quarta-feira, 10 de julho de 2013

DAVI E SUA VOCAÇÃO

DAVI E SUA VOCAÇÃO
 I Sm 16.1,310-13

Introdução: No hebraico “amado”. Provavelmente o maior rei de Israel e Judá. Viveu em cerca  de  1016  a 976  a.C .Sua época é descrita nos Livros de Samuel e de I Reis. Foi homem de variegadas (diversificadas – eclética) habilidades, tendo sido guerreiro, político, poeta e profeta.

I AS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE DAVI FOI CHAMADO
1- Em meio a uma crise espiritual –Davi era bisneto de Rute e Boaz, e o mais  jovem dentre 8 irmãos( I Sm17.12). Sua responsabilidade dentro da economia da  família, era a de um pastor, ocupação essa que lhe deu chance de aprender a coragem  que ele veio a usar em  seus anos como guerreiro, os quais consolidaram o seu reinado (I Sm 17.34,35). É possível que ao cuidar dos rebanhos ele tenha desenvolvido suas habilidades poéticas; e a vida nos campos também lhe deu muitas metáforas (figura de linguagem), que  ele incluiu em seus Salmos.
A chamada de Davi, por Deus, deu-se devido a uma crise espiritual, devido Deus ter rejeitado a Saul como rei, é preciso lembrar que antes  da monarquia, o povo de Israel possuía uma liderança Teocrática( forma de governo na qual a autoridade é emanada de Deus), e formada pelos Juízes escolhidos por Deus, os quais defendiam suas causas (Jz.2.16-19). Como o povo queria ser igual as demais nações vizinhas, não era apenas uma troca de regime, mas a troca de governante. A má escolha do povo resultou uma crise  espiritual que deixou o profeta Samuel alarmado e triste (I Sm.8.6).

2- A gravidade da crise- Houve uma relação tempestuosa  entre Davi e Saul. Saul caiu em muitos erros e a situação chegou a um ponto sem retorno. O Espírito de Deus  se afastou de Saul e a um espírito maligno  foi permitido perturbar a Saul.
Seus assessores pensavam  que a música lhe faria bem em períodos de melancolia, ou quando o espírito maligno  viesse atormentá-lo.
Davi tornou-se um excelente  harpista(tocador de harpa), e foi escolhido para a tarefa de consolar Saul em seus maus momentos de perturbação.
Diante de tantos erros cometidos por Saul, Deus resolveu substituí-lo por um outro Rei (Davi), mais competente e obediente  a sua vontade.
Deus comissionou ao profeta Samuel, o mesmo que havia ungido Saul, a ir a casa de Jessé sob sua orientação e escolha, a ungir um novo rei, para ser o  rei de Israel.
Deus antes de dar as coordenadas a Samuel, Ele repreende o profeta por reclamar excessivamente, pois Saul já não era mais rei, passou  o seu reino, agora Deus iria constituir um novo rei, desta feita de sua escolha e não da escolha do povo, por isso Ele mandou Samuel ir até a casa de Jessé, pai de Davi.
Samuel teve grande receio de ir ungir um novo rei, pois temia que Saul quando soubesse, pudesse lhe tirar a vida.

II A NATUREZA DA VOCAÇÃO DE DAVI
1 Um destino divino – Deus não chama qualquer um para fazer a sua obra, Ele conhece quais as pessoas que são capazes de fazê-la. Deus conhece o coração do homem, Deus também não chama ociosos para fazer sua obra.
Na história de Davi esse fato foi relevante, quando o profeta chegou a casa de Jessé(I Sm16.4) viu os irmãos de Davi( I Sm16.7) e achou que eles seriam  do agrado de Deus, mas eles estavam ociosos em sua casa, eram formosos a vista do profeta, mas isto não era o suficiente(I Sm16.10), o que valia era o coração e a disposição de obedecer a Deus.
Samuel perguntou se eram apenas aqueles os filhos de Jessé, foi informado que havia um outro  filho que estava no campo cuidando das ovelhas, Samuel mandou chamá-lo, quando Davi chegou, o profeta tomou conhecimento que ele era muito jovem, ruivo, de boa aparência e boa presença, tinha aproximadamente 17 anos e era pastor de ovelhas do seu pai.Tão logo  Davi  chegou, o Senhor mandou o profeta ungi-lo, Davi foi ungido na presença de seus irmãos, é possível imaginar o que se passou no coração dos seus irmãos, inveja, decepções, ódio,rancor, despeito, esses fatos iriam se refletir mais tarde quando Davi foi levar mantimento para eles quando estavam em guerra contra os filisteus.

2- A resposta humana – Nós sabemos  que a chamada de Deus leva em consideração a responsabilidade humana na realização de seus propósitos.
Vimos aqui o resultado do que é escolhido pelo homem e o que é escolhido por Deus, os resultados são totalmente  diferentes. O primeiro, traz prejuízo, individual e coletivo. O segundo, traz  benefícios  pessoais e coletivos, porque  obedecer é melhor do que sacrificar.
Há circunstâncias que Deus pode permitir a escolha  humana para poder nos ensinar com os nossos erros, neste caso temos a vontade permissiva de Deus, por outro lado temos a vontade expressiva de Deus, quando  ela é soberana, neste caso temos a vontade  diretiva de Deus, que visa atender o seu propósito.
No caso de Saul, que foi a escolha humana (povo de Israel) trouxe grande prejuízo espiritual para Israel, Davi que foi a escolha direta de Deus, trouxe grande benefícios para Israel, fatos esses que estão nos anais da História de Israel.
Há neste contexto uma grande diferença entre os dois personagens, ambos cometeram grandes erros, talvez Davi tenha cometido, erros mais graves do que Saul, o diferencial está na postura do coração desses dois homens, um  tinha o coração  egocêntrico, desobediente,ambicioso, iracundo, exaltado, não se humilhava diante de Deus, ele  não colocava sua vida diante de Deus, não buscava a Deus, fazia as  coisas do seu jeito, para seu propósito, Deus estava em segundo plano na sua vida, porém o outro, era diferente, mais humilde, sensato, obediente,não era ambicioso na sua essência,era fiel,companheiro,amigo,ponderado,temente a Deus, e submetia sua vida a vontade de Deus.Vemos aqui que enquanto Saul se afastava de Deus, e lhe desobedecia,Davi por sua vez,  se aproximava mais de Deus,e obedecia sua vontade.O resultado dessas duas vidas nós já sabemos qual foi o resultado, está na História de Israel.

III O PROPÓSITO DA VOCAÇÃO DE DAVI
1-Abençoar a nação Judaica – Deus escolheu o povo judeu para ser o seu povo, a menina dos seus olhos  e através da mesma  abençoar as demais nações, porém a nação  judaica seria a principal nação a ser abençoada  pela obediência a Deus, e aos seus Mandamentos,Estatutos e sua Lei. Deus  tinha e tem um grande projeto para Israel, mas o passado do povo de Israel, pela sua obstinação, dura cerviz e desobediência a Deus, fez Deus tomar algumas providencias, no sentido de ensinar seu povo a obedecê-lo, através de duras provas, com seus erros, escolhas, e práticas abomináveis, o povo de Deus pagou um preço muito alto, custou-lhes grandes sofrimentos, escravidões, guerras, derrotas,opressões e muitas lágrimas.
Diante  das sucessivas escravidões,guerras, derrotas e divisões, Deus coloca no cenário da História de Israel, um homem, segundo o seu coração, que fosse capaz de unificar,consolidar, defender, libertar e promulgar o Reino de Deus entre as nações vizinhas, de perto e de distante.
Israel precisava ser uma nação, não que tivesse apenas um simples rei humano, mas fosse a nação de um grande rei espiritual (Jeová ), que fosse uma nação temida e respeitado por causa desse grande Rei.Davi que tinha intima comunhão com Deus, sabia que Deus não estava se agradando da postura de seu povo, Israel não poderia ficar dividida, ela tinha que ficar unificada, as coisas de Deus não são dividida, são unificada, com propósitos específicos.Davi unificou a nação judaica, que tinha dois reinos ( norte e do Sul), agora passaria a ter um único reino(Jerusalém) um único rei Davi, no porvir, o povo de Deus espiritual terá também um único Reino Jerusalém Celestial e um único Rei o Senhor Jesus(da linhagem de Davi).

2-Abençoar a humanidade –Davi foi um grande rei que soube governar a sua nação, ele firmou o reino de Jerusalém, derrotou seus inimigos e do povo de Deus, fez justiça, foi justo com seus companheiros e aliados e cooperadores, não explorou ninguém , seus erros foram peculiares do ser humano,porém ele tinha a habilidade de se arrepender profundamente de seus erros, confessá-los, pedir perdão a Deus por suas faltas, e o fazia de coração.As experiências de Davi com Deus, devem nos motivar  a seguir seus exemplos. Se a nós  seguirmos  os exemplos de Davi, e suas experiências com Deus, sem duvida nenhuma, seremos abençoados por Deus.
Davi experimentou a alegria do perdão, mesmo quando teve que  sofrer as conseqüências de seus pecados
Nossa tendências  é inverter os papeis, na maioria das vezes preferimos  evitar as conseqüências a experimentar o perdão.
Embora tenha cometido um grave pecado e outros semelhados, Davi deliberadamente  não repetiu o mesmo erro.

Conclusão: O Senhor não procura:
1-Semblantes  formosos
2-Estatura física
3-Idade ou maturidade
4-Condições ou posições
O Senhor olha para o coração, e derrama o seu Espírito sobre aqueles  que Ele aceita.

 Ev. Carlos Borges(CABB)



Nenhum comentário:

Postar um comentário