador viria para ficar no lugar de Jesus, para nos consolar, não só da ausência de Jesus, como nos ensinar e lembrar-se dos ensinamentos deixados por Jesus.
·         O Poder regenerador do Espírito veio sobre os discípulos bem antes da ascensão de Jesus (Jo. 20.22).
·         O Espírito Santo é a própria presença de Deus conosco e com todos os cristãos.
·         Ele nos ajuda a viver conforme a vontade de Deus e a edificar a igreja de Cristo na terra pela fé pode encher-nos do poder do Espírito a cada dia.
·         Assim como o Espírito Santo ajudou a Jesus na sua trajetória quando esteve aqui na terra, do mesmo modo ele nos ajudará a nossa trajetória rumo ao céu.

2-Nosso Companheiro (Rm 8.26,27)
·         Como cristãos, nós não dependemos de nossos recursos para lidar com os problemas.
·         Mesmo quando não soubermos as palavras certas para orar, o Espírito Santo ora conosco e por nós, e Deus responde.
·         Com o Espírito Santo nos ajudando a orar, nós não precisamos ter medo ou receio de nos aproximar de Deus.
·         Peçamos ao Espírito Santo para interceder por nós segundo a vontade de Deus.
·         Então, quando levarmos nossos pedidos ao Pai, confiemos que Ele faz o melhor.
·         Nós temos dois intercessores divinos: Cristo que intercede por nós no céu perante a face do Pai, e o Espírito Santo que intercede no nosso intimo, na terra.

III ALVO DIGNO DE MOTIVAÇÃO
1-Desejo de Crescer (Ef. 4.13).
·         Deus deu a sua igreja uma grande responsabilidade – fazer discípulo de todas as nações (Mt. 28.18-20).
·         Isso envolve pregação, ensino, cura, auxilio para edificação de cada cristão, doação financeira, administração, edificação e muitas outras tarefas.
·         Crescer na graça, em maturidade espiritual e em Cristo sob todos os aspectos (Ef. 4.15).
·         Ser cheio da plenitude de Cristo e de Deus.
·         Não permanecer como criança, aceitando “todo vento de doutrina”, mas, pelo contrário, conhecer a verdade, e assim saber rejeitar o falso mestre.
·         Sustentar e falar com amor a verdade revelada nas Escrituras.
·         Andar em verdadeira justiça e santidade.

2-Aprender a servir (Hb 5.11)
·         O autor de Hebreus reclamou do povo que tinha falta de entendimento, por se tornarem lentos em aprenderem.
·         Eles em vez de progredirem na vida cristã, eles se tornaram espiritualmente lerdos e mentalmente preguiçosos.
·         Eles não eram recém-convertidos, alguns se tornaram crentes maduros, tinham o espírito do discernimento, portanto habilitados a discernir o bem e o mal.
·         Os que haviam progredido tornarem-se cristãos de são juízo, coisa que quem e fisicamente ou espiritualmente criança, não consegue discernir.

3-Ser semelhança a Jesus (2Co. 3.17,18).
·         A glória que o Espírito Santo dá ao crente é mais excelente e durável do que a glória que Moisés experimentou.
·         Nas boas novas, vemos a verdade a respeito de Cristo, e esta nos transforma moralmente à medida que a compreendamos e a aplicamos à nossa vida.
·         À medida que nosso conhecimento se aprofunda, o Espírito Santo nos ajuda a mudar.
·         Tornar-se como Cristo é uma experiência progressiva.
·         Quanto mais de perto seguirmos a Cristo, mais parecido com Ele nos tornaremos.


4-Teste final (Rm 14.10-12)
·         Cada um de nós dará contas do que faz a Cristo, não aos demais irmãos.
·         Embora a igreja procure ser inflexível em sua posição contra certas atividades ou comportamento expressamente proibido pelas Escrituras (adultério, homossexualidade, assassinato e roubo), ninguém deve criar regras e regulamentos adicionais, concedendo-lhes uma condição semelhante à Lei de Moisés.
·         Muitas vezes, os cristãos baseiam seus critérios morais em opiniões, particularidades pessoais ou preconceitos culturais, em vez de na Palavra de Deus.

 Ev. Carlos Alberto(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário