quinta-feira, 25 de julho de 2013

A GRANDE FESTA DA SALVAÇÃO PARTE 1

1-A Salvação é comparada a uma grande festa
De novo, entrou Jesus a falar por  parábolas, dizendo-lhes: O Reino dos Céus é semelhante a um Rei que celebrou as bodas  de seu filho(Mt.22.1,2).O grande  desígnio de Deus é realizar o casamento de seu Filho.Nosso Senhor Jesus Cristo esposou a sua Igreja, e deve haver  uma festa  de casamento.A festa é comparada à celebração das bodas do filho de um rei. O Rei é Deus e Jesus é o seu filho.As bodas  se referem à união de Jesus com sua Igreja. O apóstolo Paulo fala: Maridos, amai vossas mulher(esposa), como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que  a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa  e sem defeito(Ef.5.25-27).
No livro de Apocalipse, o casamento de Cristo com a Igreja é chamado de as Bodas do Cordeiro(Ap. 19.9).Trata-se de promessas anteriores que aparecem nas Escrituras(Is.54.5-8;Os.2.19,20;Ef.5.26,27).
A palavra "bodas" aparece  no plural porque  tal festa durava mais de um dia(Jz.14.17).Na festa  há um banquete espiritual preparado para todos os convidados(Mt.22.4).É  o banquete  da Salvação.Tudo já está pronto, nada precisa ser feito. O cordeiro de Deus já foi imolado(morto), basta apenas crer,isto,é, tomar e comer(Is.55.1-3;Jo 6.35).

2-A salvação oferecida é rejeitada por aqueles que são convidados
A parábola ensina  que o primeiro convite foi um fracasso.ele foi  feito à nação judaica. O convite foi rejeitado." Veio  para o que era seu, e os seus não o receberam(Jo.1.11).A ordem  foi então ampliada: Ide , pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos  encontrardes (Mt.22.9).
A Bíblia  fala que o Evangelho deve ser pregado(falado) a toda criatura(pessoa)(Mc.16.15) e o imperativo de Jesus é "Fazei discípulos de todas as nações(Mt.29.19).Muitos são chamados ou convidados(Mt.22.14).
a parábola nos ensina que há três  tipos de rejeição:
1-Aqueles  que não querem a Jesus -...." mas estes não quiseram vir(Mt.22.3).
2-Aqueles  que não se importaram- ..."Eles, porém, não se importaram e se foram , um para seu campo(trabalho), outro para seu negócio(comércio)...Mt.22.5.Lucas utiliza a compra de um campo, a compra de cinco juntas de boi e o casamento(Lc.14.18-20).
3-Aqueles  que se opõem,persegue  e matam a quem  anuncia.- ..." e outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram(Mt.22.6). 
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário