segunda-feira, 29 de julho de 2013

A FALTA DE FERVOR ESPIRITUAL PARTE 1

Na Lei do Holocausto dada por Deus aos sacerdotes levíticos, o fogo do altar arderia ininterruptamente: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.Tal ação servia como lembrete da presença continua de Deus e da necessidade do povo de uma expiação contínua.Deus acendeu o fogo no altar de bronze(Lv.9.24) e os  sacerdotes estavam encarregados de garantir que essa chama nunca se  apagasse.
Quando interpretamos a lei do holocausto, à luz do ensino do Novo Testamento aprendemos que:
1-O sacrifício de Jesus Cristo na cruz foi definitivo, perfeito e eficaz.Ele realizou  o verdadeiro holocausto e a definitiva  expiação. "...não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção"(Hb.9.12).
2-Todos são purificados pelo sacrifício de Jesus são constituídos sacerdotes de Deus."...Àquele que  nos ama, e,pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino,sacerdotes para o seu Deus e Pai..."(Ap 1.5-6).
3-O coração do crente é o altar  de Deus,local de Sua Habitação.Acaso não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espírito Santo, que está em vós,o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?(1 Co.6.19).
4-Deus Espírito Santo que habita no crente é simbolizado pelo FOGO.Eu vos  batizo com água, para  arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu,cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo(Mt.3.11).
Observemos, entretanto, que tanto no antigo Testamento como hoje, cada sacerdote tem a responsabilidade de  manter o fogo acesso.Não apagueis o Espírito é a ordem de Deus( 1 Ts.5.19).O presente do imperativo grego sbennymi significa "extinguir" ou " apagar", e é  utilizado num sentido metafórico de apagar  uma chama ou luz , a qual está associada ao Espírito Santo(Lc.3.16;At 2.3,4;At 18.25;Rm 12.11 ; 2 Tm1.7).A interpretação mais  aceita é que a proibição se refere ao exercício dos dons espirituais na comunidade, contudo,é impossível  negar  que há aqui uma  aplicação pessoal. O crente que já possui o selo  do Espírito, não deve resistir ou sufocar a ação do Espírito. A ação do Espírito no nosso coração é comparada à ação do fogo.É por esta razão que Paulo nos incentiva: sede fervorosos de espírito , servindo ao Senhor(Rm 12.11).Não apagueis o Espírito é a ordem de Deus.
Ev. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário