segunda-feira, 1 de julho de 2013

QUEM É DEUS E SEUS PROPÓSITOS PARTE 4

           DEMÔNIOS

·      São espíritos maus. São ministros (anjos caídos) a serviço do mal.
·      São também chamados na Bíblia de espíritos imundos: “E veio espanto sobre todos, e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta, pois com autoridade e poder ordena aos espíritos imundos, e eles saem?” (Lc 4. 36).
·       São opositores a Deus e buscam a todo custo causar males na vida das pessoas. Vemos na Bíblia que alguns tipos de males podem ser causados nas pessoas (Normalmente, as que não têm uma vida com Deus) pelos demônios: “Então Jesus repreendeu ao demônio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado.” (Mt 17. 18).
·      É importante ressaltar aqui que espíritos de pessoas mortas, segundo a Bíblia, não tem contato com os vivos como alguns dizem e, por isso, não se enquadram na categoria de demônios e nem de espíritos bons que influenciam as pessoas vivas.
·       Outra coisa a ressaltar é que nem todo problema que a pessoa tem é causado por demônios como algumas seitas afirmam.

MALIGNO

·      O Diabo também é apontado na Bíblia como sendo o Maligno (quando grifado com inicial maiúscula): “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (1Jo 5. 19).
·       Quando a palavra maligno está grifada com a inicial minúscula se refere à maldade, perversidade ou a alguma pessoa má. Como nesse caso: “porque o maligno não tem futuro; e a lâmpada dos ímpios se apagará.” (Pv 24. 20)
PECADO

·      Que é o pecado? –Pecado  é transgredir a lei de Deus. A Bíblia diz em 1 João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.” A Bíblia diz em 1 João 5:17 “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.”
·      O que é a lei de Deus? Deus escreveu a Sua lei com o Seu próprio dedo em tábuas de pedra. A Bíblia diz em Êxodo 20:3-17
1.      “Não terás outros deuses diante de mim.
2.      Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
3.      Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
4.      Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
5.      Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6.      Não matarás.
7.      Não adulterarás.
8.      Não furtarás.
9.      Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10.  Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
·         Os princípios básicos da lei de Deus resumem-se numa só palavra - Amor. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
·         O pecado sai de dentro de nós. A Bíblia diz em Marcos 7:20-23 “E prosseguiu: O que sai do homem , isso é que o contamina. Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a insensatez; todas estas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.”
·         Ninguém é melhor que os outros porque todos pecamos. A Bíblia diz em Romanos 3:9-10 “Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um.”
·         Sem Jesus, a consequência do pecado é a morte. A Bíblia diz em Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
E se não tenho a certeza quais são os meus pecados? A Bíblia diz em Salmos 139:23-24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.”
Ev. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário